capa-site-psicana769-lise-com-crianc807-as-1340614-151221617.png
Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica - Versão 2019

A atuação profissional no espaço singular da infância e da adolescência demanda constante reposicionamento. Além da familiaridade com o universo lúdico, é imperativo que se compreenda as peculiaridades do funcionamento psíquico, a linguagem, a forma com que se estabelece o laço social, a construção de seus sintomas e por consequência, a escuta e as intervenções se estabelecem em um outro espaço, com fundamentos teórico-clínicos específicos. A complexidade dos quadros clínicos e o entendimento das patologias que afetam o desenvolvimento da criança e do adolescente convocam os profissionais de diversas áreas a repensarem continuamente sua prática.

A este profissional que atua com crianças e adolescentes, seja no campo da saúde ou educação, nos tempos atuais, é indispensável estar imerso em discussões contemporâneas acerca das psicopatologias infantis e ter clareza dos dispositivos teóricos e clínicos que permitem pensar os casos.

Assim, a pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes se propõe a fazer um percurso teórico e clínico, contemplando o estudo dos modelos teóricos, atualizando o profissional da Psicologia, da Saúde ou da Educação sobre os principais debates acerca da infância e adolescência, e trazendo a clínica como soberana para o entendimento do sujeito.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Conhecer sobre a criança e adolescente, tanto no que se refere à sua constituição subjetiva e problemas do desenvolvimento, quanto aos modelos teóricos que subsidiam uma prática clínica apoiada na transferência;

- Compreender a prática clínica através de discussões e estudos de caso, auxiliando o aluno a articular teoricamente e criar dispositivos específicos no manejo da clínica com crianças e adolescentes.

O que você irá aprender?

- Fornecer dispositivos teórico-clínicos aos profissionais que atuam com criançase adolescentes, para que possam compreender o funcionamento do psiquismo;

- Possibilitar ao aluno o entendimento dos sintomas e a escuta do sofrimento dacriança e do adolescente;

- Possibilitar o aluno o exercício do diagnóstico em Psicanálise;

- Criar um ambiente que propicie a discussão da prática clínica através desupervisões e estudos de caso, que auxilie o aluno a articular teoricamente e criardispositivos específicos no manejo da clínica com crianças e adolescentes.

Para quem é esse curso?

Profissionais da área de Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social,Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioteriapia ou qualquer profissional queatue em áreas ligadas à Saúde e/ou Educação de crianças e adolescentes.

Formação Curricular

1) Fundamentos da Psicanálise com Crianças
2) Constituição Psíquica em Psicanálise
3) Sexualidade e Teoria das Pulsões
4) Teorias e Casos Clássicos em Psicanálise
5) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
6) Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança
7) O Sintoma da Criança e o Sintoma dos Pais
8) O Jogo, o Desenho e o Brincar
9) Clínica com Bebês e Estimulação Precoce
10) Manejos da Técnica com Crianças
11) A Clínica com Adolescentes
12) Problemas do Desenvolvimento Infantil, Diagnóstico e Medicalização na Infância e Adolescência
13) Prática Clínica
14) Aprendizagem, Linguagem e Escrita
15) Autismos e Psicoses na Infância e Adolescência
16) Angústia, Ansiedade e Fobias na Infância e Adolescência
17) Fragilidade dos Limites na Infância e Adolescência
18) Seminário de Apresentação de Casos

Coordenação

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA: (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) Especialista emPsicoterapia Psicanalítica. Especialista emPsicopatologia Clínica. Formação em Psicanálise -Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS -Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pósgraduação,Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica doInstituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo (ICAD). Atuação clínica há 15 anos.

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES: (CRP 09/3178) Mestre em Psicologia Social e daPersonalidade, Especialista em Teoria Psicanalíticapela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP doInstituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS -Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise.Coordenadora de cursos de pós-graduação, ProfessoraUniversitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória