capa-site-sistemas-de-esgotos-sanita769-rios-1521916.jpg
MBA Sistemas de Esgotos Sanitários

A importância do Saneamento Básico para saúde da população já é notória no meio acadêmico e nos últimos anos vem sendo bastante difundido em toda sociedade, devido especialmente ao controle de doenças por veiculação hídrica. O acesso ao Saneamento Básico encontra-se bem abaixo do aceitável, especialmente para população brasileira que, apesar do avanço nos últimos anos em atendimento com água potável, os Sistemas de Esgotos, coleta e destinação de resíduos sólidos e drenagem urbana ainda carecem de novos avanços.

No entanto, o atendimento com coleta e tratamento de esgotos domésticos vem crescendo a cada dia nos municípios brasileiros, porém, vem aumentando a cobrança dos órgãos de proteção do meio ambiente e do Ministério Público para uma prestação de serviços de saneamento mais eficaz e com responsabilidade. O Planejamento, a preservação, o controle, a adoção de técnicas adequadas vem sendo exigidos cada vez mais dos profissionais que atuam na área de saneamento, assim como a gestão adequada dos processos envolvidos na prestação dos serviços de coleta, transporte e tratamento dos esgotos bem como a sua destinação adequada no meio ambiente.

Diante deste cenário, torna imprescindível a formação de profissionais especializados e capacitados em planejamento, elaboração de projetos, execução de obras e otimização aperfeiçoamento de técnicas operacionais dos Sistemas de Esgotos Sanitários (SES) com capacidade de gerir os processos intrínsecos a estes sistemas, desde sua concepção até a operação, garantindo dessa forma Sistemas com viabilidade técnica e econômica, o atendimento às normas regulamentares e garantindo os direitos de todos de receber serviços de qualidade e preço justo, além de promover saúde e preservação do Meio Ambiente, através da coleta, afastamento e tratamento dos esgotos, assim como sua adequada destinação nos cursos hídricos.


Quero Saber Mais

Objetivos

Formar especialistas em SES, fornecendo conceitos e elementos necessários a uma análise crítica sobre a concepção de projetos, monitoramento e acompanhamento de processos e técnicas de operação, assim com apresentar as particularidades envolvidas nestes sistemas, desde a concepção até sua operação e manutenção, tais como:

• Capacitar os profissionais da área de Saneamento a compreender as particularidades envolvidas na prestação de serviços em SES.

• Apresentar processos e tecnologias ao aprimoramento das atividades realizadas no cotidiano dos profissionais.

• Promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na área do Saneamento Ambiental.

• Fornecer ferramentas e conceitos necessários ao controle, diagnóstico e técnicas para melhoria da eficiência de suas atividades cotidianas. 

Diferenciais

• Especialização exclusiva nesta área em nível nacional, com oportunidade de abordar todas as particularidades existentes nos processos envolvidos no SES.

• O curso aborda assuntos apropriados ao aperfeiçoamento de profissionais atuantes nesta área, apresentando aspectos necessários ao entendimento e contribuição para o bom andamento das atividades intrínsecas às diversas áreas de uma companhia de Saneamento, abordando técnicas e tecnologias modernas que facilitam o desenvolvimento de suas tarefas, além de enfatizar as questões de Projetos, Obras, Operação e demais instrumentos envolvidos nos processos de planejamento até a operação destes sistemas. 

Para quem é este curso?

Este MBA em SES é voltado para profissionais que militam na área de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Saneamento Ambiental, tendo um campo de atuação multidisciplinar que engloba todas as áreas, especialmente os que atuam na Engenharia Sanitária e Ambiental. 

Formação Curricular

Noções de Hidráulica

Qualidade das Águas e Gestão da Qualidade

Licitação e Contratos em Empresas Públicas e a Lei das Estatais 13303/2016

Gestão e Auditoria Ambiental aplicada em SES

Concepção de Sistemas de Sistemas de Esgotos Sanitários (SES)

Dimensionamento de Redes Coletoras, Coletores e Interceptores de Esgotos

Estações Elevatórias de Esgotos (EEE) e Linhas de Recalque

Estação de Tratamento de Esgotos - ETE (Parte 1): Tratamento Preliminar e Lagoas de Estabilização

ETE (Parte 2): Sistemas Anaeróbios (Fossa Séptica, Reatores, Filtros e Similares)

ETE (Parte 3): Sistemas Aerados (Lodos Ativados, Valos de Oxidação, Mistura Completa e ETEs Compactas)

ETE (Parte 4): Operação, Manutenção e Tratamento Terciário

Autodepuração de Corpos Receptores

Gestão de Resíduos de ETE

Técnicas de Gestão e Acompanhamento de Obras de SES

Gestão e Operação de SES

Comportamento Estrutural de Unidades de Saneamento

Geotecnia aplicada ao SES

Metodologia da Pesquisa Científica 


DISCIPLINAS OPTATIVAS

• Gestão de Carreira e Marketing Pessoal

• Gestão do Tempo e Ferramentas de Produtividade

Coordenador

FABRÍCIO RIBEIRO - Engenheiro Civil. Especialista em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos. Mestre em Engenharia do Meio Ambiente na área de Concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Gestor, Auditor e Perito Ambiental. Engenheiro Civil na empresa Saneamento de Goiás S.A (SANEAGO), com atuação em Planejamento e Gestão Ambiental, Projetos de Saneamento e Hidráulica, atualmente como Gerente de Sistemas de Esgotos Sanitários na Superintendência Regional de Operações do Entorno do DF. Diretor no Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (SENGE), Conselheiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-GO). Foi Presidente da Associação dos Engenheiros da SANEAGO (ASES) no biênio 2013-2015. Foi Professor em diversas instituições, e atualmente é Palestrante e Professor do IPOG do tema Saneamento Ambiental relacionado ao Meio Ambiente, aos Recursos Hídricos e ao Desenvolvimento Sustentável. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória