istock-492598004-1562118.jpg
MBA Projeto e Segurança de Empreendimentos de Geração de Energia (Hidroelétrica, Solar e Eólica)

O aumento da população e a demanda crescente no Brasil por serviços e indústrias justifica a busca crescente por fontes de geração e transmissão de energia capazes de impulsionar o crescimento econômico do país. O barramento de cursos d’água para a formação de lagos artificiais constitui uma das técnicas mais comuns para aumentar a disponibilidade hídrica e atender as demandas da sociedade. São dotadas de mecanismos de controle com a finalidade de obter a elevação do nível de água ou criar um reservatório de acumulação de água ou de regularização de vazões. Dada a crescente demanda por energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas têm avançado nos últimos anos. A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. Outra fonte de energia que cresceu muito ultimamente é a energia eólica, que transforma a energia do vento em energia útil, e utiliza de aerogeradores para produzir eletricidade. Deste modo, é necessário que o Brasil tenha especialistas Gestores em Empreendimentos de Energia. Para tal, este curso é baseado em dois pilares: Projeto e dimensionamento de usinas hidroelétricas de concreto e terra / enrocamento, usinas solares e eólicas; e segurança de barragens.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Dois pilares de atuação: projeto e segurança de barragens e parques eólicos e solares;

- Todos os professores com sólida formação e atuação no mercado nos seus respectivos módulos, que atuam em grandes organizações voltadas para empreendimentos de infraestrutura em diversas cidades;

- Professores com experiência acadêmica voltada para o campo prático e com mais de 15 anos de experiência, sendo a maioria Mestres e Doutores;

- Disciplinas além dos conceitos teóricos incluem estudos de casos práticos e exercícios aplicados.

O que você irá aprender?

Desenvolvimento de um conjunto de competências técnicas e gerenciais para formação de gestores especialistas em projetos de empreendimentos de geração de energia, segurança de barragens e desempenho estrutural desses empreendimentos.

Para quem é esse curso?

- Portadores de diplomas de cursos de graduação em Engenharias (todas), dentre outras áreas que trabalham com empreendimentos de geração de energia;

- Executivos, gerentes e profissionais que desejam conhecer as diversas áreas componentes de um empreendimento de geração de energia;

- Agências, secretarias e órgãos oficiais (estatais) que tenham como foco a elaboração de projetos, controle ou fiscalização de empreendimento de geração de energia.

Formação Curricular

Metodologia IPOG Blended Learning

Fórum de dúvidas: canal de comunicação mediado pelo professor do módulo, para que o aluno possa postar suas principais dúvidas antes da realização do módulo presencial.


O Blended Learning é uma modalidade de ensino que representa o futuro da educação superior e já é utilizada em instituições renomadas de todo o mundo.


O IPOG Blended Learning tem uma carga horária total de 432 horas/aula, divididas em 10 módulos presenciais e atividades complementares extra classe realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.


As aulas presenciais ocorrem em apenas um fim de semana por mês e foram estruturadas para facilitar a rotina de profissionais que dispõem de pouco tempo para se manterem atualizados e que buscam capacitação com qualidade e praticidade.


Nesses encontros, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os melhores especialistas da área, que vivenciam no mercado o que ensinam em sala de aula. As atividades são práticas e envolvem estudo de cases temáticos que estimulam o aprendizado, tornando-se ainda mais produtivas a partir do compartilhamento e a troca de experiências com outros profissionais.


A etapa de atividades complementares extra classe podem ser composta por:


- Webconferência: evento virtual com duração média de 1 hora, em que são apresentados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e leituras que devem ser realizadas antes da aula presencial, a fim de promover interação entre o professor e os participantes do módulo.


- Atividade prática: aplicada previamente ao módulo presencial para que o participante possa vivenciar os seus conceitos essenciais.


- Conteúdo de estudo prévio: preparação do aluno, tanto para os conceitos essenciais que serão abordados em sala de aula, quanto para a realização da atividade. Os conteúdos serão apresentados na forma de vídeos, slides, e-books, aplicativos, entre outros materiais complementares. 

Coordenação

FLAVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER: Pós-Doutor em Engenharia Civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil. Doutor em Psicologia Organizacional. Mestre em Engenharia de Produção. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema "Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos". Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas. Atualmente é gerente de Projetos e Riscos e coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobras. Coordenador e Professor no IPOG no MBA de Gestão e Modelagem de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; MBA Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações. Autor de 5 livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-estar dos Trabalhadores” em 2015 (ISBN 978-3-639-84924-0), como resultado da tese de doutorado; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos – Modelos e Ferramentas de Análise de Riscos” em 2016 (ISBN 978-3-330-72912-4), como resultado da tese de pós-doutorado; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017 (ISBN 978-8-539- 90893-6); “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” publicado em 2018 (ISBN 978-85-399-0970-4); Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos a ser publicado até dezembro de 2018. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória