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MBA Implantação de Empreendimentos de Energia

Com o aumento da população no Brasil, a demanda crescente por serviços eindústrias tornou-se elemento fundamental para justificar a busca crescente porfontes de geração e transmissão de energia que possam impulsionar ocrescimento econômico do país.

O barramento de cursos d’água para a formação de lagos artificiais constitui umadas técnicas mais utilizadas para aumentar a disponibilidade hídrica paraatendimento das demandas da sociedade por água e energia. As barragens sãodotadas de mecanismos de controle com a finalidade de obter a elevação do nívelde água ou criar um reservatório de acumulação de água ou de regularização devazão.

Graças à crescente demanda por energias renováveis, a fabricação de célulassolares e instalações fotovoltaicas têm avançado nos últimos anos. A energiasolar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz emeletricidade. Outra fonte de energia que vem crescendo muito ultimamente é aeólica, ou seja, é a transformação da força dos ventos em energia útil, tal como nautilização de aerogeradores para produzir eletricidade.

Deste modo, é necessário que o Brasil disponha de especialistas na implantaçãode empreendimentos de energia. Para tal, este curso trata dos principais pilaresque norteiam a implantação destes empreendimentos: Viabilidade, MontagemEletromecânica, Hidrologia e Hidráulica, Geotecnia, Patologias do Concreto,Gestão Ambiental, Desapropriação e Riscos.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Professores com sólida formação e atuação no mercado nos seus respectivosmódulos, exercendo funções em grandes organizações voltadas paraempreendimentos de infraestrutura em diversas cidades;

- Professores com experiência acadêmica voltada para o campo prático e commais de 15 anos de experiência, sendo a maioria Mestres e Doutores;

- Disciplinas que, além dos conceitos teóricos, incluem também estudos de casospráticos e exercícios aplicados;

- Dois pilares de atuação: projeto e segurança de barragens e parques eólicos esolares.

O que você irá aprender?

Desenvolvimento de um conjunto de competências técnicas e gerenciais para formar Gestores especialistas na implantação de empreendimentos de geração de energia.

Para quem é esse curso?

- Portadores de diplomas de cursos de graduação em Engenharias (todas), dentreoutras, que trabalhem com empreendimentos de geração de energia;

- Executivos, Gerentes e profissionais que desejam conhecer as diversas áreascomponentes de um empreendimento de geração de energia;

- Agências, Secretarias e Órgãos Oficiais (Estatais) que tenham como foco aimplantação de projetos, controle ou fiscalização de empreendimentos de geraçãode energia.

Formação Curricular

Metodologia IPOG Blended Learning

O Blended Learning é uma modalidade de ensino que representa o futuro da educação superior e já é utilizada em instituições renomadas de todo o mundo.


O IPOG Blended Learning tem uma carga horária total de 432 horas/aula, divididas em 10 módulos presenciais e atividades complementares extra classe realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.


As aulas presenciais ocorrem em apenas um fim de semana por mês e foram estruturadas para facilitar a rotina de profissionais que dispõem de pouco tempo para se manterem atualizados e que buscam capacitação com qualidade e praticidade.


Nesses encontros, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os melhores especialistas da área, que vivenciam no mercado o que ensinam em sala de aula. As atividades são práticas e envolvem estudo de cases temáticos que estimulam o aprendizado, tornando-se ainda mais produtivas a partir do compartilhamento e a troca de experiências com outros profissionais.

A etapa de atividades complementares extra classe podem ser composta por:


- Webconferência: evento virtual com duração média de 1 hora, em que são apresentados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e leituras que devem ser realizadas antes da aula presencial, a fim de promover interação entre o professor e os participantes do módulo.


- Atividade prática: aplicada previamente ao módulo presencial para que o participante possa vivenciar os seus conceitos essenciais.


- Conteúdo de estudo prévio: preparação do aluno, tanto para os conceitos essenciais que serão abordados em sala de aula, quanto para a realização da atividade. Os conteúdos serão apresentados na forma de vídeos, slides, e-books, aplicativos, entre outros materiais complementares.


- Fórum de dúvidas: canal de comunicação mediado pelo professor do módulo, para que o aluno possa postar suas principais dúvidas antes da realização do módulo presencial. 

Coordenação

FLAVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER: Pós-Doutor em Engenharia Civil pelo LaboratórioNacional de Engenharia Civil de Portugal e pelaUniversidade de Hamburg, Alemanha. Doutoradoem Engenharia Civil. Doutor em PsicologiaOrganizacional. Mestre em Engenharia deProdução. Graduado em Engenharia Civil. Especialista em Análise de Sistemas eTelecomunicações. Especialista em Project Finance pela USP. Possui acertificação do Project Management Institute USA (PMI) como ProjectManagement Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP).Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com otema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativose quantitativos”. Membro do Project Management Institute (PMI) e do Comitê deElaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. 20 anos de experiência em Gestãode Projetos e Riscos em diversos empreendimentos e projetos, e emPlanejamento Estratégico, como Professor e Consultor de diversas empresas.Atualmente é Gerente de Projetos e Riscos e Coordenador do Escritório deRiscos da Eletrobrás. Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão eModelagem de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento deObras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; e MBAProjeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações. Autor de 5livros: “A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-estardos Trabalhadores” (ISBN 978-3-639-84924-0, 2015), como resultado da tese dedoutorado; “Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos eQuantitativos - Modelos e Ferramentas de Análise de Riscos” (ISBN 978-3-330-72912-4, 2016), como resultado da tese de pós-doutorado; “Gerenciamento deObras, Qualidade e Desempenho da Construção” (ISBN 978-8-539-90893-6,2017); “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” (ISBN 978-85-399-0970-4, 2018); e “Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros eArquitetos”, a ser publicado até dezembro de 2018.AISLAN

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Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Salvador , Santarém , Santos , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória