Home | Noticias | Notícias

Conferência “A cena e o mundo: Atuações que repetem, atos que rompem” será nesta sexta-feira (24), no auditório IPOG / Goiânia

IPOG

Quem ministra é a professora e autora de livros em psicanálise Ana Costa. Alunos da Pós-Graduação do IPOG terão desconto na participação do evento

Se você é profissional da área de psicanálise, ou se interessa por esse ramo, nesta sexta-feira (24/8), às 19 horas acontece a conferência: “A cena e o mundo: Atuações que repetem, atos que rompem”. A programação será no auditório IPOG – localizado na AV. T-1, em Goiânia – GO. A cena e o mundo será apresentada pela professora e psicanalista Ana Costa, que é pós-doutorada pela Université Paris 13 e membra da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Para os alunos de Pós-Graduação do Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG, em apoio ao evento haverá desconto da inscrição que será de R$ 30. Aos demais públicos a inscrição terá custo de R$ 50.

Para Ana Carolina, coordenadora do curso de Psicopatologia - Configurações do Sofrimento Psíquico na Contemporaneidade do IPOG com a palestra os alunos terão a oportunidade de participar de uma discussão contemporânea acerca da clínica e dos aspectos sociais que nos cercam. “A Dra. Ana Costa, referência nacional na psicanálise, traz um olhar apurado acerca dos fenômenos do mal-estar que acometem os indivíduos modernos”, considera a coordenadora.

Ana Costa que é autora dos livros “Tatuagem e marcas corporais”, “Litorais da Psicanálise”, “Corpo e escrita: relação entre memória e transmissão da experiência”, “A ficção do si mesmo: interpretação e ato em psicanálise”, “Sonhos” e “Clinicando” abordará em sua palestra as proposições de Lacan, desenvolvidas no seminário sobre a angústia, que podem levar a leituras importantes e abrangentes sobre a clínica, em sua articulação ao laço social.

“As proposições de Lacan estão colocadas na abordagem da diferença entre acting-out e passagem ao ato. O acting-out mantém um endereçamento - referido a um outro que sustenta condições do discurso - constituindo uma determinada configuração de cena, numa demanda de interpretação. A passagem ao ato rompe a cena, sendo que os significantes, ordenadores de seu enquadre, caem. Abordaremos essas questões tanto em situações clínicas, quanto em referências do laço social”, comentou Ana Costa.

Conferência: “A cena e o mundo: Atuações que repetem, atos que rompem”

Data: 24/08/2018

Local: Auditório IPOG - AV. T-1 Goiânia / GO