Home | Noticias | Notícias

Professor do IPOG apresenta trabalho em congresso sobre Ensino de Engenharia na Espanha

O professor Denizard Freitas, da disciplina “Elementos Pré-moldados e Protendidos”, da pós-graduação em Projeto, Execução e Controle de Estruturas e Fundações, irá apresentar um trabalho no VII Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), em Burgos, Espanha, entre os dias 13 e 17 de julho. O estudo faz parte da dissertação de doutorado do professor, e trata do ensino de engenharia com foco voltado para a aprendizagem significativa.

O trabalho, intitulado “Espiral de Ensino: um método baseado na teoria da aprendizagem significativa aplicado ao ensino na Engenharia”, fala sobre a necessidade de implementar mudanças na metodologia da área, visando profissionalizar o crescente número de cursos e alunos de Engenharia no Brasil, seguindo um padrão já existente na Espanha.

Para isso, o professor propõe o uso da chamada “Espiral de Ensino”, que contempla o planejamento do conteúdo, a forma para apresentação da disciplina, avalia a aprendizagem e permite corrigir lacunas de conteúdos não assimilados pelos alunos. A Espiral de Ensino é baseada na teoria cognitiva para a aprendizagem significativa, mapas conceituais e associa a experiência de ensino com a prática de projetos.

O método foi aplicado na Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo (RS), onde o professor Denizard Freitas é docente, em 2011 e 2012, e constatou-se que um aumento significativo do desempenho acadêmico dos alunos em relação aos anos anteriores.

Simultaneamente, também ocorrerá em Burgos o V Encontro Íbero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências.

IPOG