Home | Noticias | Notícias
Notícia

Computação Forense é tema de palestra gratuita em Goiânia

Tema foi debatido por profissionais de diversas áreas em evento promovido pelo IPOG

“Desvendando a Computação Forense” foi o tema da palestra ministrada pelo perito criminal federal Pedro Eleutério, no dia 25 de junho, no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), em Goiânia. Na ocasião, o palestrante, que também é professor da pós-graduação em Computação Forense e Perícia Digital do IPOG, explicou a importância de executar exames em dispositivos, recuperar arquivos e senhas e destacou os principais desafios da Computação Forense.

“A tecnologia se reinventa e, nessa área, é necessário o máximo de qualificação e atenção possível. Há 4 anos, ninguém tinhasmarthphone, e hoje todo mundo tem. Atualmente, todo tipo de crime tem ligação com algum dispositivo, seja computador ou celular. Os exames nesses dispositivos são importantíssimos e precisam de profissional capacitado para analisar. As provas se reinventam também. A cada hora temos uma novidade”, avalia Eleutério.



O serviço de perícia é extremamente minucioso e tem a tecnologia como principal aliado. A junção de criminalística com informática não é aplicada nas graduações. Dessa forma, cabe às especializações oferecer esse diferencial, como explica o perito: “Ter a oportunidade de se especializar nessa área é um diferencial, já que é um mercado novo e que precisa de profissionais atualizados.”


A busca por conhecimento e atualização motivou o servidor público Leandro Miranda Ala a participar da palestra. Ele atua na área de segurança de rede e foi incentivado a voltar aos estudos. “Já conheço um pouco a área, mas tive a oportunidade de entender melhor como funciona o trabalho da perícia através das ferramentas e, assim, me manter atualizado sobre o mercado. O assunto despertou em mim o interesse de voltar para a sala de aula e aprimorar meus conhecimentos”, avalia Leandro.


Com o propósito de contribuir com a formação de profissionais qualificados, o IPOG inaugurou em julho a 1ª turma do curso de especialização Computação Forense e Perícia Digital. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: cursos@ipog.edu.br

   Facebook
   Twitter
   LinkedIn
   Google Plus
   Pinterest
   Email
Compartilhar esta página por email: