Home | Noticias | Notícias
Notícia

Especialização em Avaliação Psicológica do IPOG está presente em todo País

mapa-pscicologia-81116813.jpeg

Com 60 turmas abertas em 28 cidades brasileira, pós-graduação é uma necessidade e um diferencial para profissionais formados em Psicologia

Diante da demanda de profissionais capacitados para atuarem em todo o Brasil nas diversas áreas de Psicologia, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG atua fortemente para inovar no segmento, oferecendo conhecimentos práticos e voltados para a realidade de mercado nacional. Exemplo disso é a Especialização em Avaliação Psicológica, que está presente em 28 cidades brasileiras. Desde a sua primeira turma, aberta em agosto de 2013, em Goiânia/GO, já foram inauguradas 60 turmas, entre as finalizadas e em andamento.

O sucesso da área está relacionado a prática e abrangência da profissão. Na aviação civil, por exemplo, a aplicabilidade da avaliação psicológica tem garantido melhoria na segurança dos voos. É por meio desse conhecimento que o profissional conhece os tripulantes e os aeronavegantes, que necessitam de cuidado e suporte para realização de suas atividades laborais.

A avaliação psicológica também auxilia em grandes demandas, por meio de testes, como: seleção de pessoas; psicologia organizacional e do trabalho; clínica; escolar; e, psicologia do trânsito.

Uma das coordenadoras da especialização, Rayana Ribeiro Almeida, explica que a especialização é a porta de entrada para o psicólogo ampliar seus conhecimentos e a suas áreas de formação acadêmica. “Recebemos vários profissionais, com trajetórias e experiências diferentes, e a pós-graduação tem permitido que se aumente o networking e amplie atuação no mercado”, considera Rayana.

Especialização

Entre o objetivo da Especialização, o seu foco principal está na qualificação de profissionais de Psicologia com uma visão crítica e uma formação fundamentada na ética e no conhecimento aprofundado sobre técnicas, testes psicológicos e avaliações comportamentais.

A psicóloga e especialista pelo IPOG, Larissa S. Pereira, que já utilizava a Avaliação Psicológica para realizar processo de recrutamento e seleção profissional, encontrou na pós-graduação o que faltava em sua formação.

“Hoje minha atuação é diversificada, atendo como psicóloga clínica, realizo avaliações psicológicas para Polícia Federal e em parceria com médicos psiquiatras, ministro aula na UniRV- Campus Caiapônia e atuo em Reabilitação Cognitiva no Serviço de Reabilitação de Iporá-GO”, relata a psicóloga para o Blog IPOG.

Exclusividade

Esse curso é destinado para profissionais que tenham graduação exclusiva em Psicologia, ou que estejam no último ano de graduação em Psicologia e que já possuam diploma de graduação em qualquer área.

Conforme explica a coordenadora de Avaliação Psicológica, essa é a única especialização restrita aos profissionais da psicologia. “No serviço de RH há outros profissionais que realizam esse serviço, sem formação em psicologia. Na clínica, por exemplo, temos o terapeuta. Mas na avaliação psicológica somente o psicólogo pode realizar essa função. Todo esse trabalho compete ao psicólogo, mas a área de avaliação psicológica é exclusiva desse profissional”.

A especialização é ofertada em cidades como: Aracajú (SE); Belém (PA); Boa Vista (RO); Brasília (DF); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Chapecó (SC); Cuiabá (MT); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Montes Claros (MG); Palmas (TO); Porto Alegre (RS); Porto Velho (RO); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BH); Santarém (PA); São Luiz (MA); São Paulo (SP); Teresina (PI); Uberlândia (MG); Vitória (ES).

“Fazendo uma análise do cenário atual, existe uma carência desse curso, poucas instituições o oferece. E o IPOG tem a capacidade de chegar em várias partes do país inovando e preparando profissionais para explorar novos mercados”, avalia a coordenadora Rayana Ribeiro.

   Facebook
   Twitter
   LinkedIn
   Google Plus
   Pinterest
   Email
Compartilhar esta página por email: