capa-site-mba-planejamento-urbano-sustentavel-ipog-instituto-de-pos-graduacao-e-graduacao-16111118.png
MBA Planejamento Urbano Sustentável

As cidades brasileiras cresceram exageradamente nas últimas décadas e a infraestrutura das mesmas não estavam preparadas para este crescimento, originando problemas de mobilidade urbana, saneamento básico, habitação, energia, segurança, dentre outros. Os gestores e técnicos das cidades precisam pensar diferente, abordar novos conceitos e aplicá-los para torná-las não só cidades mais sustentáveis e inteligentes, mas também mais agradáveis para vida social. Este MBA apresenta novos conceitos voltados para sustentabilidade que visam a aplicação de técnicas que podem deixar as cidades mais humanas, harmônicas e prazerosas de se viver, feitas por seres humanos para os seres humanos.


Quero Saber Mais

O que você irá aprender?

- O que há de mais novo em gestão, planejamento e projetos de cidades apresentando conceitos voltados para a sustentabilidade, direcionando-as para as pessoas e não para os veículos;

- Novos conceitos de mobilidade urbana, economia criativa, saneamento básico, eficiência energética, tecnologia (SmartCities), ordenamento territorial, habitação, dentre outros que subsidiaram projetos de cidades direcionadas à sustentabilidade.

Pra quem é este curso?

Graduados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Economia, Administração, Geografia e Direito; além de empresários, executivos e profissionais dos setores empresarial, comercial, de serviços, da administração pública/privada e educação, que desejam aprofundar e qualificar seus conhecimentos em planejamento urbano sustentável.

Formação Curricular

- Introdução ao Planejamento Urbano Sustentável;

- Planejamento e Economia Urbana e Regional;

- Governança Urbana e Participação Social;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano II;

- Direito e Legislação Urbanística;

- Concepção de Projetos Urbanísticos;

- Planos Diretores e Projetos Urbanos;

- Áreas Urbanas Degradadas e Requalificação Urbana;

- Planejamento de Mobilidade Urbana Sustentável;

- Planejamento de Transportes Públicos;

- Modelos de Integração, Portos e Aeroportos com a Cidade;

- Drenagem, Controle de Cheias e Saneamento Básico;

- Sustentabilidade e Meio Ambiente Urbano;

- Habitação, Inclusão Social, Economia Criativa e Cultura no Espaço;

- Sistemas de Informação Geográfica e Ferramentas de Representação e Modelagem de Cidades;

- Eficiência Energética, Iluminação Pública e Telecomunicação;

- Ambiências e Paisagismo nas Cidades;

- SmartCities: Cidades Inteligentes;

- Metodologia do Trabalho Científico (EaD).


*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem.

Carga horária de 480 horas/ aula

Coordenação

Prof. Marcelo Tadeu Mancini - Mestre na área de Planejamento e Operação de Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atuou em consultoria de transportes e atualmente é coordenador da área de Planejamento da Mobilidade Urbana no Rio Ônibus, empresa responsável pela operação e planejamento do sistema de transporte por ônibus e BRT na cidade do Rio de Janeiro. Professor das disciplinas de Planejamento da Mobilidade no curso de Infraestrutura de Transportes.

Prof. Edésio Elias Lopes - Doutor em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, onde também obteve o seu mestrado, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), é coordenador do MBA de Infraestrutura de Transportes e Rodovias. Colaborador na IDP engenharia (empresa sediada na Espanha) em projetos voltados para infraestrutura de transportes, logística  e mobilidade urbana, atuou por 9 anos como pesquisador no LabTrans/UFSC em projetos relacionados a infraestrutura de transporte em órgão federais e estaduais. Atuou como professor no setor de Geodésia no  departamento de engenharia civil da UFSC e trabalhou no Laboratório de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto em projetos de auxílio à execução de planos diretores municipais.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Florianópolis , Fortaleza , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória