capa-site-gesta771-o-da-manutenc807-a771-o-685819.jpg
MBA Gestão da Manutenção - Versão 2019

A manutenção já não é mais uma atividade meramente operacional: agora ela é estratégica para manter as organizações competitivas. Por isso, o mercado exige profissionais cada vez mais qualificados. E este é o objetivo deste MBA: nele, o profissional vai aprender a garantir a disponibilidade (receita), qualidade do serviço e/ou produto, e reduzir os custos de produção. Abrangendo assim, áreas como pesquisa operacional, engenharia de manutenção, organizações e métodos, reengenharia de processo (organizacional), engenharia de sistemas, entre outras. 


Quero Saber Mais

Diferenciais

• Visitas a empresas locais com práticas diferenciadas.

• Estudo de desenvolvimento de software: Sistemas de Informação para Gerenciamento da Manutenção.

• Sistemas de Administração da Produção - SAP com inclusão de Sistema Toyota de Produção - Lean Manufactory.

• Administração de talentos humanos voltada para o perfil de Gestores e executores de Manutenção.

• Manutenção Baseada na Confiabilidade - MBC/RCM, incluindo a base de FTA e FMEA: árvore de falhas e análise de modos e efeitos de falhas.

• PAS 55 - Sistema de Gestão de Ativos: requisitos e diretrizes.

• Manutenção Produtiva Total - MPT/TPM com Instrutor Internacional certificado pela JIPM do Japão.

• Gestão de Auditoria e Avaliação de Desempenho da Manutenção: indicadores.

• Gestão de carreira e marketing pessoal.

• Visitas técnicas fáceis de realizar.

• Curso de extensão e visitas a empresas em Portugal.

• Parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal (FEUP): curso gratuito com despesas de viagem pagas pelos alunos.

Para quem é este curso?

Profissionais de qualquer empresa, pública ou privada, dentre as quais explicitamos algumas: Indústrias em Geral, Empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Prefeituras (manutenção e limpeza urbana), Manutenção de Elevadores, Shopping Centers, Hospitais, Prédios, Condomínios, Grandes Condomínios, Parques, Empresas de Construção Civil, Empresas Petrolíferas, Distribuidoras de Gás, Micro e pequenas Empresas, Empresas de Informática, Infraero, Supermercados de Alimentação e de Produtos de Construção, Restaurantes, Clubes, Empresas Comerciais em geral, Oficinas de Concessionárias de Automóveis, Industrias Químicas, Transporte Urbano e Interurbano, Transporte Aéreo, Forças Armadas, Empresas de Telefonia Móvel e Fixa, Empresa de Comunicação televisiva, rádios, Indústria de alimentação, Construtoras, Transportes Urbanos (ônibus, metrô, etc.), Empresa de Distribuição de Água e Esgotos, Secretarias de Educação, Manutenção de Escolas, etc. 

Formação curricular

1) Probabilidade e Estatística aplicadas à Manutenção
2) Sistema Toyota de Produção - STP: Lean Manufactory
3) Planejamento, Programação e Controle da Manutenção - PPCM
4) Técnicas Preditivas
5) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
6) Administração de Talentos Humanos
7) Manutenção Predial
8) Engenharia da Confiabilidade
9) Manutenção Baseada na Confiabilidade - MBC/RCM
10) Relações Trabalhistas
11) Engenharia e Análise de Custos
12) Sistema de Informação para o Gerenciamento da Manutenção
13) Normas Regulamentadoras: NRs na Manutenção
14) Gestão de Contratos - Terceirização na Manutenção
15) PAS 55 - Sistema de Gestão de Ativos: requisitos e diretrizes
16) Manutenção Produtiva Total - MPT/TPM
17) Gestão de Auditoria e Avaliação de Desempenho da Manutenção: indicadores
18) Estratégia Competitiva para Manutenção

OPCIONAL: curso de extensão e visitas a empresas em Portugal - parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal (FEUP). Curso gratuito com despesas de viagem pagas pelos alunos. 

Coordenação

LUIS CORDEIRO DE BARROS FILHO, M. SC. - Engenheiro Eletricista/Eletrônico pela UFPE, 1982; Mestrado em Engenharia de Sistemas (Engenharia de Produção/ Manutenção), UFPE, 1995. Instrutor Internacional de Manutenção Produtiva Total - TPM, credenciado pela JIPM (Japan Institute of Productive Management), Nº 437 Mundial (40º Brasil), 1996. Curso Lead Auditor - QSP - IRCA (International Register Certificate Auditor) desde 2000. Curso de Gestão da Manutenção na Universidade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal (FEUP), 2001. Professor de pós-graduação do IPOG no MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia & Qualidade da Construção e no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura. Professor de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na Escola Politécnica - UPE, desde 1983. Professor Pesquisador - Coordenador do Núcleo de Pesquisa de Engenharia de Produção, Manutenção e Qualidade, desde março de 1997. Professor criador e coordenador do curso de pós-graduação Gestão da Manutenção - GEMAN, desde 2000. Apresentação de diversos trabalhos em Congressos Nacionais (SOBRAPO, SNPTEE, ETTEEE, ABRAMAN, ASSEMAE, ABES, Min. da Saúde, FUNASA, etc.) na área de Gerenciamento e Controle da Manutenção e Aplicação de Ferramentas de Qualidade Total e TPM. Instrutor, palestrante e debatedor na área de Qualidade Total, ISO 9000, Engenharia de Manutenção e TPM, em cursos, Auditorias da Qualidade e Seminários, na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, na Planus Treinamento, na UFPE, CCON, POLI/UPE, CELPE, METROREC, DUPÉSERPRO, TELEBRÁS, CHESF, SEBRAE, DUPÉ, Cimento Nassau, CEAGEP, FOP/UPE, PROPAN/UPE, ITECI, na ETENO-Polímeros, etc. Ex-Diretor (biênios 1997/1998 e 2003/2004) da XII Seção Regional (PB/PE/AL) da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção). Membro do Conselho Deliberativo da ABRAMAN, desde janeiro de 2000. Auditor de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9000 - CHESF, 1999/2000/2001. ETENO-Polímeros, desde 2000. Consultor, Instrutor e Examinador do Prêmio de Qualidade da Gestão Pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 2001 a 2006. Membro do Comitê Técnico de Desenvolvimento e Melhoria dos Critérios de Excelência do Prêmio de Qualidade da Gestão Pública, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasília, desde 2003. Membro do Comitê Técnico Prêmio de Qualidade Gestão Pernambuco - PQGP - PROPEQ - FIEPE, desde 2003. Autor do livro “Diretrizes gerais para implementação da Gestão da Manutenção em micro e pequenas empresas”, SEBRAE-PE, Recife - PE (2004). Instrutor e Consultor Ad Hoc do Ministério das Cidades na área de Gestão Pública, desde março de 2005, sendo um dos autores do Caderno Técnico de Gestão em Saneamento (2006). Dezenas de trabalhos publicados em congressos e trabalhos de monografias de pós-graduação orientadas. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória