capa-site-psicopatologia-16710156.jpg
Psicopatologia - Configurações do Sofrimento Psíquico na Contemporaneidade - Versão 2019

O entendimento do sofrimento psíquico, das novas configurações sintomáticas e das formas de adoecimento na contemporaneidade, tomando o dispositivo psicanalítico como eixo orientador para fins de análise e manejo de suas consequências na vida de cada sujeito e seus efeitos no laço social, são o cerne da proposta da Especialização em Psicopatologia.

Os avanços sociais e tecnológicos muitas vezes andam na contramão do sujeito, do ponto de vista da subjetividade, o que se evidencia no aumento de formas diversas de adoecimento psíquico na contemporaneidade. Depressão, pânico, estados limite, fobia, compulsões, bipolaridade, autismo e hiperatividade passaram a ser diagnósticos ofertados diariamente em consultórios, conversas e internet.

Diante deste panorama, diversos profissionais são convocados a se posicionar, e os dispositivos teóricos e de intervenção tem se mostrado até então insuficientes. Prova disso é o aumento vertiginoso de pacientes com um ou mais diagnósticos e com sinais evidentes de sofrimento psíquico e comprometimento social. O que podemos fazer então? Qual o papel social e ético dos profissionais que trabalham e vivenciam as questões da saúde mental? O que a Psicanálise tem a nos dizer sobre estas configurações do sofrimento psíquico na contemporaneidade?

A primeira tentativa de resposta para tais perguntas começa com o debate e a produção de conhecimento acerca das problemáticas que envolvem a saúde mental, assim, propomos a especialização em Psicopatologia, um espaço que consolida e valida a necessidade de cada vez mais profissionais se posicionarem de forma sólida e consistente sobre o sofrimento humano. 


Quero Saber Mais

Objetivos

• Compreender as formas de adoecimento contemporâneas, bem como os desafios de seu fundamento psicopatológico, alcançando seu manejo clínico.

• Criar dispositivos teórico-clínicos que permitem ao aluno uma escuta das formas de adoecimento psíquico na atualidade, tanto no contexto clínico quanto no contexto institucional.

• Possibilitar ao aluno o exercício do diagnóstico em Psicanálise.

• Possibilitar ao aluno a compreensão pormenorizada das diferentes organizações estruturais e sintomáticas, bem como as especificidades de seus manejos clínicos.

• Entender o alcance da Psicanálise como base para intervenções no contexto institucional.

• Utilizar a Psicanálise como dispositivo de intervenção nos diversos casos de adoecimento psíquico. 

Diferenciais

• Conhecimento atualizado sobre as principais formas de adoecimento psíquico.

• Debates sobre os principais temas e estudos de caso relacionados à Psicopatologia.

• Preparação para o exercício do diagnóstico.

• Professores Mestres e Doutores atuantes no mercado. 

Para quem é este curso?

Profissionais graduados em áreas como: Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, bem como quaisquer profissionais que trabalhem ou se interessem pela saúde mental. 

Formação Curricular

1) Fundamentos históricos e políticos em saúde mental
2) Da Psiquiatria Clássica à Psicopatologia Fundamental
3) Constituição Psíquica: a construção do sujeito para a Psicanálise
4) Psicopatologia e clínica com bebês
5) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
6) Psicopatologia e clínica com crianças
7) Psicopatologia e clínica com adolescentes
8) Clínica de adultos e situações de risco
9) Psicofarmacologia
10) Seminário de prática clínica I
11) Seminário I: síndromes mentais orgânicas
12) Seminário II: desamparo e o campo do angustiante
13) Seminário III: os estados melancólicos
14) Seminário IV: corpo e imagem
15) Seminário V: os estados limite
16) Seminário VI: psicose e clínica ampliada
17) Seminário VII: adoecimento psíquico do e no trabalho
18) Seminário de prática clínica II 

Coordenação

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) - Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Especialista em Psicopatologia Clínica, Formação em Psicanálise - Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica do ICAD (Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo). Atuação clínica há 15 anos. 

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES (CRP: 09/3178) - Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória