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Formação de Representantes Comerciais

Apesar do cenário de incertezas da Economia e das mudanças dos hábitos de consumo da população, o mercado de trabalho para os profissionais de Vendas continua em expansão no Brasil. Cada vez mais, Vendedores com diferenciais como poder de negociação, técnicas de vendas, conhecimento do mercado e outras habilidades, encontram melhores posições neste concorrido mercado de trabalho.

Este curso de curta duração é destinado a qualificar e treinar Representantes Comerciais, preparando-os para atuar em alto nível no mercado de trabalho atual.


Quero Saber Mais

O que você irá aprender?

- Preparar currículos assertivos e como se sair bem em entrevistas de emprego;

- Apresentação pessoal;

- Tipos e formatos de Vendedores (CLT, RCA, Televendedor, Freelancer, etc);

- Direitos e Deveres de cada modalidade;

- Como ser um Representante Comercial de alta performance;

- Competências que o mercado exige de um Representante Comercial;

- Estratégias de Vendas e Estratégia de Marketing;

- Técnicas Avançadas de Vendas.

Para quem é esse curso?

- Pessoas que desejam conhecer mais a fundo a área Comercial e saber como se dar bem neste segmento;

- Profissionais que procuram estar mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho atual;

- Profissionais que objetivam crescer na carreira, aumentar suas vendas, incrementar seu faturamento e lucro pessoal, e construir um networking sólido.

Conteúdo

UNIDADE I: PROSPECÇÃO, ENTREVISTAS, PLANO DE CARREIRA, TIPOS DE VENDAS E CONTRATOS DE TRABALHO E RESPECTIVAS NORMAS REGULATÓRIAS

 

- Tipos e formas de elaborar currículos;

- Distribuir currículos de forma assertiva;

- Preparo para entrevistas;

- Apresentação e Marketing pessoal;

- Formas de atuação: CLT, Autônomo e Pessoa Jurídica;

- Vendedor interno, Vendedor Externo e Televendas;

- Tipos e formas de abrir uma empresa;

- Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos: NR 17 e NR 05;

- Regulamentações das atividades dos representantes comerciais autônomos: Leis 4.866/1965, 8.420/1993 e 12.246/2010;

- CDC - Código Defesa do Consumidor: Lei 8078/1990;

- Normas de acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestantes;

- Código de Ética e Disciplina dos Representantes Comerciais;

- Como se filiar ao CORE- Conselho Regional de Representantes;

- Regulamentações, funcionamento o e publicações da área: CONFERE - Conselho Federal dos Representantes Comerciais.

 

UNIDADE II: FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS VENDEDORES DE ALTA PERFORMANCE

 

- Noções de Informática: Office completo;

- Matemática Financeira: porcentagem, regra de três simples, razões, proporções, juros simples e  compostos, descontos e aplicações;

- Gerenciamento do Tempo e Organização Pessoal/Profissional;

- Funções Administrativas: PODC - Planejamento, Organização, Direção e Controle;

- Estrutura e Cultura Organizacional;

- Clima Organizacional;

- Stakeholders: conceito e influências;

- Competências dos Vendedores de Alta Performance;

- Técnicas Básicas de Vendas;

- Plano de vendas: formas de acompanhamento e verificação das metas.

- Etapas da venda: pré-venda, venda e pós-venda;

- Ferramentas de vendas: Cronograma e roteiro de visitas, propostas de vendas, cadastro de

 clientes, formação de carteira de clientes, portfólio de produtos e serviços;

- Modelos de vendas: venda pessoal, industrial, varejo, serviço e e-commerce;

- Materiais de apoio às vendas: cartão de visitas, mostruários, catálogos, portfólios), folders panfletos,

 sites, material promocional, e-mail marketing, redes sociais, entre outros;

- Comunicação assertiva e escuta ativa;

- Técnicas de Abordagem e de Construção de Relacionamento;

- Tipos de Vendedores;

- Técnicas de negociação;

- Gestão de conflitos: técnicas e estratégias para resolução de conflitos;

- Fundamentos da qualidade em vendas: relação entre atendimento e vendas, e satisfação do cliente.

 

UNIDADE III: VENDAS E MARKETING

 

- Marketing: definição, objetivos e composto de Marketing;

- Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões de fidelidade, promoções combinadas e  cruzadas, displays e demonstrações;

- Eventos e a Representação Comercial: participação e estratégias de atuação;

- Merchandising: definição e áreas de atuação;

- Planejamento Estratégico de Marketing;

- Marketing de Relacionamento;

- Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;

- Prospecção: definição e passos da prospecção (análise do negócio, análise e segmentação

 do mercado).

- Pesquisa de satisfação de clientes: modelos, coleta, indicações e gestão;

- Tipos de venda: atacado e varejo;

- Gerenciamento do relacionamento com o cliente: tipos de clientes, perfil do consumidor, orientação

 da venda e personalização do atendimento;

- Cadastro de clientes: coleta, atualização e organização dos dados;

- Tipos de documentos: contrato e proposta comercial, pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de

 perda e de vendas e ficha de cadastro de clientes;

- Ficha Cadastral Pessoa Jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual, Referência Bancária e Comercial, Con

 trato e Estatuto Social, Relação de Faturamento, entre outros;

- Política de Crédito e Relação entre Crédito e Cobrança;

- Procedimentos de troca e devolução;

- Inadimplência: causas e formas de evitar;

- Modelos de Fretes: Cost, Insurance and Freight (CIF) e Free On Board (FOB).

 

UNIDADE IV: ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS AVANÇADAS DE VENDAS

 

- Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta,

 e-commerce e multimídia;

- Planejamento Estratégico de Vendas: conceito, tipos e metodologias

- Vendas e demais áreas: clientes e fornecedores internos;

- CRM - Gestão de relacionamento com o cliente: vantagens e desvantagens;

- Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações;

- Técnicas Avançadas de Vendas;

- Rapport;

- Sistemas Representativos;

- Funil de Vendas;

- Gestão Eficiente de Pós-Venda.

Coordenação

EDUARDO ROSSI: Graduado em Administração de Empresas, Especialização em Marketing; Especialização em Planejamento Estratégico; MBA Executivo em Gestão Empresarial; Master Coach; Ex-sócio de agência de RH - seleção, contratação e treinamento; 20 anos de experiência como Gestor Comercial; proprietário de franquias de telefonia e Havaianas; Trainer e Coach de Desenvolvimento Pessoal / Treinamento executivo; Consultor Empresarial.

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Unidades com o curso
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