Home | Revista Especialize On Line | Edição nº 15ª 2018
Revista Especialize On Line

Edição nº 15ª 2018

Filtrar por autor

Uso de GIS e Civil 3D para a escolha de um sítio aeroportuário na cidade de Mafra - SC

A escolha de um novo sítio para implantação de um aeroporto é uma tarefa complexa que exige a avaliação de muitas variáveis, este artigo visa avaliar um método para auxílio na escolha de um novo sitio aeroportuário baseado na utilização de uma ferramenta GIS e do software Civil 3D, para teste do método foi realizada a busca de um sítio aeroportuário na cidade de Mafra, estado de Santa Catarina. A busca consistiu na identificação de possíveis locais por meio de um processo de algebra de mapas no software QGIS e posterior avaliação mais detalhada destes locais no Civil 3D estimando movimentação de terra e avaliando os obstáculos naturais existentes nas proximidades. O método provou ser uma ferramenta muito útil na escolha de sítios aeroportuários, pois permite a avaliação de varios aspéctos importantes para a escolha de um sítio mesmo antes da visita a campo. Tal metodo não elimina a necessidade de visitas tecnicas aos locais identificados, mas direciona a equipe técnica para os possíveis problemas do local a fim de possibilitar uma avaliação mais eficiente.
 

Baixar arquivo completo

Avaliação Psicológica Pericial nas Varas de Família: Comprovação da Alienação Parental no contexto da dissolução conjugal

Toda criança e adolescente tem como direito garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a convivência familiar, sendo esta saudável e benéfica para o desenvolvimento do indivíduo. Este direito fundamental previsto em lei muitas vezes não é respeitado. A Síndrome da Alienação Parental (SAP), ainda pouco conhecida pela maioria da população, viola este direito o que traz resultados drásticos para o desenvolvimento maturacional dos menores. Este artigo tem como objetivo discutir a SAP bem como as consequências para com suas vítimas e a função da Psicologia perante a estas demandas jurídicas. Desde a iminência da Lei 12.318/2010 a Psicologia passou a ter um papel importante no Judiciário, uma vez que possibilita identificar, através de perícias, a pratica da alienção parental e as consequências causadas pela mesma, além de fornecer auxílio técnico às tomadas de decisões do judiciário. Tal legislação surge como forma de divulgar esta síndrome a fim de advertir o alienador, orientar famílias, adotar medidas mais rigorosas a fim de punir o alienador abusivo e  preservar a saúde de suas vítimas. A visão interdisciplinar se tornou portanto um grande método eficaz na prevenção e combate às práticas de alienação tornando a perícia técnica obrigatória na fase processual. Foi possível constatar que quando os pais reestabelecem a relação e mantém uma convivência amigável, não usando seus filhos como objeto de vingança, a criança suporta mais facilmente a dissolução conjugal e adquire repertorios comportamentais mais salutares. Este trabalho traz a revisão bibliográfica de diversos autores importantes sobre a matéria a fim de discutir sobre o assunto e conscientizar e/ou aproximar os leitores e famílias do tema. 

Baixar arquivo completo

A crescente migração das famílias de residências unifamiliares para multifamiliares verticais no Brasil: Como resolver a problemática da falta de espaço?

A crescente migração das pessoas de residências unifamiliares para multifamiliares verticais: Como resolver a problemática da falta de espaço no Brasil em 2017.  Com a crescente demanda de apartamentos pequenos, é comum encontrarmos clientes preocupados em como conseguirão guardar todos seus utensílios, como dispor móveis herdados de familiares, onde guardar alimentos, pois não existe mais um local para dispensa, e tantos outros. E tudo isso sem tornar o ambiente “pesado”. No nosso dia a dia de arquiteta somos contratadas para ambientar apartamentos muitas vezes pequenos para uma família, para tanto, buscamos soluções como uso de alguns artifícios a fim de solucionar tais inconvenientes, aproveitando melhor o espaço em questão.  Para tais questionamentos, pesquisamos autores, sites, que estudaram a melhor forma de aproveitar os espaços em pequenos cômodos. Além de constatarmos o aumento da demanda de clientes vivendo em apartamentos. Conclui-se, portanto, a necessidade em maximizar e melhorar os pequenos compartimentos das novas residências. 
 

Baixar arquivo completo

Produtividade e custo no sistema de fôrmas: mesa voadora x cimbre convencional usadas em concreto protendido

Este artigo científico estuda a produtividade e os custos no sistema de fôrmas. Foram analisados dois sistemas construtivos bem distintos entre si, a mesa voadora e o cimbre convencional, em um canteiro de obras localizado em na cidade de Fortaleza/CE, composto de duas torres (gêmeas), com 20 pavimentos tipo cada e um edifício garagem com 12 pavimentos. A pesquisa foi estimulada pela falta de comparativo entre os sistemas de fôrmas. O objeto de estudo compreende a análise de eficiência entre os métodos aplicados, tendo sua importância agravada quando se trata de índices de relevância como a produtividade e o custo entre eles. A pesquisa de campo deu-se no ciclo de 5 dias das concretagens das lajes, analisando as dificuldades de cada sistema e atrelando ao planejamento. Os dados utilizados na pesquisa foram em sua maioria materiais e pessoas envolvidas para a montagem de cada sistema. 

Baixar arquivo completo

Questionamentos quanto as especialidades do perito judicial odontológico

Com o aumento do número de perícias nos dia atuais,  no âmbito cível , estamos nos deparando com uma situação recorrente, o questionamento, quanto a especialidade do cirurgião dentista, na sua atuação como perito judicial .Nosso objetivo nesse trabalho é discutir questões de capacidade profissional e de legalidade da atuação do cirurgião dentista como períto judicial. Para encontrarmos respostas a esses questionamentos adentramos em leis que regulamentam a atividade pericial e buscamos casos de suspeição por conta das dúvidas de especialidades.  Os resultados mostraram que esse desacordo se refere e ao desconhecimento de alguns profissionais, na área legal, com relação as  atribuições exigidas, pelo próprio Tribunal de Justiça ,para nomear o profissional. Conclui-se que as informações e divulgação das mesmas, são fundamentas para o bom entendimento  entre os juristas eperitos odontológicos.
Palavra 

Baixar arquivo completo
81 item(ns)
Primeiro Anterior Proximo Ultimo
Revista Especialize On Line
   Facebook
   Twitter
   LinkedIn
   Google Plus
   Pinterest
   Email
Compartilhar esta página por email: