capa-site-mba-projetos-eco-friendly-ipog-instituto-de-pos-graduacao-e-graduacao-61110319-10815615.png
Projetos Eco-Friendly: Estratégias de Conforto Ambiental Aplicadas a Projetos Arquitetônicos - Versão 2019

Os princípios de uma Arquitetura com caraterísticas sustentáveis têm como objetivo principal adaptar as construções com o meio ambiente de forma a otimizar a utilização dos recursos naturais disponíveis (a exemplo iluminação natural e predominância dos ventos), para prover conforto ao usuário nos ambientes construídos. Vale acrescentar que, desde os primórdios, o homem necessariamente adaptava seus edifícios ao clima onde estava inserido, ora para prover condições básicas de sobrevivência em contextos climáticos incompatíveis à existência humana, ora para transformar os ambientes interiores em espaços agradáveis para a permanência das pessoas. É Igualmente antigo o uso dos preceitos da acústica em templos religiosos e teatros gregos e romanos, bem como o emprego do fogo como recurso alternativo de iluminação prolongando as atividades para além do pôr do sol.

Essa pós-graduação é voltada diretamente às modelagens atuais de mercado de Projetos Arquitetônicos com o intuito de abranger os quatro segmentos inerentes a este: o produto, o financeiro, o comercial e o marketing. 

Parcerias:
- Consórcio POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão;
- Atitude Editorial Publicações Técnicas e Revista O Setor Elétrico;
- GG Brasil;
- Refresher. 


Quero Saber Mais

Objetivos

Aprimorar e construir novos conhecimentos na área de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil e setores correlatos, de modo a possibilitar novas concepções de atuação do profissional ou ascensão do mesmo em sua carreira, aumentando desta forma a possibilidade de empregabilidade do discente egresso, assim como desenvolver neste um pensamento crítico e reflexivo na construção de espaços do habitat humano. 

Diferenciais

• Professores mestres e doutores com comprovada experiência de mercado.

• Ampliação de atuação profissional.

• Módulos práticos imediatamente aplicáveis à atuação profissional.

• Curso inédito que atende a uma demanda atual da sociedade por sustentabilidade e economia.

• Parceria com o Consórcio POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão. 

Para quem é este curso?

Graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores que desejam aprofundar e qualificar seus conhecimentos nos princípios de sustentabilidade voltados à qualificação de seus projetos como Eco-Friendly, sendo a matriz deste emprego as práticas e estratégias do Conforto Ambiental (térmico, lumínico e acústico), observando ainda as diretrizes de bioclimatologia e sustentabilidade aplicadas a projetos arquitetônicos. 

Formação Curricular

1) Estratégias de Sustentabilidade Aplicadas a Projetos Arquitetônicos
2) Normalização em Conforto Ambiental e Certificação em Sustentabilidade
3) Avaliação Pós-ocupação do Ambiente Construído
4) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
5) Conforto Ambiental e Sustentabilidade na Cidade
6) Técnicas de Aplicação da Ventilação Natural nas Edificações
7) Estratégias de Otimização de Desempenhos Térmico e Energético nas Edificações
8) Técnicas de Aplicação da Geometria da Insolação
9) Sistemas Artificiais de Condicionamento Ambiental
10) Modelos de Simulação de Desempenhos Térmico e Energético - Energy Plus
11) Estratégias de Luminotécnica Aplicadas ao Ambiente Construído
12) Estratégias de Iluminação Natural nas Edificações
13) Modelos de Simulação em Iluminação Natural e Artificial - Dialux
14) Parâmetros de Conforto Acústico Aplicados ao Projeto
15) Parâmetros de Acústica Geométrica: Projeto de Ambientes
16) Ergonomia Aplicada ao Ambiente Construído
17) Políticas Energéticas e Fontes Renováveis
18) Projetos de Retrofit com Ênfase em Otimização de Recursos Naturais 

Coordenação

LORÍ CRÍZEL - Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ; Professor Assistente do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ, Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Coordenador, Professor de Pós-Graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense/PR; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

WALTER JOSÉ FERREIRA GALVÃO - Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela FUPAM (FAU/USP). Mestre e Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Foi docente na FAUUSP em 2012 e 2013 e é Professor desde 2009 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho (UNINOVE, São Paulo). Possui larga experiência em projetos de residências unifamiliares e lojas (particularmente de shopping centers), bem como projetos luminotécnicos. Consultor e Pesquisador nas áreas de Avaliação Pós-ocupação do Ambiente Construído (APO) e Conforto Ambiental (térmico, acústico e luminoso) com uma grande quantidade de trabalhos realizados e artigos publicados em importantes eventos científicos no Brasil e no exterior. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Vitória