capa-site-blended-master-em-paisagismo-pra769-ticas-projetuais-prancheta-1-1-7151180.png
Master em Paisagismo: Práticas Projetuais

O Paisagismo ou Arquitetura Paisagística está na ordem do dia. Incorporando os conceitos de Lanscape Architecture e Landscape Design, o projeto paisagístico engloba diferentes escalas, desde jardins e áreas de lazer residenciais até projetos de grandes empreendimentos, praças e parques. Com o enfoque no projeto, esta pluralidade de situações e escalas exige a constante atualização das suas bases teórica, conceitual e metodológica. A crescente busca por espaços mais qualificados torna cada vez mais nítida a importância dessa disciplina para a integração do ser humano com a natureza, e o mercado mais competitivo e exigente entendeu que bons projetos paisagísticos valorizam e qualificam seus empreendimentos. 

Nesse cenário, o curso de especialização Blended Master em Paisagismo: Práticas Projetuais tem como enfoque principal a prática do projeto paisagístico estreitamente relacionado ao projeto arquitetônico e seus conhecimentos específicos, um nicho pouco explorado academicamente, mais com grande demanda de mercado.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Professores com sólida formação e atuação no mercado nos seus respectivos módulos;

- Professores com experiência acadêmica voltada para o campo prático, sendo a maioria Mestres e Doutores;

- Disciplinas que, além dos conceitos teóricos, incluem também estudos de casos práticos e exercícios aplicados.

O que você irá aprender?

- Conceber projetos de paisagismo em espaços exteriores e interiores;

- Aprofundar o conhecimento sobre vegetação como componente projetual;

- Introduzir conhecimentos de botânica e familiarizar o aluno com a identificação e classificação de espécies vegetais;

- Incorporar conceitos de infraestrutura verde e sustentabilidade aos projetos;

- Exercitar o projeto paisagístico em suas distintas etapas: da concepção ao projeto executivo;

- Desenvolver a forma no projeto enquanto fundamento do espaço projetado;

- Elaborar projetos de paisagismo integrais, do orçamento à apresentação;

- Complementar os conhecimentos em disciplinas não ofertadas em cursos de graduação no que tange à concepção e projeto de espaços paisagísticos.

Para quem é esse curso?

- Professores com sólida formação e atuação no mercado nos seus respectivos módulos;

- Professores com experiência acadêmica voltada para o campo prático, sendo a maioria Mestres e Doutores;

- Disciplinas que, além dos conceitos teóricos, incluem também estudos de casos práticos e exercícios aplicados.

Formação Curricular

Metodologia IPOG Blended Learning

O Blended Learning é uma modalidade de ensino que representa o futuro da educação superior e já é utilizada em instituições renomadas de todo o mundo.


O IPOG Blended Learning tem uma carga horária total de 432 horas/aula, divididas em 10 módulos presenciais e atividades complementares extra classe realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.


As aulas presenciais ocorrem em apenas um fim de semana por mês e foram estruturadas para facilitar a rotina de profissionais que dispõem de pouco tempo para se manterem atualizados e que buscam capacitação com qualidade e praticidade.

Nesses encontros, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os melhores especialistas da área, que vivenciam no mercado o que ensinam em sala de aula. As atividades são práticas e envolvem estudo de cases temáticos que estimulam o aprendizado, tornando-se ainda mais produtivas a partir do compartilhamento e a troca de experiências com outros profissionais.

A etapa de atividades complementares extra classe podem ser composta por:

- Webconferência: evento virtual com duração média de 1 hora, em que são apresentados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e leituras que devem ser realizadas antes da aula presencial, a fim de promover interação entre o professor e os participantes do módulo.

- Atividade prática: aplicada previamente ao módulo presencial para que o participante possa vivenciar os seus conceitos essenciais.

- Conteúdo de estudo prévio: preparação do aluno, tanto para os conceitos essenciais que serão abordados em sala de aula, quanto para a realização da atividade. Os conteúdos serão apresentados na forma de vídeos, slides, e-books, aplicativos, entre outros materiais complementares.

- Fórum de dúvidas: canal de comunicação mediado pelo professor do módulo, para que o aluno possa postar suas principais dúvidas antes da realização do módulo presencial. 

Coordenação

ALEXANDER FABBRI HULSMEYER: Engenheiro Agrônomo, Arquiteto e Urbanista. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP (2014). Professor de Paisagismo na graduação e pósgraduação de Arquitetura e Urbanismo desde 1999. Professor dos cursos de pós-graduação em Master em Arquitetura e Iluminação, e Design de Interiores do IPOG. Profissional liberal desde 1995. Associado da ABAP. Coordenador da Câmara Técnica da Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR, 2015 a 2017).

LORÍ CRÍZEL: Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS. Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ. Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ. Professor Assistente do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ, Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França. HA e Concept Designer, País de Gales, Inglaterra e França. Coordenador, Professor de pós-graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense (PR). Professor, Coordenador de cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG. Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados, detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projetos Arquitetônicos. Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai). Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória