capa-site-gesta771-o-industrial-farmace770-utica-112954.jpg
MBA Gestão Industrial Farmacêutica

A indústria farmacêutica não para de crescer. E a gerência industrial no ramo também evoluiu: a responsabilidade passou do simples controle do “chão de fábrica” para o estudo do fluxo de produtos e informações, alinhado com os objetivos da empresa. Tornou-se também essencial no atendimento às necessidades do cliente, na otimização operacional e na redução de custos.

O especialista em Gestão Industrial Farmacêutica, ao combinar conhecimento, metodologias e práticas estratégicas e inovadoras, estará apto a atuar com competência na industrialização de medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e produtos de biotecnologia das diversas formas farmacêuticas: injetáveis, sólidos, orais, semissólidos, líquidos estéreis e não estéreis.


Quero Saber Mais

Objetivos

• Capacitar os participantes para uma gestão efetiva do ambiente industrial, onde são tomadas as principais decisões de investimentos da empresa.

• Desenvolver a capacidade de adequar e utilizar métodos considerando aspectos econômicos, organizacionais, tecnológicos, humanos, e normas e regulamentações em vigor no Brasil e no mundo, visando o aumento da lucratividade e competitividade de suas empresas.

Diferenciais

• Ferramentas técnicas e de gestão necessárias para obtenção de sucesso na carreira.

• Conhecimentos holísticos e técnicos acerca do processo de Gestão Industrial Farmacêutica.

• Professores com comprovada experiência de mercado.

• Networking qualificado.

• Módulos práticos imediatamente aplicáveis à atuação profissional.

• Ampliação de atuação profissional.

Pra quem é este curso?

Profissionais graduados nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Biológicas, Administração de Empresas, Engenharia de Produção e outras áreas afins, interessados em aprofundar seus conhecimentos em Gestão Industrial responsável, atualizada e competente da Fabricação Farmacêutica. 

Formação Curricular

1) O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
2) Boas Práticas de Fabricação e Controle
3) Sistemas de Gestão pela Qualidade
4) Relações Internacionais e Patentes
5) Desenvolvimento do Potencial Humano
6) Insumos Farmacêuticos Ativos
7) Ética e Pesquisa Clínica
8) Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos
9) Marketing e Propaganda de Produtos Farmacêuticos
10) Qualificação e Validação
11) Boas Práticas de Bioequivalência de Medicamentos Genéricos e Similares
12) Controle Estatístico de Processos
13) Boas Práticas de Automação da Fabricação
14) Sistemas de Tratamento do Ar (HVAC)
15) Gerenciamento de Resíduos
16) Logística Farmacêutica
17) Controle de Qualidade Físico-Químico
18) Controle de Qualidade Microbiológico 

Coordenação

ROBERTA PESSOA SIMÕES: Farmacêutica pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Mestre e Doutora pela FOP/UNICAMP em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica. Diretora da Quality Farma – Assessoria e Desenvolvimento Farmacêutico. É Consultora técnica da Legaliza Registros e Marcas, Registrale e Mandala, onde implantou e certificou empresas em Boas Práticas de Fabricação e Controle. Foi membro da Comissão de Biodisponibilidade e Bioequivalência da SBPPC. Montou e certificou nas Etapas de Equivalência Farmacêutica, Clínica, Analítica e Estatística para estudos de Biodisponibilidade e Bioequivalência os Laboratórios da Bioagri Pharma e EMS Sigma Pharma, onde atuou como Pesquisadora Principal junto a ANVISA, conduzindo e monitorando inúmeros estudos clínicos. Montou o Instituto Internacional de Pesquisas Farmacêuticas IIPF da EMS Sigma Pharma, sendo Coordenadora Geral de Pesquisa. Consolidou a parceria IIPF – UNICAMP para desenvolvimento de novos produtos. Foi Gerente de Registro de Produtos da FURP, sendo responsável pela elaboração de editais de licitação para contratação e monitoria de laboratórios certificados pela ANVISA para execução dos ensaios “in vitro” e “in vivo” para os estudos e registros de medicamentos desta indústria farmacêutica do governo do Estado de SP. Foi Professora da disciplina de Biodisponibilidade de Medicamentos do curso de graduação em Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz e Professora de Pós-Graduação dos cursos de Gestão Industrial Farmacêutica, Assuntos Regulatórios e Formação de Auditores em Vigilância Sanitária. Foi professora da disciplina de Farmacocinética do Curso de Pós-Graduação em Medicina Farmacêutica da UNIFESP. É Professora e Coordenadora dos Cursos do IPOG, Gestão Industrial Farmacêutica, Assuntos Regulatórios e Gestão, Tecnologia e Desenvolvimento de Cosméticos e professora da disciplina de Farmacocinética do Curso de Pós-Graduação em Medicina Farmacêutica do Instituto Sírio Libanês. Foi Gerente de Qualidade da Distribuidora Medics, Com. Imp. Exp. Produtos para a Saúde Ltda, sendo responsável pela Certificação em BPD desta empresa junto a ANVISA. Atualmente é Diretora Técnico Científica da UCI FARMA e Invel®, onde conduziu o processo de Certificação em BPF e C destas empresas junto a ANVISA. 
Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória