
O curso tem como propósito propiciar o aprendizado e a formação pedagógica para o exercício da docência na educação superior, conferindo-lhe o instrumental técnico básico ao exercício profissional pertinente ao universo acadêmico. Tem caráter metodológico vivencial e prático, onde será oportunizado ao aprendiz o exercício da regência de sala de aula em situações laboratoriais.
Este curso possui carga horária total de 40 horas.
- Propiciar o aprendizado e a formação pedagógica de portadores de diploma em graduação superior, sem ou com licenciatura, para o exercício da docência na educação superior, conferindo-lhe o instrumental técnico básico ao exercício profissional pertinente ao universo acadêmico;
- Desenvolver uma compreensão crítica da relação conteúdo/forma no ato de ensinar;
- Identificação e articulação entre diferentes práticas pedagógicas que lhe permitam compreender, distinguir e investigar os diversos aspectos do processo educativo;
- Compreender e articular os elementos envolvidos na relação ensino-aprendizagem: professor, aluno, recursos, técnicas, espaço físico, entre outros;
- Proporcionar condições ao desenvolvimento da afetividade e sensibilidade do aluno/docente e a compreensão de si e do outro.
- Graduados interessados em ingressar-se na carreira do magistério superior;
- Portadores de diploma em graduação superior, sem licenciatura e habilitação legal para a docência;
- Docentes de outros níveis (médio e fundamental) com vistas à habilitação de docência do ensino superior;
- Docentes universitários que desejem qualificar suas atividades profissionais.
Unidade I – Cenários da Educação do Brasil;
Unidade II – Profissão: Professor
Unidade III – A Dinâmica do Ensino-Aprendizagem
Unidade IV – Estratégias de Ensinagem na Docência Superior
Unidade V – Coaching Educacional
Unidade VI – Abordagem Sistêmica Fenomenológica na Sala de Aula
Unidade VII – Planejamento e Práticas Educativas
Unidade VIII – Vivência e Regência de Aula