capa-606159.jpg
MBA Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) & Sistemas de Esgosto Sanitários (SES)

O demanda da população por água cresce a cada ano, ao passo que aumentam os custos e as dificuldades de acesso, distribuição e tratamento dos recursos hídricos. Para que todos tenham acesso a serviços sanitários de qualidade o mercado necessita cada vez mais de profissionais especializados na gestão desses sistemas. O curso Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotos Sanitários (SES) do IPOG capacita profissionais na gestão dos processos intrínsecos a estes sistemas, desde a concepção até a operação, para desenvolver sistemas com viabilidade técnica e econômica, atendendo às normas regulamentares e assegurando a todos acesso à água de qualidade e com preço justo, além de promover o afastamento e o tratamento adequado dos resíduos sanitários.

Nosso parceiros:

- SANEAGO
- ASES
- SENGE
- CREA-GO
- ABES


Quero Saber Mais

Diferenciais

Trata-se de especialização exclusiva nesta área em nível nacional, com oportunidade de abordar todas as particularidades existentes nos processos envolvidos na Gestão de SAA e SES. Além da exclusividade, o curso aborda assuntos apropriados ao aperfeiçoamento de profissionais atuantes nesta área, apresentando aspectos necessários ao entendimento e contribuição para o bom andamento das atividades intrínsecas às diversas áreas de uma companhia de saneamento, abordando técnicas e tecnologias modernas que facilitam o desenvolvimento de suas tarefas, além de enfatizar as questões econômicas, legais, ambientais e a sustentabilidade destes sistemas.

O que você irá aprender?

• Capacitar os profissionais da área de saneamento a compreender as particularidades envolvidas na prestação de serviços em SAA e SES;

• Apresentar processos e tecnologias de aprimoramento das atividades realizadas no cotidiano dos profissionais;

• Promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na área do saneamento ambiental;• Prover subsídios aos profissionais nas ações de gestão de SAA e de SES;

• Fornecer ferramentas e conceitos necessários à gestão, controle, diagnóstico e técnicas para melhoria da eficiência e eficácia de suas atividades cotidianas.

Para quem é este curso?

Este MBA em Gestão de SAA e SES é voltado para profissionais que militam nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e saneamento ambiental, tendo um campo de atuação multidisciplinar que engloba todas as áreas, ou seja, profissionais de exatas, humanas e biológicas que atuam na gestão do saneamento.

Formação Curricular

- Metodologia da Pesquisa Científica

- Introdução à Engenharia Sanitária e Ambiental

- Noções de Hidráulica e Hidrologia aplicada ao Saneamento

- Qualidade das Águas e Gestão da Qualidade

- Gestão de Recursos Hídricos

- Concepção de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotos Sanitários (SES)

- Diretrizes e Projetos de SAA e SESGestão da Operação de SAA e SES

- Gestão e Operação de Estações de Tratamento de Água (ETA)

- Gestão e Operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)

- Estações Elevatórias (EE) e Técnicas de seleção de Bombas

- Gestão e Auditoria Ambiental aplicada em SAA e SES

- Gestão de Contratos de Empreendimentos de Saneamento

- Política, Planejamento e Viabilidade de SAA e SES

- Avaliação Econômica de Projetos de Saneamento e Eficiência Energética

- Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis aplicado ao Saneamento

- Requisitos Jurídicos aplicados às Empresas de Saneamento

- Gestão de Pessoas e Liderança

Coordenação

Profº Eng. Msc. Fabrício Ribeiro: Engenheiro Civil (2001), Especialista em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos (2002), Mestre em Engenharia do Meio Ambiente na área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2006), Gestor, Auditor e Perito Ambiental (2010), Engenheiro Civil na empresa Saneamento de Goiás S.A (SANEAGO), com atuação em Planejamento e Gestão Ambiental (2006-2010), Coordenador de Projetos de Saneamento e Hidráulica (2010-2015), atualmente como Gerente de Sistemas de Esgotos Sanitários na Superintendência Regional de Operações do entorno do DF (2015-Atual). Diretor no Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (SENGE), triênio 2017-2019, Conselheiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-GO) (2015-2018); Membro da Diretoria do CREA (2016); Coordenador Adjunto na Comissão de Desenvolvimento Sustentável do CREA (2018) e representante do CREA no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, foi Presidente da Associação dos Engenheiros da SANEAGO (ASES) no biênio 2013-2015. Foi Professor em diversas instituições e atualmente é Professor e Coordenador de cursos de MBA no IPOG no tema Saneamento Ambiental relacionado ao Meio Ambiente, aos Recursos Hídricos e ao Desenvolvimento Sustentável.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Cuiabá , Goiânia , Guarulhos , Osasco , Santos , Sinop , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Vitória