IPOG - Revista Especialize On Line - Edição 16ª 2018/dez
Home | Revista Especialize On Line | Edição 16ª 2018/dez
Revista Especialize On Line

Edição 16ª 2018/dez

Filtrar por autor

A influência da liderança no clima organizacional e na quebra de paradigmas para mudanças organizacionais

As constantes mudanças mercadológicas têm tornado as organizações cada dia mais competitiva, levando as organizações ao aprimoramento e seus processos, através de adoção de técnicas, métodos e filosofias organizacionais. Muitas vezes essa interferência precisa ser feita também no capital humano da organização, considerando que a maneira que as pessoas trabalham interfere diretamente na organização. O clima organizacional é um dos fatores importantes na produtividade. Um clima agradável onde os colaboradores se sintam motivados pode facilitar a atuação do líder. Mas cabe ressaltar que o clima organizacional pode ser afetado pelo estilo de liderança imposta pelo líder. A pesquisa buscou conhecer os perfis de líder, como eles podem influenciar nas mudanças e quebra de paradigmas nas organizações e consequentemente no clima organizacional. O objetivo do trabalho é analisar a possibilidade da interferência do líder no clima organizacional e na quebra de paradigmas para que as mudanças organizacionais sejam implantadas, visando melhores resultados competitivos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória, visando maior respaldo teórico. Pode concluir-se que o estilo do líder afeta diretamente o clima organizacional. Suas atitudes e ações podem motivar ou desmotivar os colaboradores, afetando diretamente o clima nas organizações. Para o sucesso das mudanças necessárias em uma organização, que venham influenciar diretamente no clima organizacional, é preciso que a liderança seja coerente, comunicativa e aberta a diálogo. 

Baixar arquivo completo

Análise de manifestações patológicas em marquises com a utilização de termografia

O presente estudo trata da análise as manifestações patológicas de um conjunto de marquises de concreto armado na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, utilizando a termografia como ferramenta de ensaio não destrutivo. É muito recorrente que uma marquise apresentar manifestações patológicas, principalmente aquelas originadas por infiltrações de água, e que se não forem tratadas com responsabilidade, podem vir a provocar o colapso da estrutura. Neste contexto procurou-se responder às seguintes hipóteses: É possível identificar manifestações patológicas em marquises utilizando a Termografia? Quais os tipos de manifestações que podem ser identificadas? Há como verificar a existência de anomalias ocultas, não visiveis à olho nu? Assim este estudo tem como objetivo verificar quais são as manifestações patológicas que podem ser identificadas em um conjunto de marquises utilizando a Termografia como instrumento. Através de medições realizadas em trinta marquises de edifícios da cidade, com o auxílio de uma câmera termográfica e outros equipamentos, foram numerados e mapeados os pontos onde houveram variações das temperaturas medidas. Com auxílio de software, as imagens foram tratadas, e as temperaturas foram medidas ponto a ponto afim de encontrar a origem da manifestação. Ao final os resultados foram planilhados e graficados, apontando uma porcentagem de acerto de 100% para identificação de infiltrações e desplancamento de revestimento utilizando termografia, concluindo-se desta forma que é possível identificar com precisão estes tipos de manifestações patológicas, bem como verificar a existência de anomalias ocultas, que neste caso estiveram presentes em 80% dos casos estudados. 

Baixar arquivo completo

A luz natural como elemento de qualificação do espaço arquitetônico

Este artigo busca compreender aspectos relacionados a iluminação solar em projetos de arquitetura através do estudo de suas vantagens, possibilidades de utilização e influência na percepção do usuário. Questionam-se maneiras de se obter o aproveitamento máximo da luz natural e seus beneficios enquanto elemento de qualificação do espaço, de forma que os profissionais possam avaliar seu potencial como partido determinante nas escolhas do projeto. O objetivo deste artigo é ser uma fonte inicial de informações para arquitetos e projetistas que buscam incorporar a previsão solar no desenvolvimento de seus trabalhos, considerando-se a extensão do tema e a disponibilidade de material específico para pesquisas mais direcionadas. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica baseada em material científico (livros, revistas, artigos e teses) e através de meios eletrônicos (sites especializados). Os resultados encontrados indicam que é possível incorporar estratégias para a utilização efetiva da iluminação natural em edificações, de acordo com os objetivos do projeto e as intenções do uso do espaço com relação ao usuário final. Concluiu-se, portanto, que o adequado estudo das condições de disponibilidade de luz e da incidência solar no local de implantação, aliado a aplicação de estratégias de controle e de projeto que considerem a finalidade dos espaços e a resposta dos indivíduos, oferecem resultados positivos com relação a qualificação da arquitetura, tanto em aspectos funcionais e energéticos quanto em sua humanização. 

Baixar arquivo completo

Os principais aspectos do projeto de iluminação no design de interiores

Este artigo tem como objeto de estudo o projeto de iluminação voltado para o design de interiores. A iluminação artificial pode afetar a personalidade e a ambiência de um local. Projetos de iluminação bem feitos podem transformar ambientes monótonos e sem graça em locais agradáveis, inspiradores e até mesmo mais produtivos, dependendo do uso. A motivação deste artigo surgiu de uma dificuldade pessoal em criar projetos de iluminação de qualidade e com um conhecimento técnico bem fundamentado. Muitos profissionais da área do design e da arquitetura saem da graduação sem o conhecimento necessário para projetar a iluminação artificial de um ambiente. Para a elaboração de um projeto de iluminação de qualidade é necessário dominar alguns conceitos e características que norteiam o trabalho de um técnico em iluminação, como por exemplo, quais os tipos de lâmpadas e luminárias existentes, quais os modelos de cálculos luminotécnicos, como a luz é medida e até mesmo quais os fatores visuais que afetam a percepção humana dos lugares. Sendo assim, esses conceitos passam a ser objeto de estudo deste artigo. A metodologia utilizada neste artigo é a de pesquisa bibliográfica baseada em material científico (livros, revistas, artigos e teses) e pesquisas eletrônicas (sites). Concluiu-se que o uso correto da iluminação em ambientes não tem função apenas decorativa, mas principalmente funcional, onde através de uma boa iluminação é possível alcançar sensações como relaxamento, acolhimento, produtividade, atenção, entre outros, dependendo do objetivo da iluminação e do ambiente. 

Baixar arquivo completo

Organização da classe profissional: caminho para o aperfeiçoamento do exercício e consolidação da profissão de Design de Interiores no Brasil

O objeto de estudo da presente pesquisa é o modelo de organização representativa dos profissionais de Design de Interiores na atualidade brasileira. Apoia-se na percepção de um crescimento exponencial da atividade na última década que se faz sentir pelo aumento de profissionais atuando na área, pelo surgimento da oferta de qualificação tecnológica em nível superior e pela recente regulamentação legislativa da profissão, como fatores relevantes que apontam para a necessidade de uma melhor organização dos profissionais em torno de seu ofício. Parte da premissa que a organização da classe profissional pode ser um caminho a ser seguido para o aperfeiçoamento do exercício e consolidação da profissão de Design de Interiores no País, como importante mecanismo de promoção da pacificação de conflitos com outras atividades do setor. Neste sentido, a pesquisa busca analisar a criação de conselho para a profissão de Design de Interiores, realizando estudo subsidiado nos modelos adotados por outras categorias que atuam na construção civil, mediante revisão legislativa e bibliográfica disponível. Ao final apresenta conclusões a respeito da investigação de organização em torno da profissão que melhor represente a categoria. 

Baixar arquivo completo
212 item(ns)
Primeiro Anterior Proximo Ultimo
Revista Especialize On Line
   Facebook
   Twitter
   LinkedIn
   Google Plus
   Pinterest
   Email
Compartilhar esta página por email: