capa-site-arquitetura-de-estruturas-meta769-licas-211719.jpg
Arquitetura de Estruturas Metálicas

A Arquitetura de Estruturas Metálicas está inserida em um segmento de mercado da Construção Civil com enorme potencial de expansão e com diversas oportunidades de negócios nas áreas de projeto e execução de obras.

O uso de tecnologia construtiva metálica na Arquitetura evoca uma metodologia projetual que perpassa pelo domínio técnico, a racionalização do processo construtivo e a compatibilização de projetos pautados na interdisciplinaridade entre diversos profissionais da cadeia produtiva da Construção Civil. O profissional que domina estes temas estabelece um cenário favorável para agregar valor e um diferencial competitivo às suas áreas de atuação.

O curso de curta duração Arquitetura de Estruturas Metálicas do IPOG se faz necessário em virtude da crescente demanda por soluções arquitetônicas que utilizem processos de construção práticos, rápidos, racionais e flexíveis, com elevados níveis de precisão e qualidade, baixos índices de desperdício e impacto ambiental mínimo.


Quero Saber Mais

Objetivos

OBJETIVO GERAL:

Capacitar os profissionais para o desenvolvimento de projetos de envolvendo a Arquitetura de Estruturas Metálicas de pequena e média complexidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

- O foco central está na concepção projetual a partir da lógica estrutural, o que pressupõe conhecer modelos de sistemas estruturais metálicos, suas aplicabilidades, especificidades técnicas e componentes.

- Aplicar metodologia de processo de projeto de Arquitetura para a concepção de estruturas metálicas desde a concepção do partido à compatibilização e o detalhamento. 

Para quem é esse curso?

Profissionais com nível superior completo e/ou incompleto, como Arquitetos, Designers, Engenheiros e Técnicos em Edificações e demais interessados no aperfeiçoamento de sua área profissional. 

Conteúdo

UNIDADE I - Conceituação: Estrutura, forma e função:

- Desafios e tendências na construção em aço;

- Vantagens e desvantagens do aço na construção;

- Introdução aos sistemas estruturais;

- A estrutura como Partido Arquitetônico;

- Lançamento do exercício de projeto: programa e conceito. 

 

UNIDADE II - Elementos Básicos da Construção Metálica 

- Configurando um sistema em aço;

- Tipos de perfis e sua aplicabilidade: pilares, vigas e lajes;

- Lajes e vedações;

- Steel Framing;

- Coberta;

- Definindo o Partido Arquitetônico e Estrutural: modulação.

 

UNIDADE III - Metodologia do processo projetual 

- Estudos de caso: projetos de Arquitetura em estrutura metálica;

- Desenvolvendo o Partido Arquitetônico e Estrutural: espacialização;

- Compatibilização de projetos;

- Detalhamento construtivo: articulação entre componentes estruturais;

- Especificações.

 

UNIDADE IV - Proposta Arquitetônica 

- Proposta preliminar para o Partido Arquitetônico e Estrutural de uma edificação.

Coordenação

OLIVEIRA JÚNIOR: Arquiteto e Urbanista (1991) e Mestre em Engenharia Urbana (2006) pela Universidade Federal da Paraíba. Leciona na graduação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) e nos cursos de pósgraduação do IPOG e do Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP). Fundador do escritório 7S34W Arquitetos. Desde 1991 desenvolve projetos com uso expressivo de estrutura metálica para diversas tipologias arquitetônicas. Em 2009 foi premiado pela Associação Brasileira da Construção Metálica na categoria Edificações - obras construídas, com o projeto do Auto Shopping Cidade Empresarial, em Goiás. Tem diversos trabalhos premiados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória