capa-site-design-de-mobilia769-rio-161011512.jpg
Design de Mobiliário

O consumo de móveis no Brasil chegou a mais de 16 milhões de dólares em 2017, e o país é responsável por 90% de toda a produção da indústria moveleira da América do Sul. Para desenvolver todo esse apanhado de móveis é necessário que hajam profissionais capacitados nessa área específica. Aliado a isso, o Brasil ainda carece de um design próprio com “cara de Brasil”. Isso demonstra mais uma vez a oportunidade e a necessidade de profissionais capacitados no desenvolvimento de mobiliários seguindo as premissas atuais da sociedade e dos meios de produção

Segundo estudos, passamos cerca de 90% do nosso dia em ambientes construídos. Estes espaços são capazes de alterar os sentimentos e a qualidade de vida de quem os habita, sendo que, para compô-los são necessários espaços bem planejados, os quais criam interação com seus usuários essencialmente através de móveis. No mobiliário desenvolvem-se as atividades de trabalho, descanso, lazer, repouso, e a qualidade compositiva dos mesmos interfere na qualidade de vida do ser humano. Por isso, o mercado de atuação no campo do Design de Mobiliário é inesgotável.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Professores com sólida formação e atuação no mercado nos seus respectivos módulos;

- Professores com experiência acadêmica voltada para o campo prático, sendo a maioria Mestres e Doutores;

- Disciplinas que, além dos conceitos teóricos, incluem também estudos de casos práticos e exercícios aplicados.

O que você irá aprender?

- Aprimorar habilidades estéticas, criativas e conceituais através de técnicas inovadoras.

- Entender como se formam as tendências do mercado e como aplicá-las na prática.

- Atualizar o profissional com novos recursos metodológicos e tecnológicos contemporâneos.

- Contribuir para o desenvolvimento de projetos / negócios com viabilidade técnica e econômica. 

Para quem é esse curso?

Graduados nas áreas de Design, Arquitetura, Engenharia Civil, Artes Plásticas e áreas de formação afins, interessados na criação e/ou produção de mobiliário, tanto autoral como seriado, aprofundando e atualizando conhecimentos no universo do desenho de móveis.

Formação Curricular

Metodologia IPOG Blended Learning

Fórum de dúvidas: canal de comunicação mediado pelo professor do módulo, para que o aluno possa postar suas principais dúvidas antes da realização do módulo presencial.

O Blended Learning é uma modalidade de ensino que representa o futuro da educação superior e já é utilizada em instituições renomadas de todo o mundo.

IPOG Blended Learning tem uma carga horária total de 432 horas/aula, divididas em 10 módulos presenciais e atividades complementares extra classe realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

As aulas presenciais ocorrem em apenas um fim de semana por mês e foram estruturadas para facilitar a rotina de profissionais que dispõem de pouco tempo para se manterem atualizados e que buscam capacitação com qualidade e praticidade.

Nesses encontros, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os melhores especialistas da área, que vivenciam no mercado o que ensinam em sala de aula. As atividades são práticas e envolvem estudo de cases temáticos que estimulam o aprendizado, tornando-se ainda mais produtivas a partir do compartilhamento e a troca de experiências com outros profissionais.

etapa de atividades complementares extra classe podem ser composta por:

Webconferência: evento virtual com duração média de 1 hora, em que são apresentados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e leituras que devem ser realizadas antes da aula presencial, a fim de promover interação entre o professor e os participantes do módulo.

Atividade prática: aplicada previamente ao módulo presencial para que o participante possa vivenciar os seus conceitos essenciais.

- Conteúdo de estudo prévio: preparação do aluno, tanto para os conceitos essenciais que serão abordados em sala de aula, quanto para a realização da atividade. Os conteúdos serão apresentados na forma de vídeos, slides, e-books, aplicativos, entre outros materiais complementares. 


Coordenação

MARINA OTTE: Arquiteta e Urbanista pela FURB. Especialista em Design de Produto pela UNERJ. Mestre em Engenharia Ambiental pela FURB, com dissertação sobre Ecodesign. Participação em diversos cursos extracurriculares em instituições da Espanha e da China. Coordenadora da pósgraduação Arquitetura e Design para o Mercado de Luxo. Professora desde 2004 em Universidades como FURB, UNIASSELVI, UNIVALI, além de cursos técnicos. Apresentou trabalhos de Ecodesign em congressos como International Workshop: Advances in Cleaner Production e P&D (Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design). Proferiu diversas palestras sobre Ecodesign em eventos como Design & Natureza, ENSUS, palestras sobre decoração em diversas feiras, como a HomeArt. Expôs seu trabalho na Bienal Brasileira de Design. Recebeu prêmios como: 1º Lugar no Prêmio Inovação da Suvinil, Masisa, Movelpar, Design & Natureza e menções honrosas em congressos. Desenvolveu e proferiu Workshop no P&D (maior congresso de Design da América Latina). Presta Consultoria em empresas do ramo e publicações impressas e on-line. Autora do blog Arquitetura Fashion. Orientadora de projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. Desenvolve projetos de Arquitetura e Design de Produto para indústrias e autoral. 

LORÍ CRÍZEL: Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS. Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ. Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ. Professor Assistente do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ, Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França. HA e Concept Designer, País de Gales, Inglaterra e França. Coordenador, Professor de pós-graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense (PR). Professor, Coordenador de cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG. Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados, detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projetos Arquitetônicos. Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai). Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal). 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória