Home | Revista Especialize On Line | Edição nº13/2017
Revista Especialize On Line

Edição nº13/2017

Filtrar por autor

Estratégias passivas para habitações na cidade de Manaus visando o conforto térmico

Especificar estratégias passivas que oriente a concepção do projeto arquitetônico de edificações habitacionais adequando as construções ao clima local. A pesquisa é direcionada para a questão climática da cidade de Manaus que está inserida na zona bioclimática 8 brasileira, de clima quente e úmido com o objetivo de solucionar na fase de concepção de projetos um bom desenho arquitetônico para o conforto térmico das edificações com baixa oneração para quem constroí.. Para chegar às estratégias foram identificadas orientações previstas na norma de desempenho 15220-3, algumas referências na norma Passivhaus, a carta bioclimática de Givoni por meio do software Analysis Bio, e literaturas da área. As observações identificadas são aplicadas na envoltória de uma edificação modelo e no entorno da mesma com o objetivo de reduzir o custo de manutenção da casa ao longo da sua vida útil, além de contribuir para uma construção integrativa com a natureza local, de forma sustentável. Concluiu-se que as estratégias contribuem para um conforto térmico de bemestar para os moradores, com significativa economia de energia, com relativo alto custo inicial sendo compensadas com a economia posterior à conclusão da construção, algumas estratégias podem ser adaptadas às edificações já existentes, e o ganho ambiental pelo uso de vegetação melhora consideravelmente a qualidade do ar e o microclima local.  


 

Baixar arquivo completo

Avaliação do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde nos Estabelecimentos Veterinários instalados no Município de São Luís/MA.

O presente trabalho fornece conceitos básicos e caracteriza o gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde em estabelecimentos veterinários localizados no município de São Luís/MA, divididos em hospitais, clínicas e consultórios abordando o manejo de acordo com a legislação vigente. A pesquisa aconteceu no período de fevereiro a abril de 2016, realizada através de visitas de campo com abordagem quantitativa e qualitativa. No universo de 24 profissionais consultados, apenas 29% dos clínicos conhecem a legislação e, dentre esses profissionais, apenas 3 estabelecimentos realizam práticas mínimas de controle do resíduo hospitalar. Em apenas 5 clínicas e 5 consultórios foi possível notar procedimentos corretos de segregação, o que corresponde a 23% e 50% respectivamente. Apenas 46% estabelecimentos veterinários utilizam as caixas amarelas descartáveis utilizando seu volume total. Já, 54% dos demais estabelecimentos, lançam os materiais perfuro-cortantes fechados junto com as fezes e pêlo proveniente do serviço de banho e tosa em sacos pretos. Ainda, em apenas uma clínica pôde-se notar que 7% utilizam garrafa PET sem qualquer identificação com o símbolo de infectante. Os únicos tratamentos evidenciados neste estudo são de 3 estabelecimentos que utilizam o serviço especial de coleta externa correspondendo 12,5% do total dos estabelecimentos. Espera-se, portanto,mudanças significativas nas práticas de manejo do lixo proveniente desses estabelecimentos.   

Baixar arquivo completo

Recuperação de Área Degradada do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos do Município de Garuva.

Este artigo trata do Centro de Tratamento de Resíduos do Município de Garuva que esta localizado no nordeste do Estado de Santa Catarina com 17.134 habitantes. O Municipio possui um Centro de Tratamento de Resíduos para a destinação de todo o resíduo sólido urbano coletado. A responsabilidade de Gestão do Centro de tratamenro é da Prefeitura Municipal de Garuva, o qual acabou se tornando um lixão á céu aberto, com isso houve a intervensão do Ministério Público no ano de 2003, que expediu uma ordem de desativação e recuperação da área do Centro de Tratamento de Resíduos. Foi então elaborado e executado o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que consiste em um sistema de drenagem do percolado (chorume), sistema de drenagem superficial, sistema de drenagem de gás, tratamento do percolado, monitoramentoque  é realizado a cada trimestre coletadas de amostras dos poços de monitoramento e mandado para análise em laboratório, recuperação da vegetação nativa e destinação correta para os resíduos sólidos urbanos do município de Garuva. 

Baixar arquivo completo

Sistema condominial como solução para universalização do esgotamento sanitário do Distrito Federal

O objetivo deste trabalho visou fazer uma analise da necessidade de implantação de um sistema de esgotamento sanitário alternativo e eficiente no Distrito Federal, que atendesse as novas demandas habitacionais com os recursos financeiros disponíveis. O sistema condominial chega a custar metade do que custaria um sistema convencional de esgotos nas mesmas circunstâncias e atende aos mais exigentes padrões de qualidade e eficiência requeridos aos sistemas de saneamento. Oferece instrumentos para que o serviço possa ser prestado a toda a população e com os mesmos padrões gerais de qualidade e eficiência. Atualmente a falta de participação social é um dos fatores do insucesso de inúmeros projetos e programas de saneamento no mundo todo. O modelo condominial incorpora participação comunitária ao processo de equacionamento dos problemas de saneamento, empregando um método de mobilização social bastante objetivo e prático permitindo a viabilização da implantação e operação do empreendimento, o desenvolvimento da cidadania e a educação sanitária.As menores profundidades, o traçado mais enxuto e os componentes otimizados da rede condominial facilitam a construção e posterior operação do sistema e permitem a inclusão dos usuários nos processos de construção. A descentralização proposta no modelo condominial confere grandes flexibilidades de implantação da solução, tornando possível o atendimento gradual e progressivo da cidade, de acordo com as prioridades locais e na medida da disponibilidade dos recursos.Por ter grande adaptabilidade, pode ser aplicado com vantagens em praticamentequalquer situação em que um sistema coletivo de saneamento tenha que ser utilizado. Sendo assim, quanto maior as dificuldades econômicas, urbanística, topográficas e culturais, maiores as vantagens do sistema condominial. 

Baixar arquivo completo

A avaliação psicológica no contexto de orientação profissional para adolescentes

Esse artigo aborda o papel da avaliação psicológica no processo de orientação profissional para adolescentes no momento atual. O questionamento que deu origem a pesquisa é compreender quais são as estratégias em avaliação psicológica que os psicólogos mais utilizam para o processo de orientação profissional com adolescentes? O objetivo geral da pesquisa é identificar as estratégias em avaliação psicológica utilizadas com o público adolescente. O método adotado foi o de pesquisa bibliográfica através de artigos científicos disponíveis na internet em sites específicos levando em consideração a relevância temática e a cientificidade do material coletado e sua relevância para o tema proposto aqui. Os resultados encontrados indicam que existem algumas formas de realizar a orientação profissional, mas em geral a avaliação psicológica e suas ferramentas tornam-se indispensáveis para o sujeitoavaliado, pois possibilita um maior aprofundamento, autoconhecimento e direcionamento. Conclui-se que o processo de orientação profissional envolve o empenho do psicólogo enquanto ético e comprometido com o bem-estar do adolescente e que este possa ter subsídios suficientes através do processo de avaliação psicológica para a tomada de decisão e escolha de seu futuro profissional.  

Baixar arquivo completo
74 item(ns)
Primeiro Anterior Proximo Ultimo
Revista Especialize On Line
   Facebook
   Twitter
   LinkedIn
   Google Plus
   Pinterest
   Email
Compartilhar esta página por email: