capa-site-orc807-amento--ca769-lculo-do-bdi-de-obras-civis-pu769-blicas-e-privadas-10919119.jpg
Orçamento & Cálculo do BDI de Obras Civis Públicas e Privadas

O orçamento de obras - sejam elas de pequeno, médio ou grande porte - requer muita atenção e cuidado por parte dos profissionais envolvidos. Cálculos imprecisos podem comprometer os lucros, os prazos e, em casos mais sérios, até mesmo a viabilidade da construção. Para apurar de forma mais eficiente os custos diretos e indiretos de uma construção, recomenda-se o cálculo de Benefícios e Despesas Indiretas, ou BDI.

O BDI (Budget Difference Income) é uma fórmula utilizada para a composição de preços e organização de projetos de construção, junto com os cálculos de custos diretos. Mas para que o BDI funcione bem, é necessário que o profissional conheça a fundo todos os itens que compõem o cálculo.

Este curso de curta duração do IPOG orienta profissionais na elaboração de orçamentos de obras e na utilização do cálculo do BDI em obras diversas de infraestrutura e edificações comerciais e industriais, permitindo cálculos mais precisos e contribuindo com uma boa gestão dessas obras. 


Quero Saber Mais

O que você irá aprender?

O curso é adequado para orientar técnicos, executivos ou empresários da Construção Civil na elaboração de orçamentos de obras e cálculo do BDI de obras de infraestrutura (Saneamento, Rodovias, Ferrovias, Portuárias, Aeroportuárias, Parques Eólicos, Termelétricas, Hidrelétricas, etc.), edificações, industriais, e comerciais. O curso também tem como objetivo apresentar a metodologia de cálculo de todos os itens que compõem o custo de uma obra e o preço de venda do orçamento.

Para quem é esse curso?

Profissionais que atuam no segmento da Engenharia de Custos de Obras Civis, direta ou indiretamente: Gerentes de Projetos e Contratos, Orçamentistas, Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Construtores, Empresários e estudantes de cursos técnicos ou universitários.

Formação Curricular

- Tipos de Orçamentos: estimativa paramétrica (similaridade); estimativa analítica (operacional).

- Quais softwares mais modernos no mercado para elaboração de Orçamentos e Gestão de Custos da Construção e adequados ao porte das empresas (BIM e ERP).

- Formação de preços.

- Fluxograma do orçamento da obra.

- Critérios de Medição: Levantamento de quantitativos e preparação da planilha de serviços.

- Elaboração das composições analíticas de custo (materiais, mão de obra e equipamentos) e a importância da produtividade. Know-how prático de quais Bancos de Dados do mercado devem ser utilizados para cada tipologia de obra.

- Pesquisa de mercado de preços básicos, mão de obra, materiais.

- Estudo dos encargos sociais trabalhistas com e sem desoneração (Nova Lei 13161/15): FAP - Novo integrante de Encargos Sociais.

- Análise de propostas de serviços de terceiros (compatibilização de preços); Legislação: Lei 8666, Lei 11.448-REIDI, Lei RDC, LDO - Lei das Diretrizes Orçamentárias e Acórdãos do TCU-BDI e Noções da Lei 13.303.

- Normas Internacionais de Orçamentos e noções da NBR 12721.

- Conceituação de Custos diretos e indiretos.

- Cálculo do BDI desonerado e não desonerado: metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas - Formação de Preços.

- Case de Cronograma Físico - Financeiro.

- Case de Fluxo de Caixa. 

Coordenação

INAIARA DE BARCELLOS FERREIRA MARINI: CRK - Certified Remarkable Knowledge (Notório saber em Custos) pelo ICEC - International Cost Engeenering Council, Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Integrante da Comissão GT4 da ABNT que elaborou a 1ª Norma Técnica Brasileirade Orçamentos: NBR 16633-Elaboração de orçamentos e formação de preços de empreendimentos de infraestrutura. Consultora em Orçamentos e Owner da Centro de Gestão de Engenharia de Custos. Profissional com 22 anos de experiência em engenharia de custos atuando na elaboração de atividades técnicas de orçamento, planejamento e controle de obras das empresas: Serveng Civilsan (SP), Consórcio Serveng/Galvão Engenharia, Consórcio Serveng /OAS, TRANSPETRO/Petrobras (RJ), Solvi Saneamento (SP), Magna Engenharia (RS), Lamb Construções Industriais, Construtora Premold, ESBEL e Bortoncello Incorporações e Consultora em diversas empresas de SP. Atua em todo Brasil como Professora de MBA do IPOG, Instituto Idd e INPG. É palestrante em congressos, seminários e cursos in company:, PINI, BNDES, TCEMG, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, SINDUSCON-AL, INSTITUTO DE ENGENHARIA–SP, Petrobras-BR, Estaleiro Brasa-Niteroi, Aceco-SP, AMMVI - Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, AGIR-Agencia Intermunicipal de Regulação-SC, SENGE-RS. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória