Formação de Professores na Era da Complexidade

A Especialização em Formação de Professores para a Complexidade propõe o inadiável diálogo entre a ciência e outros conhecimentos do mundo. Problematiza a Educação formal que, predominantemente, é ancorada na fragmentação disciplinar e na superespecialização da ciência e por assim dizer se descuida da formação de cidadãos para a vida. O descompasso entre o avanço tecnológico e as ciências humanas repercute, irremediavelmente, na incomunicabilidade entre distintas áreas do conhecimento e na sua incapacidade para religar o tema e seu contexto, seu entorno. Todo conhecimento implica multiplicidade de experiências e saberes: isso constitui o processo vital de todo sujeito. Religar a diversidade dos saberes e compartilhá-los é a principal proposta de uma educação para a complexidade. O exercício do pensamento complexo se apresenta como aposta ética, epistemológica e uma estratégia cognitiva para compreender a complexidade dos fenômenos do mundo.

O Professor é o mediador entre os saberes e suas múltiplas aplicabilidades. É necessário, portanto, instrumentalizá-lo para que possa tramitar de forma transversal e interdisciplinar compreendendo as mais variadas demandas do ser humano em uma sociedade complexa. Trata-se, portanto, de um efetivo posicionamento da Educação frente à uma compreensão profunda do sujeito. Um Professor que possuirá uma capacidade de olhar para o aluno, não em sua abordagem etimológica como o “sem luz”, mas vê-lo em sua essência. A aprendizagem é um fantástico movimento que a maioria dos Professores não estão aptos a ver, pois estão demasiadamente envolvidos com ações que são de outra ordem.


Quero Saber Mais

O que você irá aprender?

Elementos que orientarão o profissional que atua em atividades educacionais a se comportar e tomar decisões em uma sociedade que demanda um olhar atento a novos comportamentos, atuando conforme a abordagem Freiriana “discurso molhado de prática vivida".

Apresentar aos Professores, Coordenadores, Diretores e outros segmentos que de formas específicas trabalham com a Educação, um novo olhar para o exercício pleno de suas atividades e que atualmente possuem demandas complexas. Trata-se, portanto, da instrumentalização de profissionais da educação e áreas afins com ferramentas que permitam a compreensão de cenários educativos que vão para além da sala de aula, abordagens que ultrapassem os elementos cognitivos tramitando na essência humana em uma perspectiva sistêmica pautada em valores humanos e éticos.

Para quem é esse curso?

Professores da Educação Básica e Superior, Coordenadores e Diretores de Escolas, Psicólogos e Terapeutas Educacionais;

Graduados com interesse de atuar em áreas da Educação ou atividades educacionais.

Formação Curricular

Metodologia IPOG Blended Learning

- Fórum de dúvidas: canal de comunicação mediado pelo professor do módulo, para que o aluno possa postar suas principais dúvidas antes da realização do módulo presencial.

O Blended Learning é uma modalidade de ensino que representa o futuro da educação superior e já é utilizada em instituições renomadas de todo o mundo.

IPOG Blended Learning tem uma carga horária total de 432 horas/aula, divididas em 10 módulos presenciais e atividades complementares extra classe realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

As aulas presenciais ocorrem em apenas um fim de semana por mês e foram estruturadas para facilitar a rotina de profissionais que dispõem de pouco tempo para se manterem atualizados e que buscam capacitação com qualidade e praticidade.

Nesses encontros, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os melhores especialistas da área, que vivenciam no mercado o que ensinam em sala de aula. As atividades são práticas e envolvem estudo de cases temáticos que estimulam o aprendizado, tornando-se ainda mais produtivas a partir do compartilhamento e a troca de experiências com outros profissionais.

etapa de atividades complementares extra classe podem ser composta por:

Webconferência: evento virtual com duração média de 1 hora, em que são apresentados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e leituras que devem ser realizadas antes da aula presencial, a fim de promover interação entre o professor e os participantes do módulo.

Atividade prática: aplicada previamente ao módulo presencial para que o participante possa vivenciar os seus conceitos essenciais.

Conteúdo de estudo prévio: preparação do aluno, tanto para os conceitos essenciais que serão abordados em sala de aula, quanto para a realização da atividade. Os conteúdos serão apresentados na forma de vídeos, slides, e-books, aplicativos, entre outros materiais complementares.  


Coordenação

GLÁUCIA YOSHIDA: Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Educação Escolar Brasileira. Especialista em Docência Universitária: Formação e Vivência (UNIVERSO). Especialista em Psicanálise e Inteligência Multifocal (Faculdade Michelangelo), MBA em Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva (IPOG). Graduada (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás. Editora chefe da Revista Especialize On-line IPOG. Coach (Internacional Coaching Pensamento & Ação); Formação em Practitioner de Programação Neolinguística - PNL (INAP); Formação em Constelação Familiar (IBHBC); Qualificada MBTI® (Fellipelli); Formação em Neurocoaching (MindMax); Formação em Educação Sistêmica IDESV); Curso de Extensão Master Mind pelo Instituto de Albuquerque; Curso Abordagem Disney para excelência empresarial pelo Institute Disney. Curso realizado em Orlando (EUA) sobre a Estratégia da Magia: A Busca Da Excelência com Foco em Resultados, pelo IDEPRO/INSTITUTO DISNEY. Professora de graduação e pós-graduação. Experiência em Gestão Educacional e Formação de Professores com 30 anos de Educação Superior.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Salvador , Santarém , Santos , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória