to-financeiro-empresarial-site-012332.png
Planejamento Financeiro Empresarial

O planejamento financeiro é uma importante ferramenta de gestão e suporte ao processo decisório. Ele é utilizado em projeções de resultados dos meses ou anos seguintes, na expansão e diversificação de negócios, em decisões de racionalização de gastos e seus efeitos. Também é utilizado em simulações com variações de demanda, custos, despesas e investimentos, levando a análises de indicadores de lucratividade, rentabilidade, caixa e outros. Os conhecimentos, técnicas e ferramentas abordadas neste programa, são aplicáveis a empresas, departamentos ou projetos independentes e contribuem para o aperfeiçoamento de gestores, empreendedores, consultores e profissionais de finanças e controladoria.


Quero Saber Mais

Objetivos

Capacitar os participantes a desenvolverem orçamentos de curto e médio prazo, aplicáveis em empresas de diversos setores e portes, seja adotando como base o planejamento estratégico ou as grandes metas da organização para o período. Desenvolver e analisar simulações em diversos cenários para subsidiar os decisores, considerando indicadores fundamentais para gestão do negócio. Adotar princípios e práticas para maximização dos resultados econômico-financeiros. Compartilhar técnicas, métodos e ferramentas sobre meritocracia e o controle orçamentário.

Para quem é este curso?

Administradores, Contadores, Economistas, Consultores, Profissionais de Finanças e de Controladoria, Estudantes, Empresários e aqueles que pretendem empreender.

Conteúdo

- Projeções como suporte ao processo decisório;
- Cenários onde projeções são indispensáveis;
- Relação entre Planejamento Estratégico, Orçamento e Controle;
- Principais tipos de orçamentos;
- Peças operacionais que podem compor o plano orçamentário:
- Plano de Vendas
- Plano de Produção
- Plano de Compras
- Plano de Mão de Obra Direta (MOD)
- Plano de Custos Indiretos de Fabricação (CIF)
- Plano de Despesas
- Peças financeiras que podem compor o orçamento: 
- Projeção da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)
- Orçamento de Caixa
- Balanço Patrimonial Projetado (BP)
- Levantamento e análise de indicadores essenciais para gestão do negócio (Rentabilidade, Margem Bruta, Margem de Contribuição, Custos Fixos, EBITDA, Lucratividade “Margem Líquida”, entre outros);
- Aproveitando o momento para encontrar possibilidades de racionalizar gastos e melhorar a performance da organização;
- Modelos de projeções para curto e médio prazo;
- Processo de controle: orçado versus realizado.

Professor

Fernando Dias - Administrador por formação, especialista em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças, cursando o MBA Gestão de Processos de Negócios e o MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria. Consultor com enfoque em gestão e finanças em concessionárias, seguradoras, transportadoras e nos setores de comércio e serviços. Atua em cargos de liderança há aproximadamente 9 anos em organizações como Grupo Embrapar, Bradesco e IPOG. Facilitou treinamentos em empresas como: Embratel, Claro, Cical, Mitsubishi Corporation, Senac, Amcham, AngloGold, Yamana Gold, Celesc e Monsanto. Empresário e Palestrante. Participa da consolidação da controladoria em uma Instituição de Ensino Superior (IES), contribuindo com o sistema de indicadores, planejamento estratégico, planejamento financeiro, precificação, entre outros projetos. Nas especializações do IPOG, ministra as disciplinas: Planejamento Financeiro (Orçamento); Precificação Estratégica; Ferramentas de Controladoria e Plano de Negócios. Também leciona nos cursos de aperfeiçoamento profissional do IPOG há mais de 3 anos.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Campo Grande , Cuiabá , Guarulhos , Osasco , Palmas , Porto Velho , Santos , Sinop , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Vitória