capa-171421514-16161421.png
MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização & Desempenho da Construção - Versão 2019

O processo produtivo da indústria da Construção Civil transforma insumos de diferentes naturezas em edificações. No cotidiano de trabalho dos profissionais envolvidos nesse processo persiste a constante dualidade: racionalização versus qualidade. Por vezes, a racionalização é tomada como prioridade em detrimento da redução de custos e minimização de riscos, mas esquecendo-se que a segunda é essencial para garantir o atendimento dos propósitos das partes envolvidas. Há também a questão cultural, que associa racionalização com queda na qualidade, na tentativa de economizar recursos, quando na verdade ambas estão intrinsicamente associadas.

O foco no produto final passou a avaliar o desempenho da obra como parâmetro essencial de qualidade a partir de mecanismos que viabilizaram sua mensuração, principalmente a partir da vigência da norma NBR 15.575 e da aplicação do Código de Defesa do Consumidor. O entendimento de aspectos técnicos se mostra essencial para avaliar questões na fase de projeto e execução das principais etapas da obra, focado na racionalização do processo construtivo e desempenho da edificação.

Diante deste contexto, percebe-se que o conhecimento exigido do profissional que lida com a Construção Civil é amplo, demandando grande versatilidade e visão sistêmica da edificação, além de capacidade gerencial para liderar equipes e conduzir projetos de grande magnitude. Tais atributos podem ser desenvolvidos e aprimorados no MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção do IPOG. A especialização alia conceitos práticos de gerenciamento de obras e informações de desempenho das edificações, preparando o profissional para executar obras com grande eficiência e eficácia, atendendo às melhores práticas da Engenharia, bem como atender às Regulamentações Técnicas nacionais.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Professores com sólidas formações (a maioria Mestres e Doutores), aliadas com a grande experiência de mercado.

- Visão sistêmica e estratégica da obra, para que o especialista esteja focado na racionalização de processos e ainda com o adequado desempenho ao longo da vida útil (bom e barato).

- Curso alinhado com as principais regulamentações normativas que regem o setor.

- Apresentação de vários estudos de casos práticos e exercícios aplicados. 

- Sólida formação em tópicos especializados da Construção Civil, incluindo interface entre diversas áreas.

- Instituição reconhecida pelo CREA*. Curso registrado no CREA sob o nº 286/2017.

- Curso consolidado no mercado nacional, atuando desde de 2012 com índice geral de satisfação superior a 95% e com mais de 200 turmas formadas ou em formação.

- Primeiro curso de pós-graduação do Brasil a publicar um livro: “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção”, pela Editora Ciência Moderna. 

O que você irá aprender?

- Obter conhecimento mais amplo e detalhado a respeito das melhores práticas de gerenciamento de obras, preocupando-se com atendimento de requisitos de qualidade e desempenho das edificações.

- Desenvolver concomitantemente habilidades técnicas e gerenciais, visando melhorias na eficiência e eficácia das atividades aplicadas em construções.

- Incentivar a aplicação das instruções normativas que regulam o setor (ABNT, ISO, etc.).

- Debater a utilização dos modernos recursos e técnicas para a Construção Civil.

Para quem é esse curso?

- Graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e áreas correlatas, interessados em ampliar o campo de conhecimento ou adquirir uma habilitação profissional* sobre gestão na Construção Civil;

- Empreendedores, Gestores e Coordenadores que desejam aliar competências técnicas e gerenciais em empreendimentos imobiliários, sob o enfoque da otimização de seus processos;

- Superintendências, Secretarias e Órgãos Públicos que tenham como foco a construção de empreendimentos civis por meio da concepção integrada do planejamento, execução e controle de projetos. 

Formação Curricular

- Modelagem 4D da Obra Voltado para o Processo Construtivo;

- Planejamento de Obra com MS-Project;

- Controle Executivo 4D da Obra e Gestão de Mudanças com BIM;

- Engenharia de Custos com Foco na Gestão de Obras;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

- Gestão de Contratos na Construção Civil;

- Boas Práticas para Execução de Fundações;

- Boas Práticas para Execução de Estruturas de Concreto;

- Boas Práticas para Execução de Estruturas Metálicas;

- Ferramentas para Gestão da Qualidade na Obra;

- Tecnologias Construtivas para Execução de Vedações;

- Práticas Voltadas para Construção Enxuta (Lean Construction);

- Aplicação da Gestão de Projetos na Construção Civil;

- Tecnologias Construtivas para Execução de Revestimentos;

- Desempenho das Construções com Foco na Durabilidade;

- Práticas de Gestão Ambiental na Construção;

- Implantação de Sistemas de Impermeabilização;

- Boas Práticas de Instalações Prediais.

Carga Horária Total de 432 horas/aula

Coordenação

FLAVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER: Pós-Doutor em Engenharia Civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg, Alemanha. Doutorado em Engenharia Civil. Doutor em Psicologia Organizacional. Mestre em Engenharia de Produção. Graduado em Engenharia Civil e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute, USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”. Membro do Project Management Institute (PMI) e do Comitê de Elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. 20 anos de experiência em Gestão de Projetos e Riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como Professor e Consultor em diversas empresas. Atualmente é Gerente de Projetos e Riscos e Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás. Coordenador e Professor no IPOG no MBA de Gestão e Modelagem de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção e MBA Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações. Autor de 5 livros: “A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-estar dos Trabalhadores” (ISBN 978-3-639-84924-0, 2015), como resultado da tese de doutorado; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos - Modelos e Ferramentas de Análise de Riscos” (ISBN 978-3-330- 72912-4, 2016), como resultado da tese de pós-doutorado; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” (ISBN 978-8-539-90893-6, 2017); “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” (ISBN 978- 85-399-0970-4, 2018); e “Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos”, a ser publicado até dezembro de 2018. 

SÉRGIO BOTASSI DOS SANTOS: Graduação em Engenheiro civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000). Doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Conceito máximo da CAPES) e Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Chefe da Área Pericial em Engenharia do Ministério Público de Goiás; Experiência como Consultor em Estruturas de Concreto pela SBS Consultoria em Engenharia (10 anos); Consultor em Gestão de Riscos (4 anos); Perito em Obras Civis (4 anos); Engenharia de Barragens por Furnas Centrais Elétricas (8 anos); Experiência em Gerência de projetos de P&D (8 anos); Controle Tecnológico e Acompanhamento de Obras (6 anos); Professor da PUC Goiás (7 anos); Professor e Coordenador de cursos de pós-graduação do IPOG desde 2006. Especialista na área de Planejamento, Execução, Medição e Controle Tecnológico de Obras Civis e de Infraestrutura. Mais de 35 artigos nacionais e internacionais publicados na área de Construção Civil. Autor e Coautor de capítulos de livros sobre Tecnologia do Concreto publicados pelo IBRACON. Autor do Livro “Fluência do Concreto - Análise nas Primeiras Idades e Efeitos de Adições e Aditivos” pela Editora NEA. Colaborador na 2ª Edição do Livro Internacional “Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais”, dos autores Paulo Monteiro e Kumar Mehta. Agraciado com o título de Melhor Tese de Doutorado do Ano de 2011, emitido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Autor dos livros: “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” (ISBN 978-8-539- 90893-6, Editora Ciência Moderna, 2017), “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” (ISBN 978-85-399-0970-4, Editora Ciência Moderna, 2018). Em 2018 foi agraciado em 2º lugar com o Prêmio Internacional ACI Excellence in Concrete Construction Project Awards, na categoria High Rise Buildings.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória