capa-site-psicopatologia-16710156.jpg
Psicopatologia - Configurações do Sofrimento Psíquico na Contemporaneidade

O entendimento do sofrimento psíquico, das novas configurações sintomáticas e das formas de adoecimento na contemporaneidade, tomando o dispositivo psicanalítico como eixo orientador para fins de análise e manejo de suas consequências na vida de cada sujeito e seus efeitos no laço social, são o cerne da proposta da Especialização em Psicopatologia.

Os avanços sociais e tecnológicos muitas vezes andam na contramão do sujeito, do ponto de vista da subjetividade, o que se evidencia no aumento de formas diversas de adoecimento psíquico na contemporaneidade. Depressão, pânico, estados limite, fobia, compulsões, bipolaridade, autismo e hiperatividade passaram a ser diagnósticos ofertados diariamente em consultórios, conversas e internet.

Diante deste panorama, diversos profissionais são convocados a se posicionar, e os dispositivos teóricos e de intervenção tem se mostrado até então insuficientes. Prova disso é o aumento vertiginoso de pacientes com um ou mais diagnósticos e com sinais evidentes de sofrimento psíquico e comprometimento social. O que podemos fazer então? Qual o papel social e ético dos profissionais que trabalham e vivenciam as questões da saúde mental? O que a Psicanálise tem a nos dizer sobre estas configurações do sofrimento psíquico na contemporaneidade?

A primeira tentativa de resposta para tais perguntas começa com o debate e a produção de conhecimento acerca das problemáticas que envolvem a saúde mental, assim, propomos a especialização em Psicopatologia, um espaço que consolida e valida a necessidade de cada vez mais profissionais se posicionarem de forma sólida e consistente sobre o sofrimento humano.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Conhecimento atualizado sobre as principais formas de adoecimento psíquico;

- Debates sobre os principais temas e estudos de caso relacionados à Psicopatologia;

- Preparação para o exercício do diagnóstico;

- Professores Mestres e Doutores atuantes no mercado. 

O que você irá aprender?

- Compreender as formas de adoecimento contemporâneas, bem como os desafios de seu fundamento psicopatológico, alcançando seu manejo clínico;

- Criar dispositivos teórico-clínicos que permitem ao aluno uma escuta das formas de adoecimento psíquico na atualidade, tanto no contexto clínico quanto no contexto institucional;

- Possibilitar ao aluno o exercício do diagnóstico em Psicanálise;

- Possibilitar ao aluno a compreensão pormenorizada das diferentes organizações estruturais e sintomáticas, bem como as especificidades de seus manejos clínicos;

- Entender o alcance da Psicanálise como base para intervenções no contexto institucional;

- Utilizar a Psicanálise como dispositivo de intervenção nos diversos casos de adoecimento psíquico.

Para quem é este curso?

Profissionais graduados em áreas como: Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, bem como quaisquer profissionais que trabalhem ou se interessem pela saúde mental. 

Formação Curricular

- Fundamentos Históricos e Políticos em Saúde Mental;

- Da Psiquiatria Clássica à Psicopatologia Fundamental;

- Constituição Psíquica: a Construção do Sujeito para a Psicanálise;

- Psicopatologia e Clínica com Bebês;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

- Psicopatologia e Clínica com Crianças;

- Psicopatologia e Clínica com Adolescentes;

- Clínica de Adultos e Situações de Risco;

- Psicofarmacologia;

- Seminário de Prática Clínica I;

- Síndromes Mentais Orgânicas;

- Desamparo e o Campo do Angustiante;

- Os Estados Melancólicos;

- Corpo e Imagem;

- Os Estados Limite;

- Psicose e Clínica Ampliada;

- Adoecimento Psíquico do e no Trabalho;

- Seminário de Prática Clínica II.

Coordenação

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA: (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Especialista em Psicopatologia Clínica, Formação em Psicanálise - Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pósgraduação, Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica do ICAD (Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo). Atuação clínica há 15 anos.

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES: (CRP: 09/3178) Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória