Home | Noticias | Notícias

Palestra “Cuidados em projetos estruturais: das edificações usuais às grandes estruturas”, será nesta quinta-feira (30), em São Luís

IPOG

Reflexão sobre a subutilização regional de sistemas de Lajes Nervuradas, Abordagem de Práticas de projetos à partir do uso de softwares comerciais, desenvolvimento da experiencia em tópicos de engenharia estrutural considerando a abordagem “estudos de casos”, e grandes estruturas de pontes serão temas abordados.

Com o tema “Cuidados em projetos estruturais: das edificações usuais às grandes estruturas”, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG / Sede de São Luís, oferece, na próxima quinta-feira (30/8), uma palestra para você interessado no ramo de engenharia civil e arquitetura. A partir das 19 horas, o engenheiro civil, Robson Lopes Pereira, professor do IPOG, mestre em engenharia civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutorando em estruturas pela UnB, abordará assuntos atuais em projetos estruturais.

“Vamos falar sobre a prática de projeto à partir do uso de softwares comerciais; a importância da avaliação do engenheiro projetista à luz da experiência de casos anteriores, bem como, sobre as grandes estruturas de pontes, relacionando práticas usuais e tendências futuras”, apontou o professor Robson.

No contexto de São Luís – MA, o professor destaca que a palestra apresentará um panorama regional.  “Daremos destaque também para a subutilização observada dos sistemas de Lajes Treliçadas, em função do tradicionalismo da laje maciça e da prática inadequada de alguns fabricantes”, afirmou. De acordo com o professor, nas edificações do Maranhão, há uma potencial mudança na construção de lajes, com a utilização de maiores vãos e cargas, sendo as lajes treliçadas (Nervuradas) uma solução econômica.

Para se inscrever na palestra aberta para alunos do ensino médio e ensino superior, o interessado deve acessar aqui e preencher o formulário de inscrição. Com experiência e atuação em construções, consultorias e projetos, com ênfase em estruturas de concreto armado e protendido, materiais de construção, processos construtivos e patologias, o Professor Robson Lopes atua com destaque nos seguintes temas: patologias das edificações, alvenaria estrutural, lajes treliçadas, laudos e perícias técnicas e avaliações. O Eng. Robson Lopes também é professor da Pontifícia Universidade Católica - PUC de Goiás e Diretor da Empresa Vetor Empreendimentos.

Quando: 30/08 às 19h

Local: IPOG São Luís – MA