capa-site-formac807-a771-o-em-doce770-ncia-superior-01-993714.jpg
Formação em Docência Superior

A expansão do ensino superior no Brasil demanda a formação e a habilitação específica para o exercício da docência superior, seja em Instituições de Ensino Superior privadas, confessionais, comunitárias, públicas federais, estaduais e municipais.

O curso de Formação em Docência Superior do IPOG tem como propósito propiciar o aprendizado e a formação pedagógica para o exercício da docência na educação superior, conferindo-lhe o instrumental técnico básico ao exercício profissional pertinente ao universo acadêmico. Esta formação viabiliza um grande diferencial competitivo no mercado para profissionais da Educação.

O curso tem caráter metodológico vivencial e prático, onde será oportunizado ao aprendiz o exercício da regência de sala de aula em situações laboratoriais. 


Quero Saber Mais

Objetivos

OBJETIVO GERAL
Propiciar o aprendizado e a formação pedagógica de portadores de diploma em graduação superior, sem ou com licenciatura, para o exercício da docência na educação superior, conferindo-lhe o instrumental técnico básico ao exercício profissional pertinente ao universo acadêmico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver uma compreensão crítica da relação conteúdo/forma no ato de ensinar.
• Possibilitar ao futuro docente a identificação e articulação entre diferentes práticas pedagógicas que lhe permitam compreender, distinguir e investigar os diversos aspectos do processo educativo.
• Compreender e articular os elementos envolvidos na relação ensino-aprendizagem: professor, aluno, recursos, técnicas, espaço físico, entre outros.
• Proporcionar condições ao desenvolvimento da afetividade e sensibilidade do aluno/docente e a compreensão de si e do outro. 

Para quem é este curso?

• Graduados interessados em ingressar na carreira do Magistério Superior.
• Portadores de diploma em graduação superior, sem licenciatura e habilitação legal para a docência.
• Docentes de outros níveis (médio e fundamental) com vistas à habilitação de docência do ensino superior.
• Docentes universitários que desejem qualificar suas atividades profissionais.

Conteúdo

Módulo I: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO HOJE
• A universidade no Brasil.
• Profissão Professor: exigências atuais.
• Didática: breve gênese histórica.
• Projeto político-pedagógico institucional.

Módulo II: IDENTIDADE PROFISSIONAL E SALA DE AULA
• Educação, identidade e profissão docente.
• Professor Universitário: mediador na sociedade da informação
e do conhecimento.
• Docência e ensino: ensinar a quem?
• Perfil de Professores Universitários.

Módulo III: A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM
• O Saber na sala de aula.
• Inteligências no processo de ensinagem.
• Coach na abordagem educacional.

Módulo IV: ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
• Métodos e meios de ensino: recursos e técnicas de ensino.
• Storytelling na aprendizagem.

Módulo V: PLANEJAMENTO DOCENTE EDUCATIVO
• Conceitos, identificação dos diferentes tipos.
• Elementos didáticos da aula.
• Caracterização do processo de avaliação.

Módulo VI: VIVÊNCIA E PRÁTICAS DA ENSINAGEM
• Regência de aula.
• Processos de seleção docente na prática.

*As ementas poderão ser ajustadas conforme demandas de mercado, novas legislações, novos cenários e contextos. 

Professora

GLÁUCIA YOSHIDA - Doutora em Ciências da Educação (UTIC/PY). Mestre em Educação pela UFG. Especialista em Docência Universitária. Especialista em Formação Socioeconômica do Brasil (ASOEC), Psicanálise e Inteligência Multifocal (Faculdade Michelângelo). Socióloga e Docência Universitária (UFG). Formação em Coaching (Internacional Coaching Pensamento & Ação). Design em Storytelling. Coordenadora da Pós-graduação Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional e Editora-Chefe da Revista Especialize Online - IPOG. 25 anos de Docência Superior.

Professor titular. Sujeito a alteração. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Campinas , Chapecó , Florianópolis , Goiânia , Imperatriz , Joinville , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Parauapebas , Ribeirão Preto , Rio de Janeiro , Santarém , São José do Rio Preto , São Luís , Teresina