capa-site-psicana769-lise-com-crianc807-as-1340614-151221617.png
Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica - Versão 2019

A atuação profissional no espaço singular da infância e da adolescência demandaconstante reposicionamento. Além da familiaridade com o universo lúdico, éimperativo que se compreenda as peculiaridades do funcionamento psíquico, alinguagem, a forma com que se estabelece o laço social, a construção de seussintomas e por consequência, a escuta e as intervenções se estabelecem em umoutro espaço, com fundamentos teórico-clínicos específicos. A complexidade dosquadros clínicos e o entendimento das patologias que afetam o desenvolvimentoda criança e do adolescente convocam os profissionais de diversas áreas arepensarem continuamente sua prática.

A este profissional que atua com crianças e adolescentes, seja no campo dasaúde ou educação, nos tempos atuais, é indispensável estar imerso emdiscussões contemporâneas acerca das psicopatologias infantis e ter clareza dosdispositivos teóricos e clínicos que permitem pensar os casos.

Assim, a pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes sepropõe a fazer um percurso teórico e clínico, contemplando o estudo dos modelosteóricos, atualizando o profissional da Psicologia, da Saúde ou da Educaçãosobre os principais debates acerca da infância e adolescência, e trazendo aclínica como soberana para o entendimento do sujeito.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Conhecer sobre a criança e adolescente, tanto no que se refere à sua constituição subjetiva e problemas do desenvolvimento, quanto aos modelos teóricos que subsidiam uma prática clínica apoiada na transferência;

- Compreender a prática clínica através de discussões e estudos de caso, auxiliando o aluno a articular teoricamente e criar dispositivos específicos no manejo da clínica com crianças e adolescentes.

O que você irá aprender?

- Fornecer dispositivos teórico-clínicos aos profissionais que atuam com criançase adolescentes, para que possam compreender o funcionamento do psiquismo;

- Possibilitar ao aluno o entendimento dos sintomas e a escuta do sofrimento dacriança e do adolescente;

- Possibilitar o aluno o exercício do diagnóstico em Psicanálise;

- Criar um ambiente que propicie a discussão da prática clínica através desupervisões e estudos de caso, que auxilie o aluno a articular teoricamente e criardispositivos específicos no manejo da clínica com crianças e adolescentes.

Para quem é esse curso?

Profissionais da área de Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social,Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioteriapia ou qualquer profissional queatue em áreas ligadas à Saúde e/ou Educação de crianças e adolescentes.

Formação Curricular

- Fundamentos da Psicanálise com Crianças;

- Constituição Psíquica em Psicanalise;

- Sexualidade e Teoria das Pulsões;

- Teorias e Casos Clássicos em Psicanálise;

- Desenvolvimento Integral do Potencial;

- Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança;

- O Sintoma da Criança e o Sintoma dos Pais;

- O Jogo, o Desenho e o Brincar;

- Clínica com Bebês e Estimulação Precoce;

- Manejos da Técnica com Crianças;

- A Clínica com Adolescentes;

- Problemas do Desenvolvimento Infantil, Diagnóstico eMedicalização na Infância e Adolescência;

- Seminário Teórico Clínico 1: Aprendizagem, Linguagem e Escrita;

- Seminário Teórico Clínico 2: Autismos e Psicoses na Infância e Adolescência;

- Seminário Teórico Clínico 3: Angustia, Ansiedade e Fobiasna Infância e Adolescência;

- Seminário Teórico Clínico 4: Fragilidade dos Limitesna Infância e Adolescência;

- Visita Técnica;

- Seminário de Apresentação de Casos.

Carga Horária Total de 432 horas/aula

Coordenação

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA: (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) Especialista emPsicoterapia Psicanalítica. Especialista emPsicopatologia Clínica. Formação em Psicanálise -Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS -Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pósgraduação,Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica doInstituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo (ICAD). Atuação clínica há 15 anos.

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES: (CRP 09/3178) Mestre em Psicologia Social e daPersonalidade, Especialista em Teoria Psicanalíticapela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP doInstituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS -Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise.Coordenadora de cursos de pós-graduação, ProfessoraUniversitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória