Home | Noticias | Notícias

IPOG recebe Prêmio IEL de Estágio pelas boas práticas desenvolvidas na capacitação de profissionais

premio-iel-estagio-77181219.jpeg

Premiação representa a coroação da instituição pelos trabalhos desenvolvidos pela coordenação de estágio. Instituto é o terceiro colocado entre 174 escolas

A Solenidade da 14º premiação IEL de Estágio, que aconteceu no dia 29 de maio e premiou empresas, alunos e instituições de ensino superior em diversas modalidades, destacou a importância de capacitar profissionais para o mercado de trabalho. O IPOG foi contemplado com a terceira colocação na categoria Instituição de Ensino Superior Destaque, ficando à frente de mais de 171 outras instituições do estado. Essa colocação consolida o programa de orientação de estágio, que conta com uma coordenação específica para o programa e evidencia o compromisso do IPOG com a formação técnica e o desenvolvimento integral do aluno.

Atualmente, oito alunos da graduação nos cursos de Administração e Engenharia Civil são estagiários do IEL. Esses profissionais têm cumprido os padrões exigidos pelo mercado de trabalho e adquirido, cada vez mais, visibilidade no mundo corporativo. Eles encaram os desafios propostos por empresas que procuram e exigem competências e habilidades especificas dos seus profissionais.

Coroação

O Diretor Acadêmico do IPOG, Prof. Carlo Guizelini, define o estágio não obrigatório como elemento valioso na aprendizagem. “A premiação é o reconhecimento, a coroação do trabalho desenvolvido pela coordenação de estágio. E a proposta permite ao aluno vivenciar o real ambiente coorporativo”. Para os estudantes, a experiência gera independência financeira. “Muitos utilizam a remuneração como forma de investir nas mensalidades da própria graduação e até mesmo da pós-graduação”, considera.

Entre os diferenciais do programa de estágio do IPOG, destaca-se a diversidade de convênios firmados com empresas e a instituição. Além do que, a coordenação do programa acompanha individualmente cada aluno, monitorando os avanços em sala de aula e no ambiente de trabalho dos estagiários. Não é um aprendizado solto, sem acompanhamento, existe uma orientação efetiva por meio das coordenações de estágio e de cursos.

Já o professor e coordenador de estágio do IPOG, Marcos Pintaud, , ressalta que o programa trabalha à luz do que regula a lei de estágio (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008). “Possuímos um manual que orienta o estágio curricular e extracurricular, desde o processo de acompanhamento e avaliação, até a parceria com o IEL”. O coordenador assegura que a seriedade do programa no cumprimento das normas legais e o envolvimento dos alunos nas orientações para capacitação de profissionais para o mercado de trabalho resultou na conquista do prêmio. “Tudo isso está previsto e constante no Projeto Pedagógico de Curso (PPC)”. A coordenação de estágio do IPOG atende todos os dias da semana, das 17h às 18h30 e das 20h às 20h30.

Mercado

As experiências produtivas e positivas dos estudantes durante o período de estágio são critérios que exaltam a qualidade do ensino e influenciam nos resultados alcançados. No IPOG, a oportunidade oferecida aos alunos com o programa permite que eles atuem até mesmo em sua própria dependência. O destaque se dá no curso de graduação em a Engenharia Civil, onde uma aluna acompanha as obras de construção e ampliação da nova sede administrativa e estacionamento do IPOG, localizado no setor Bueno, em Goiânia.

Expectativa

Para as próximas edições do prêmio, a expectativa do professor Guizelini consiste em inscrever, além da instituição na categoria Instituição de Ensino Superior Destaque, os projetos dos alunos estagiários. “Assim, eles poderão concorrer a prêmios que, comparado a edições anteriores, podem variar de R$ 2 mil a R$ 15 mil”, acrescenta.