Home | Revista Especialize On Line | Edição nº 17 Jul./2019
Revista Especialize On Line

Edição nº 17 Jul./2019

Filtrar por autor

Avaliação da resistência à compressão axial de concreto produzido com adição de resíduos de pneus para aplicação em piso de concreto em Sinop-MT

A indústria da construção civil é considerada a maior consumidora dos recursos naturais e a maior geradora de resíduos. Mediante esta colocação se faz necessário o emprego de materiais alternativos que possam reduzir a extração de matéria-prima, como por exemplo, a utilização da borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneus. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a resistência à compressão axial do concreto produzido com este resíduo. A partir de um traço de referência, a modificação do concreto ocorreu através da substituição parcial de areia por borracha, em volume, nas porcentagens de 8%, 10% e 12%. Os resultados obtidos indicaram redução da resistência à compressão para a ordem de 77,71%, 72,16% e 62,95%, respectivamente, quando comparados ao traço sem adição do material; assim como, apresentaram maiores deformações. O concreto desenvolvido não é recomendado para fins estruturais, sua indicação é para pisos destinados a tráfegos leves e com baixas solicitações, como passeios, ciclovias, e praças públicas.

Baixar arquivo completo

A importância da Gestão dos Ativos Técnicos para o Negócio de Distribuição de Energia Elétrica no Brasil

O crescente aumento e aprimoramento dos controles regulatórios, estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, tem estimulado as distribuidoras de energia no Brasil a repensarem seus processos de gestão de ativos. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo evidenciar como o processo de gestão de ativos é importante para que as distribuidoras de energia se enquadrem nos requisitos regulatórios, maximizem seus lucros e promovam uma maior eficiência operacional. A metodologia aplicada para desenvolvimento desse trabalho tem um objetivo descritivo, com abordagens qualitativas e quantitativas, por meio de análises documentais e estudo de caso, sendo analisados sites de internet, artigos cintíficos, dissertações, teses, normativos e procedimentos regulatórios. O resultado desse estudo visa mapear a evolução das exigências regulatórias e como a gestão de ativos pode contribuir para garantir maior rentabilidade aos resultados financeiros da empresa e melhorar os níveis de qualidade dos serviços prestados. Conclui-se, portanto, que ao analisar estrategicamente o atual cenário regulatório no Brasil, bem como sua tendência de evolução, é possível minimizar e controlar os riscos regulatórios e garantir maior rentabilidade e eficiência ao negócio de distribuição de energia elétrica, por meio de uma eficiente gestão de ativos.

Baixar arquivo completo

Andreia Quintela Moreira da Costa

O presente estudo tem como principal objetivo demonstrar a importância de medidas preventivas adotadas e sua eficacia em relação à saúde e segurança do trabalho nas empresas de pesca do Distrito de Icoaraci, identificar ações que funcionam ora inibindo ou impedindo acidentes nas organizações. Realizou-se um estudo de caso nas empresas de ordem descritiva, pois se pretendeu ver a percepção dos empregadores em relação às medidas preventivas adotadas, mediante a uma pesquisa que teve como instrumento um questionário, com dez perguntas fechadas enviado por meio eletrônico e coletado de forma pressencial, identificando se as empresas realizam todas as atividades necessárias para ser ter assim um ambiente laboral que promova saúde e segurança a seus trabalhadores. Utilizou-se pesquisa bibliográfica constituída de livros, artigos cientificos, como também fontes secundárias abrangendo bibliografias já publicadas em relação ao tema de estudo. Desde modo podemos evidênciar que a realização de todos as medidas de prevenção é necessárias para o um ambiente de trabalho livre de acidentes. Após a analise dos dados coletados constatou-se que a maioria dos empregadores cumpre maior parte das ações necessárias, porém por ser um trabalho de alto grau de risco as medidas tem que ser cumpridas na integra como medida preventiva. 

Baixar arquivo completo

Planejamento tributário em um comércio varejista de calçados e vestuários

O artigo tem como finalidade realizar o planejamento tributário em um comércio varejista. Diante disso, o objetivo geral é identificar qual o melhor regime tributário com base no lucro real e/ou lucro presumido para um comércio varejista de calçados e vestuário locazalido em Garopaba/SC para o exercício de 2019. As análises promovidas neste estudo de caso foram efetuadas com base na fundamentação bibliográfica e através da análise de documentos secundários, tais como: dados contábeis disponibilizados pela empresa e legislação Federal, Estadual e Municipal. Trata-se ainda de uma pesquisa de natureza teórico-prático, com lógica de pesquisa dedutiva e abordagem com aspectos qualitativos e quantitativos, com resultado de pesquisa aplicada. Atualmente a empresa encontra-se no regime de apuração lucro real e através deste estudo foi identificado que o melhor regime tributário para o ano de 2019 será o lucro presumido, acarretando em uma redução de 13,68% somente no primeiro trimestre. Sendo assim, o planejamento tributário atualmente é uma ferramenta necessária e imprescindível para que as empresas adquiram informações adequadas para tomada de decisão. Reforçando ainda que o planejamento tributário é um procedimento licito amparado por lei, ao qual auxilia na orientação dos profissionais da área, para redução dos tributos, quando cabíveis. 

Baixar arquivo completo

Inter-relação ambiente e homem, com considerações através da Psicologia Ambiental e da Teoria de Einfühlung

Este objeto de estudo tem por finalidade discutir a interferência de um espaço construído na maneira como o ser humano se comporta. Ao mesmo tempo, historicamente as formas arquitetônicas sempre serviram para representar os sentimentos individuais ou coletivos. Buscou-se neste artigo as explicações mais aprofundadas destas interferências, e para isso, utilizou-se dos estudos em psicologia ambiental e da teoria de einfühlung. O desenvolvimento se deu através de exploração bibliográfica de artigos científicos, livros, sites da internet e anotações de aula da autora. Como resultado, concluiu-se que as formas arquitetônicas são capazes de transmitir e influenciar sensações e emoções aos seus usuários. Portanto, mesmo que subconsciente, percebe-se a relação direta da arquitetura com a psicologia.

Baixar arquivo completo
58 item(ns)
Primeiro Anterior Proximo Ultimo
Revista Especialize On Line
   Facebook
   Twitter
   LinkedIn
   Google Plus
   Pinterest
   Email
Compartilhar esta página por email: