capa-site-planejamento--gesta771-o-de-obras-613991.jpg
Planejamento & Gestão de Obras

O Setor da Construção Civil absorve um número expressivo de mão de obra, porém a mesma se encontra despreparada para os desafios dos novos tempos. O Setor, que é responsável por uma parte bastante significativa do PIB gerado no Brasil, vem crescentemente assumindo seu papel na transformação desta realidade.

O mercado está cada vez mais competitivo e as margens dos novos negócios cada vez menores. Tais fatores exigem dos profissionais das áreas de Planejamento e Gestão da Construção maior domínio dos temas específicos, assim como maior precisão na elaboração de trabalhos que envolvam tais metodologias.

O Planejamento e a Gestão não são apenas uma responsabilidade restrita aos especialistas em planejamentos e orçamentos. Atualmente extrapola as barreiras das paredes dos escritórios e invadem os canteiros de obras, pois construir sem controle efetivo de custos, de prazos, qualidade do produto e sem o foco no cliente, é prática muito aplicada no passado, e não tem nenhuma conexão com os novos princípios de Gestão aplicados à Construção Civil. Assim, novos modelos mentais deverão ser adotados pelos profissionais do mercado. 


Quero Saber Mais

Objetivos

• Capacitar o aluno a gerenciar o processo de planejamento, gestão e controle da construção, visando a sua aplicação além da definição primeira das referências de custos, prazos e qualidade de um empreendimento, até a sua transformação em uma ferramenta de gestão da construção.

• Aplicar os conceitos de gerenciamento de projetos, vinculados aos modelos construtivos e seu processo de execução, utilizando-se de ferramentas compatíveis com a sistematização do mesmo e sua comprovação em campo através de controles, medições e feedbacks. 

Para quem é esse curso?

• Engenheiros, Arquitetos, e áreas afins. 

Conteúdo

• Noções básicas e conceitos sobre Gerenciamento de Projetos.

• Estabelecimento de linhas de base para custos, prazos e qualidade dos empreendimentos.

• Emprego do orçamento da construção de uma edificação como ferramenta de planejamento do empreendimento.

• Diretrizes para montagem de cronogramas que serão a base para o controle de prazos.

• Dimensionamento de equipes em função da quantidade de serviços e prazos de execução.

• Cronogramas físicos: Gant, PERT-PM, Linha de Balanço.

• Estabelecimento de diretrizes e montagem do planejamento e ferramentas para a garantia da qualidade dos empreendimentos, através de processos de execução e de controle das atividades.

• Analisar e controlar o planejamento físico e financeiro das diversas etapas construtivas de uma edificação.

• Aplicar as diversas técnicas de planejamento às etapas construtivas de uma edificação.

• Planejar, avaliar e propor replanejamentos dos serviços de uma edificação.

• Estabelecer as diretrizes para o planejamento e gestão da relação com o cliente como foco principal de todo o desenvolvimento do empreendimento.

• Estabelecimento de processos, procedimentos e ferramentas para acompanhamento ativo de resultados sobre o planejado.

*As ementas poderão ser ajustadas conforme demandas de mercado, novas legislações, novos cenários e contextos. 

Professor

GILBERTO TORRES PORTO - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1988). Pós-graduado em Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Brasília (2003) e em Planejamento Estratégico de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Atua há mais de 32 anos no setor da Construção Civil, inclusive em cargos de Gerência e Diretoria de Engenharia em grandes construtoras. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória