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MBA Engenharia Portuária - Versão 2019

O MBA Engenharia Portuária do IPOG foi criado para suprir uma necessidade existente no mercado de trabalho atual, onde diversos programas voltados ao desenvolvimento da infraestrutura do país (Portos, Ferrovias, Rodovias e Aeroportos) lançado pelo Governo Federal através do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) carecem de mão de obra qualificada, atualizada e com a devida expertise na área Portuária.

É nítida a carência de profissionais gabaritados, com capacidade técnica para desenvolver e implantar projetos e gerir grandes obras portuárias, necessárias ao desenvolvimento do país. Nesse cenário, a qualificação técnica é de suma importância para formar profissionais capazes de ocupar as inúmeras posições que serão criadas na área Portuária no Brasil durante os próximos anos.


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Diferenciais

Diferentemente do que se encontra no mercado atual, este MBA possui uma formação de corpo docente com profissionais que vivem o dia a dia do Transporte Aquaviário, e não apenas conhecimento teórico, possuindo expertise no assunto a ser ministrado em cada disciplina, onde os tópicos serão voltados para os ensinamentos práticos que envolvem o meio de Transporte Aquaviário, desde a elaboração de EIA/Rima de Projetos Portuários, passando pela Legislação Portuária e discutindo tópicos importantes para evolução do modal Aquaviário brasileiro. Também serão discutidos detalhes da operação portuária e da logística intermodal entre modais Aquaviário, Ferroviário e Rodoviário, de forma a contribuir para o desenvolvimento e crescimento da economia. As disciplinas buscarão fomentar os alunos no quesito prático, propiciando a aquisição de um somatório de experiências vividas in loco pelos professores, que poderão ajudálos na sua formação e desempenho profissional daqui em diante.

O que você irá aprender?

- Promover o conhecimento específico na área da Engenharia Portuária, capacitando profissionais para exercerem diversas funções dentro de uma empresa voltada para o Transporte Aquaviário.

- Permitir a interação de diferentes órgãos (controle e operação) sobre assuntos técnicos e teóricos ligados ao Transporte Aquaviário, englobando a construção de novos Portos e Terminais de Uso Privados (TUP), a manutenção do Portos já existentes e as melhorias essenciais ao crescimento da demandas e à integração logística intermodal.

Para quem é esse curso?

Profissionais graduados em Engenharia (Naval, Hídrica, Produção, Civil, Mecânica, Elétrica, Ambiental, Segurança do Trabalho, Computação, Eletrônica dentre outras), Geologia, Geografia, Geotecnia, Administração, Economia, Direito e Logística, assim como as demais profissões da área de Ciências Exatas, incluindo Tecnólogos ligados à Engenharia Naval (Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, Saneamento Ambiental, Controle de Obras, Gestão Ambiental dentre outros) que tenham contato com meio Aquaviário e possam exercer tais funções dentro de suas empresas.

Os níveis de aprendizado englobam os seguintes cargos: Técnicos (Analistas e Supervisores), Especialistas (Gerentes e Coordenadores) e Gestores (Diretoria e Superintendência).

Formação Curricular

- Introdução ao Transporte Aquaviário;

- Sistema Aquaviário Brasileiro;

- Contratação de Obras de Infraestrutura de Transportes e Portuárias;

- Tópicos de Direito Portuário;

- Infraestrutura Portuária;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

- Planejamento Portuário;

- Gestão do Transporte Aquaviário;

- Logística de Transporte Multimodal;

- Monitoramento de Impactos Ambientais em Áreas Portuárias;

- Eia/Rima de Projetos Portuários;

- Navegação e Sinalização Náutica;

- Embarcações: tipos e características;

- Portos Fluviais;

- Fundamentos de Logística Portuária;

- Elaboração e Execução de Planos Ambientais;

- Regulação Portuária e Modelos de Parcerias de Investimentos;

- Dragagem.

Carga Horária Toital de 480 horas/aula

Coordenação

RAFAEL BARROS PINTO DE SOUZA: Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2002. Especialização em Engenharia Ferroviária pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) em 2014. Especialização em MBA em Infraestrutura de Transporte e Rodovias pelo Instituto de Pós-Graduação de Goiânia (IPOG) em 2016. Experiência profissional de 16 anos, atuando com Gestão de Projetos nas empresas MRS Logística SA, CVRD (Vale), Engevix e Valec Engenharia (Enefer e Pacs Engenharia), nas áreas de projetos de implantação de grandes obras, construção e manutenção de diversos terminais ligados a Ferrovia, tendo realizado: Projeto Básico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste - FICO (200km), onde existem portos secos e terminais que se interligaram entre modais Rodoviários/Ferroviários/Aquaviários. Construção da FNS - ESUL (682km) com diversas pontes e viadutos ferroviários que transpõe rios com Paranaíba, Paraná/Tietê e Grande. Recuperação da Via Permanente do trecho Jundiaí/SP-Campinas/SP (45km), Duplicação da Malha Ferroviária de Barra do Piraí/RJ-Guaíba/RJ (60km) com duplicação de diversas pontes, dentre outras obras de infraestrutura como pontes, cortinas atirantadas e solo grampeado.

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Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Salvador , Santarém , Santos , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória