construcao-sustentavel-capa-site-1412494-101519814.png
MBA Construções Sustentáveis e Edifícios Inteligentes - Versão 2019

O mercado da Construção Civil necessita de profissionais com condições de atender a demanda de projetos de construções sustentáveis e inteligentes, que apresentem planejamento e práticas integradas desde a concepção do projeto até o fim da vida útil do edifício.

Ciente desta necessidade, o IPOG desenvolveu o curso MBA Construções Sustentáveis e Edificações Inteligentes, focado em eficiência, inteligência e inovação. O corpo docente é formado por professores altamente qualificados, titulados e com ampla experiência prática e acadêmica. Os conteúdos são abordados com a aplicação de estratégias ativas de ensino, proporcionando uma experiência única ao discente e com viés aplicado diretamente à área.


Quero Saber Mais

Objetivos

• Viabilizar a realização de projetos, execução, Consultoria e/ou Assessoria de edificações inteligentes, eficientes e sustentáveis a partir de alternativas palpáveis para otimizar o desempenho energético-ambiental do meio edificado.

• Oferecer ferramentas e auxiliar os alunos a elaborar projetos de construções inteligentes e administrar sua execução.

• Disseminar os conceitos de construção inteligente para o mercado civil e residencial, a fim de desenvolver posicionamento crítico e implantação prática desses conceitos. 

Diferenciais

• Este é o primeiro curso nacional que alia as práticas sustentáveis associadas às obras voltadas para sua construção e operação eficiente, com foco na redução de resíduos e emissões e, consequentemente, minimização de custos para a cadeia produtiva, incluindo o consumidor final. O viés pratico do curso proporciona ao discente conhecimento de ferramentas aplicadas à sustentabilidade das edificações, equalizando economia direta ao cliente com ganho de competitividade e oportunidades de novos trabalhos aos profissionais da área.

• O MBA apresenta as melhores metodologias, técnicas e tecnologias necessárias para a viabilização de edificações sustentáveis, inteligentes e energeticamente eficientes, alcançando estratégias para a melhora da eficiência desde a concepção até o uso das edificações. 

Para quem é este curso?

• Engenheiros, Arquitetos, Empreendedores atuantes no setor da Construção Civil e áreas afins.
• Profissionais ligados a empresas do segmento da Construção Civil que vislumbram oportunidades de ganhos econômicos aliados com a tendência de práticas sustentáveis, otimização de recursos e economia na obra.
• Autônomos que procuram oportunidades de novas práticas aliadas ao funcionamento das edificações. 

Formação Curricular

1) Planejamento Físico da Obra com a Modelagem BIM
2) Projeto Voltado para Eficiência Energética e Lumínica
3) Soluções para o Desempenho Acústico em Edificações
4) Construção Enxuta com Enfoque na Durabilidade e Produtividade
5) Gestão de Projetos Sustentáveis segundo PMI
6) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
7) Práticas Construtivas para Conforto Térmico e Lumínico
8) Projeto e Implantação de Certificação LEED em Empreendimentos
9) Mercado de Capitais Voltados para Empreendimentos Sustentáveis
10) Cogeração de Energias Renováveis na Edificação
11) Projeto Hidrossanitário e de Drenagem Focados na Sustentabilidade
12) Aspectos Legais para Sustentabilidade de Empreendimentos
13) Estudos de Impacto de Vizinhança e de Trânsito para Obras Urbanas
14) Retrofit Voltado para Melhoria de Desempenho das Edificações
15) Planejamento e Implantação de Planos de Inspeção e Manutenção Predial
16) Princípios e Aplicações da Domótica
17) Projeto de Automação Wireless de Ambientes
18) Viabilidade Econômica de Empreendimentos Sustentáveis 

Coordenação

PROF. DR. SÉRGIO BOTASSI DOS SANTOS - Doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com nota máxima da CAPES. Graduado e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000, 2003). Atua como Consultor em Construção Civil desde 2008 pela SBS Consultoria em Engenharia. Ganhador do prêmio de melhor tese de Doutorado em 2011 pelo Governo Federal, pelas contribuições na área de Estruturas de Concreto. Laureado em 2018 em segundo lugar no prêmio internacional Excellence in Concrete Construction Award pelo American Concrete Institute. Atualmente é Professor Efetivo da PUC Goiás. Professor de pós-graduação do IPOG desde 2008, ministrando aula nas principais capitais do país. Consultor em Materiais de Construção. Perito em Engenharia Civil do Ministério Público do Estado de Goiás. Coordenador de Cursos de pós-graduação do IPOG. Possui grande número de publicações técnicas (artigos e livros) na área de Tecnologia do Concreto, Gerenciamento de Obras e Gestão de Riscos.

PROFª. DRA. VIVIAN FETZNER RITTER - Pós-Doutora em Direito pela UFSC). Doutora em Filosofia com a tese intitulada “Da verdade dos espaços ao espaço da verdade: a Genealogia dos espaços e seus modos de subjetivação em Michel Foucault”, sob a orientação do Professor Doutor Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz, UNISINOS-RS. Mestre em Educação e Estudos Culturais pela ULBRA-RS. Professora convidada nos cursos de pós-graduação do IPOG desde 2008. Pós-graduação em Iluminação e Design de Interiores pela Osvaldo Cruz (SP). Graduada em Design de Interiores pela ULBRA-RS. Graduanda em Direito pela CESUSC-SC. Extensões em Design Estratégico: O Projeto da Inovação (UNISINOS-RS) e Método Etnográfico como Ferramenta de Pesquisa para o Design (UNISINOS-RS). Docência do Ensino Superior pelo IPOG. Formação em Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I e II. Formação e Certificação MBTI, step I e II (Fellipelli-SP). Participa do Grupo de Pesquisa CNPq: Ética, Biopolítica e Alteridade, na linha de pesquisa Filosofia Social e Política (UNISINOS-RS). 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória