Home | Revista Especialize On Line | Edição nº 17 Jul./2019
Revista Especialize On Line

Edição nº 17 Jul./2019

Filtrar por autor

Dificuldades de análise Forense em Mídias SSD

O presente estudo objetiva analisar quais as dificuldades da análise forense em mídias SSD, a fim de verificar acerca das dificuldades de busca de informação no caso de danos a unidade de armazenamento do tipo SSD. A pesquisa a ser realizada se baseará em um paradigma ontológico, ou seja, partindo da interpretação de uma realidade que será apresentada e estudada no decorrer do trabalho. Assim, a finalidade é explorar uma investigação qualitativa, analisando os conceitos e requisitos que permeiam o contexto da computação forense e da análise de dados e recuperação de informações nos dispositivos que contenham memória flash, sobretudo as mídias SSD. Ademais, serão utilizados métodos sistemáticos e explícitos para recuperar, selecionar e avaliar os resultados de estudos relevantes sobre a dificuldade da observação forense nesse tipo de mídia, de maneira geral e específica, além de reunir e sistematiza os dados dos estudos primários. Já como técnicas de pesquisas, serão utilizadas pesquisas bibliográficas, de modo que se amplie e se conheça as principais contribuições teóricas existentes acerca do tema abordado; pesquisa descritiva não-experimental, de forma a não manipular o fenômeno apresentado pelo tema; além da pesquisa exploratória, a fim de descrever as variáveis que se quer conhecer e explicar, como o estudo dos institutos da computação forense. Por fim, conclui-se que a verificação da dificuldade da análise forense neste campo de atuação, quais sejam, as mídias SSD, é de suma importância para o contexto judicial e extrajudicial e, ainda, para toda a sociedade, não apenas no meio da ciência da computação. 

Baixar arquivo completo

Utilização de concreto pré-refrigerado: Estudo de caso em blocos de fundação com grandes dimensões

O desenvolvimento imobiliário observado nos últimos anos no Brasil propiciou a execução de obras verticais cada vez mais altas, solicitando um aumento na dimensão dos blocos de fundação para suportar as elevadas cargas da estrutura nessas obras. Nesse contexto verificouse também o surgimento de manifestações patológicas nos blocos de fundação de grandes dimensões, os chamados blocos de concreto massa, sendo a mais comum a reação álcaliagregado (RAA). Alguns estudiosos verificaram outra manifestação patológica que pode surgir associada à RAA, a formação de etringita tardia (DEF). O descobrimento dessas manifestações patológicas em blocos de fundações de obras entregues na cidade do Recife-PE trouxe a preocupação em aplicar medidas preventivas para tratar essas patologias. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do uso de concreto pré-refrigerado na execução de estruturas de concreto massa, apresentando um caso real de execução de dois blocos de fundação com grandes dimensões (10,10m x 7,80m x 2,50m), pertencente a um mesmo empreendimento localizado na cidade do Recife-PE. A metodologia do trabalho consistiu em utilizar a técnica da pré-refrigeração e outras no intuito de diminuir o pico final de temperatura gerado pelo calor de hidratação do cimento, sendo monitorada a evolução da temperatura com o auxílio de termopares durante várias horas após o final da concretagem das peças até atingir o pico da temperatura. O uso do concreto pré-refrigerado e outras medidas como utilização de um concreto com baixo consumo de cimento foram tomadas no intuito de diminuir o pico de temperatura gerado pelo calor de hidratação do cimento, sendo monitorada a evolução dessa temperatura com o auxílio de termopares durante cerca de 50 horas após a concretagem das peças. O alto calor de hidratação do cimento provoca aumento de temperatura e o surgimento da DEF, diminuindo o desempenho e a segurança da estrutura. Os resultados mostram que com algumas medidas simples é possível mitigar a possibilidade do surgimento da etringita tardia e desta forma evitar fissuras em um futuro próximo devido a este fenômeno. No caso em questão, as temperaturas teóricas finais que deveriam ser na ordem de 100ºC graus, foram de 65ºC graus com a utilização do concreto pré-refrigerado, ou seja, abaixo do limite preconizado pela literatura internacional para o maior nível de prevenção.

Baixar arquivo completo

Gestão da qualidade na construção civil

A pesquisa se deu numa análise das não conformidades evidenciadas durante a execução de um empreendimento. O estudo da análise foi apercebido um número considerável de RNC (relato de não conformidade) onde a causa se deu por falha na mão-de-obra onde ação a ser tomada foi retrabalho, conseqüentemente surpresa inesperada no orçamento do empreendimento. O objetivo da pesquisa é estudar a fundo as causas apresentadas nos gráficos de fechamento das RNC,s da obra, com objetivo de sugestão de ações que poderá minimizar ou eliminar as os impactos da mão-de-obra e retrabalhos para o setor da construção civil. Os dados analisados foram coletados durante a execução de um conjunto residencial onde iremos chamar de empresa A, com início no ano de 2015 finalizado e entregue ao cliente no ano de 2017 com duração média de 2 anos de obra. O empreendimento era composto de 10 (dez) blocos de 5 (cinco) pavimentos e 4 (quatro) apartamentos por pavimento, totalizando 20 unidades por bloco e 200 unidades multifamilar num terreno de aproximadamente 10.000m² (dez mil metros quadrados). A construção possuía área total construída de aproximada 15.487,66m² com apartamentos de 58.00m² (cinqüenta e oito) com um elevador por torre, estrutura para ar condicionado, todo adaptável, área de laser, quiosques, play ground, quadra de peteca, pisina e espaço fitness. O sistema construtivo foi alvenaria estrutural com blocos de concreto, laje maciça e fundação tipo estaca escavada. O resultado da pesquisa retrata o grande elo que existe na construção civil diretamente ligada a sua cadeia produtiva desde a contratação de projetista, passando por detalhes nos projetos executivos, interpretação da equipe do canteiro de obras como engenheiro, mestre de obras e encarregados, no controle da execução dos serviços e por fim a grande entrega do produto final ao cliente. Conclui-se que um dos maiores obstáculo da construção ainda esta na mão-de-obra de execução onde o nível de técnico continua muito baixo devido as onda cíclicas do setor e método artesanal de execução que dificulta o controle da qualidade e padronização esperado por incorporadores, construtores e clientes.

Baixar arquivo completo

Solução para rede hidráulica no maior edifício residencial do Brasil (Yachthouse by Pininfarina)

O objetivo deste artigo científico é dissertar sobre uma solução inovadora para projetos e modo construtivo para instalação de sistema de abastecimento d’água com altas pressões e controle através de válvulas hidráulicas combinadas com reservatórios intermediários no maior edifício residencial em construção no Brasil. Apresentado as descrições do empreendimento, os desafios enfrentados, o plano de ação definido e as soluções adotadas. Com técnicas de engenharia de nível internacional, foi possível desenvolver os projetos hidráulicos conforme as normas brasileiras.

Baixar arquivo completo

Liderança Organizacional: Os tipos de liderança na Gestão das Organizações

Analisando as mudanças tecnológicas, sociais e culturais nas organizações as quais vivenciamos até mesmo em nosso próprio local de trabalho, notou-se um grande impacto no mercado de trabalho e no conceito direto do quesito liderança organizacional nas Empresas. Assim como existem gestão variadas existem também líderes com metodologias e visão diferentes. Este artigo comtempla estudos voltados a área de gestão administrativa e tem como objetivo apresentar os tipos existentes de lideranças na gestão das organizações as quais muitos ainda não estão fazendo uso para uma melhoria continua dentro de seu próprio ambiente de trabalho. Para o desenvolvimento do artigo a metodologia utilizada foi desenvolvida por meio de artigos, livros, sites e pesquisas bibliográficas e conta com a presença de ilustres líderes.

Baixar arquivo completo
58 item(ns)
Primeiro Anterior Proximo Ultimo
Revista Especialize On Line
   Facebook
   Twitter
   LinkedIn
   Google Plus
   Pinterest
   Email
Compartilhar esta página por email: