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Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes: Aspectos Teóricos e Práticos

O curso Avaliação psicológica de crianças e adolescentes: aspectos teóricos e práticos do IPOG pretende, a partir de bases teóricas, proporcionar entendimento acerca do desenvolvimento infantojuvenil nos diferentes aspectos da vida, conhecer o processo e os diferentes métodos de avaliação psicológica de crianças e adolescents, diferenciar entre processo diagnóstico e psicoterapia, instrumentalizar o profissional acerca dos testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e oferecer elementos que promovam a escolha dos mais adequados para determinados fins do psicodiagnóstico. O curso também se destina a articular as informações obtidas a partir do processo de avaliação psicológica e planejar a intervenção psicoterapêutica.


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Objetivos

Objetivo Geral: desenvolver competências do profissional acerca da avaliação psicológica de crianças e adolescentes nos diferentes contextos de atuação.

Objetivos Específicos: aprimorar o conhecimento sobre o desenvolvimento infantojuvenil em seus diferentes aspectos: cognitivo, emocional, comportamental e psicossocial. Compreender e implementar o processo de avaliação psicológica. Diferenciar os processos diagnóstico e psicoterapêutico. Discutir as especificidades da clínica infantil e os aspectos éticos envolvidos no processo. Desenvolver habilidades do manejo clínico.

Público-Alvo

Profissionais da área de Psicologia.

Conteúdo

Módulo I - Psicologia do desenvolvimento

-Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial nos primeiros três anos de vida; desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na segunda infância; desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na terceira infância; desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na adolescência.
- A criança e o brincar.

Módulo II - Avaliação psicológica

- O processo de avaliação psicológica; avaliação interventiva.
- Métodos e técnicas de avaliação psicológica: observação, entrevistas: inicial, anamnese, familiar e devolutiva; testes psicológicos (planejamento do protocolo); hora do jogo.
- Integração dos dados da avaliação e elaboração do laudo psicológico.
- Discussão a respeito da utilização de testes psicológicos (Resolução CFP 002/2003).
- Estudo de caso.

Módulo III - O processo psicoterapêutico

- O contrato.
- Especificidades da clínica infantil e questões éticas.
- O brincar e a brincadeira no processo terapêutico nas diferentes abordagens (Ludoterapia, Psicoterapia comportamental cognitiva, Gestal-terapia).

Professora

Drª. Lisandra Borges - Psicóloga, Psicopedagoga, Mestra (2012) e Doutora (2015) em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (conceito Capes 7). Integrante do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre saúde mental de crianças e adolescentes; construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; autismo, depressão e suicídio em crianças. Coordenadora terapêutica na clínica Fenix (moradia assistida para autistas severos). Atualmente é professora do curso de graduação e coordenadora da pós-graduação lato sensu em Psicologia na Universidade São Francisco. Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do CFP (SATEPSI). Professora nos cursos de Avaliação Psicológica e Neuropsicologia do IPOG.

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Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória