capa-site-gesta771-o--modelagem-de-projetos-para-engenharias-e-arquitetura-7631714.jpg
Gestão & Modelagem de Projetos Para Engenharias e Arquitetura

Vivemos uma verdadeira revolução, sobretudo no mundo dos negócios. A maturação e disseminação das tecnologias da informação aceleraram tremendamente a velocidade com que se efetuam os negócios. Dos funcionários das empresas é cobrado o espírito de iniciativa e a capacidade de identificar e explorar as oportunidades de negócios que se apresentam no dia a dia.

 

Para atender a demanda por agilidade de maneira eficaz torna-se indispensável um modelo de gerenciamento baseado no foco em prioridades e objetivos. Por essa razão, a Gestão de Projetos tem crescido de maneira tão acentuada no mundo. Sua proposta é estabelecer um processo estruturado e lógico para lidar com eventos que se caracterizam pela novidade, complexidade e dinâmica ambiental. Outro fator que impulsiona a Gestão de Projetos é o crescimento da competitividade. Quem for mais eficiente e competente, certamente conseguirá melhores resultados. Cada vez mais o Gerente cumpre o papel de administrador dessas mudanças. A Gestão de Projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais dentro de um cenário de prazo, custo e qualidade predeterminados. Para tal, este curso é baseado na certificação do Project Management Institute (PMI), mas de maneira bastante prática e extensiva estendemos os conceitos do PMI (PMBOK) para aplicações em nossas empresas.

 

O curso abrange, além dos conceitos da última versão do PMBOK, como escopo, cronograma, custo, qualidade, recursos, riscos, aquisições, comunicações, partes interessadas e integração, outras disciplinas práticas como Gestão de Projetos e Escritórios de Arquitetura, elaboração de projetos utilizando MS-Project, e MS-Excel, financiamento de projetos, métodos ágeis, modelagem de projetos com BIM, viabilidade de projetos, além de disciplina correlata ao estudo e preparação para a prova de certificação PMP (Project Management Professional). O curso tem dois objetivos principais: formar Gestores de Projetos e capacitar nossos discentes para a realização da prova de certificação PMP para Gerente de Projetos (Project Management Professional), que é um diferencial no mercado.

 

Dessa forma, unimos a teoria e conceitos em Gestão de Projetos através da utilização prática em projetos, com a preparação para a certificação PMP, de tal modo que os participantes tenham uma ideia clara de como implementar projetos gerenciando o escopo, cronograma e custo em suas empresas. Além disso, fazemos um estudo de caso de um projeto completo, definindo uma metodologia prática que pode ser implantada nas empresas imediatamente.


Quero Saber Mais

Diferenciais

• Professores com mais de 15 anos de experiência, a maioria Especialistas, Mestres e Doutores atuantes em grandes empresas voltadas para projetos, como Bayer, Eletrobrás, Vale, CEMIG, Ministério Público, SEBRAE, SENAI, CHESF, dentre outras, atuando em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Vitória, Porto Alegre, Recife e Brasília e outras, no Brasil e no mundo.

 

• Vários professores com certificados Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP), concedidos pelo Project Management Institute (PMI).

 

• Sólida formação em Planejamento de Empreendimentos, focando redução de custos, melhoria da qualidade, redução de prazos de projetos, mitigação dos riscos, dentre outros.

 

• Inclui disciplinas de ferramentas práticas voltadas para a elaboração de projetos, como MS-Project e MS-Excel, com auxílio de computadores. Além dos conceitos de Gestão de Projetos alicerçados nos conceitos do PMI, inclui várias disciplinas que complementam a formação do Gerente de Projetos, como financiamento de projetos, Gestão de Projetos e Escritórios de Arquitetura, métodos ágeis, modelagem e projetos com BIM e viabilidade de projetos, entre outras.

 

• É o único curso de pós-graduação do Brasil que prepara os alunos para realização da prova de certificação de Gerente de Projetos PMP, além de ensinar a elaboração de Gestão de Projetos na prática.

 

• Apresentação de vários estudos de casos práticos e exercícios aplicados.

 

• Instituição reconhecida e curso registrado pelo Conselho de Classe CREA*.

 

• Curso consolidado no mercado nacional desde 2008, com mais de 45 turmas finalizadas e índice geral de satisfação superior a 98%.

 

• Primeiro curso de pós-graduação do Brasil a publicar um livro, escrito pelos próprios Professores**.

 

• Diversas parcerias com desenvolveras de software para utilização nas aulas de softwares de Gerenciamento de Projetos, análise de riscos, plataforma BIM, dentre outros.

 

* IPOG está registrado no Conselho de Engenharia sob o nº 353P/RF. Curso sob processo de cadastramento para ampliação de atribuições profissionais, conforme resolução CONFEA Nº 1.073.

** Para alunos da instituição há um desconto diferenciado na aquisição.

O que você irá aprender?

- Formar profissionais Gestores de Projetos por meio do desenvolvimento de um conjunto de competências na área de Gestão de Projetos voltados para Engenharias e Arquitetura;

- Atuar no gerenciamento de projetos com base nos pressupostos das melhores práticas do Project Management Institute (PMI);

- Planejar e modelar projetos na prática, utilizando ferramentas específicas de cada área do conhecimento;

- Atuar no planejamento, execução e controle de projetos nas áreas de gerenciamento de escopo, cronograma, custo, qualidade, recursos, comunicações, partes interessadas, riscos, suprimentos e integração;

- Conteúdos preparatórios para a prova de certificação de Gerente de Projetos PMP (Project Management Professional).

Para quem é esse curso?

• Portadores de diplomas de cursos de graduação em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e suas habilitações específicas, Engenharias (todas), Arquitetura, Direito e outras formações que lidem direta ou indiretamente com projetos de Engenharia e Arquitetura.

 

• Executivos, Gerentes e profissionais que desejam conhecer as diversas áreas componentes de uma empresa, no sentido de terem através de um único ponto a visão global das funções e projetos que estão sendo desenvolvidos em sua empresa.

 

• Agências, Secretarias e Órgãos Oficiais (Estatais) que tenham como foco a elaboração de projetos, através do planejamento, execução e do seu controle.

Formação Curricular

1) Introdução à Gestão de Projetos para Engenharias e Arquitetura

2) Gestão da Integração, Métodos Ágeis e Colaborativos

3) Gestão do Escopo

4) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

5) Gestão do Cronograma

6) Gestão de Custos e Recursos

7) Análise de Viabilidade Econômica em Projetos de Engenharia

8) Elaboração de Projetos utilizando MS-Project

9) Gestão da Qualidade

10) Ferramentas em Projetos utilizando MS-Excel

11) Gestão das Comunicações e Stakeholders

12) Gestão de Aquisições, Suprimentos e Contratos

13) Gestão de Riscos

14) Gestão de Escritórios e Projetos de Arquitetura

15) BIM como ferramenta de Construção e Gerenciamento de Projetos

16) Estudo e Preparação para Certificação PMP

17) Estruturas Imobiliárias no Mercado de Capitais

18) Estudo de Caso de um Projeto Completo com Revisão do PMBOK

Coordenação

FLAVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER

Pós-Doutor em Engenharia Civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Cursou doutorado em Engenharia Civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em Engenharia Civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado pelo CNPQ para pós-doutorado no exterior com o tema "Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos". Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em diversas empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP; Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção; MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações; MBA em Negócios Imobiliários & Inteligência de Mercado. Autor dos livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015 (ISBN 978-3-639-84924-0), como resultado da tese de doutorado e ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016 (ISBN 978-3-330-72912-4), como resultado da tese de pós-doutorado, pela Editora Novas Edições Acadêmicas; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017 (ISBN 978-8-539-90893-6), pela Editora Ciência Moderna; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” em 2018 (ISBN 978-85-399-0970-4) pela Editora Ciência Moderna.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória