Marketing Digital

O ambiente digital - que já faz parte do dia a dia das organizações e da vida dos indivíduos - tem trazido impactos significativos em todos os setores da economia e, principalmente, na forma como interagimos com toda a cadeia produtiva à qual estamos inseridos. Por outro lado, o consumidor digital demanda novos modelos de interação e negócios.

Neste contexto, o Marketing também está passando por uma revolução, com novas tecnologias, ferramentas e formas de atuação. O orçamento de Marketing nas empresas tem migrado do offline para o online/digital, onde as premissas e ferramentas são diferentes. Aqui, as mídias sociais, o contexto, os mecanismos de busca, modelos de atração de cliente na internet e conteúdo se tornam ainda mais importantes. Empresas lançam plataformas digitais e e-commerce para atender à nova demanda do consumidor.

As empresas precisam então se estruturar para lidar com os novos canais de comunicação, bem como com a grande quantidade de dados que são captados e usados para atrair e reter clientes.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Curso prático, focado em instrumentalização operacional e em ferramentas;

- Corpo docente internacional, no mínimo 50% composto por Mestres ou Doutores;

- Coordenadores renomados e com vasta experiência prática e acadêmica;

- Palestrantes internacionais convidados ao longo de todo curso;

- Ferramentas e metodologias atualizadas utilizadas pelos principais players digitais do mercado;

- Formação de alunos preparados para o mercado de trabalho em agências ou em empresas;

- Um curso dinâmico e ao mesmo tempo robusto, focado no essencial para o “pulo” inicial do jovem profissional.

O que você irá aprender?

- Tornar-se líder de projetos e Gestor de Marketing e no ambiente digital;

- Tornar-se Gestor capacitado para melhoria de desempenho individual e das empresas, potencializando competências em Marketing Digital;

- Ferramentas e conteúdos atualizados e de qualidade para profissionais e Gestores que fazem a diferença nos resultados da empresa e desejam ampliar seu autoconhecimento. 

Para quem é esse curso?

- Recém-graduados que querem focar suas carreiras no digital;

- Profissionais que já atuam no marketing e comunicação, mas têm pouca experiência profissional no digital e precisam se especializar nesta área;

- Pessoas que querem empreender especificamente na área Digital;

- Alunos provenientes de áreas como Jornalismo, Publicidade, Marketing, Comunicação, Digital, TI e Design, que desejam compreender os aspectos técnicos, operacionais e ferramentais do “Digital” para uso imediato e inicial em suas carreiras.

Formação Curricular

Metodologia IPOG Blended Learning

O Blended Learning é uma modalidade de ensino que representa o futuro da educação superior e já é utilizada em instituições renomadas de todo o mundo.


O IPOG Blended Learning tem uma carga horária total de 432 horas/aula, divididas em 10 módulos presenciais e atividades complementares extra classe realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.


As aulas presenciais ocorrem em apenas um fim de semana por mês e foram estruturadas para facilitar a rotina de profissionais que dispõem de pouco tempo para se manterem atualizados e que buscam capacitação com qualidade e praticidade.


Nesses encontros, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os melhores especialistas da área, que vivenciam no mercado o que ensinam em sala de aula. As atividades são práticas e envolvem estudo de cases temáticos que estimulam o aprendizado, tornando-se ainda mais produtivas a partir do compartilhamento e a troca de experiências com outros profissionais.


A etapa de atividades complementares extra classe podem ser composta por:


- Webconferência: evento virtual com duração média de 1 hora, em que são apresentados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e leituras que devem ser realizadas antes da aula presencial, a fim de promover interação entre o professor e os participantes do módulo.


- Atividade prática: aplicada previamente ao módulo presencial para que o participante possa vivenciar os seus conceitos essenciais.


- Conteúdo de estudo prévio: preparação do aluno, tanto para os conceitos essenciais que serão abordados em sala de aula, quanto para a realização da atividade. Os conteúdos serão apresentados na forma de vídeos, slides, e-books, aplicativos, entre outros materiais complementares.


- Fórum de dúvidas: canal de comunicação mediado pelo professor do módulo, para que o aluno possa postar suas principais dúvidas antes da realização do módulo presencial.



Coordenação

ANDRE GILDIN: Apaixonado por Inovação e Tecnologia. Executivo sênior com mais de 20 anos de experiência em Multinacional, Professor e Palestrante. Vivência internacional e experiência como Consultor Sênior na América Latina, Ásia, Europa e EUA. Sócio-fundador da RKKG Consulting, executando projetos de Estratégia, Transformação Digital, Inteligência Competitiva, Tecnologia e Internet das Coisas. Atuou como Diretor da Ericsson na América Latina, responsável pelas áreas de Inteligência e Desenvolvimento de Negócios, Inteligência do Consumidor, Estratégia e Marketing Estratégico. Professor convidado de MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordenador de curso MBA no IPOG. Sócio da Startup AgTech. Coordenador do Grupo de Redes e Tecnologia da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Formado em Engenharia Eletrônica e Mestre em Administração pela FGV, com cursos de extensão em Administração na Universidade NOVA de Lisboa (Portugal); Empreendedorismo e Startups na Universidade Technion (Israel); e Leadership and New Business Reality na Boston University. 

NINO CARVALHO: Um dos pioneiros e mais respeitados profissionais do Mercado Digital do Brasil, Nino possui 20 anos de experiência na área, tendo ocupado posições de destaque em projetos executivos e acadêmicos no Brasil e no estrangeiro. Seu portfólio e experiência incluem marcas de renome internacional, com muitos projetos realizados no âmbito de toda América Latina. Atuou em projetos em 30 países. Desde 1998 atua como Palestrante e Docente, tendo ministrado mais de mil cursos, workshops e palestras no Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Reino Unido, Portugal e Hong Kong. É Jornalista, Doutorando em Mídias Digitais pela Universidade do Porto (Portugal) e University of Texas (Austin, EUA), Mestre em Administração pelo IBMEC, e pósgraduado em Marketing e Estratégia pelo Chartered Institute of Marketing (CIM, UK). Criou e coordenou o primeiro MBA em Marketing Digital do Brasil (2008). Criou e coordenou o maior programa de pós-graduação em Marketing Digital da América Latina (FGV 2010-16). É Coautor de quatro livros, além de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Contribui regularmente com matérias para veículos como Exame, Época, Estado de Minas, O Globo, Deutsch Welle, America Economia, Consumidor Moderno, Mundo do Marketing, Estado de São Paulo, UOL, Terra, Valor, Globo News.

Corpo Docente

ANA AMELIA MENNA BARRETO

Advogada especialista em Direito Digital. Mestre em Direito. Docente da FGV há 15 anos e em outras Pós-Graduações (Puc-Rio, UCAM, IPOG) em disciplinas relativas ao Direito Digital. Palestrante e autora de trabalhos jurídicos. Consultora jurídica em certificação digital e proteção de dados. Membro do Conselho Jurídico e Estratégico da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

ANALICE VALDMAN

Doutoranda em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (PT), mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Palestrante no Brasil e em países como Portugal, Espanha, Itália, Argentina e Chile.

Atualmente é Gerente de Recursos Humanos na Companhia Municipal de Energia e Iluminação – RIOLUZ. Já foi professora de graduação na UFRJ e do MBA de Recursos Humanos da UFF. Também já atuou como consultora, atendendo grupos como FMC tecnologies, Accor Hotels, Legion Holdings e Shell Brasil Petróleo Ltda.

ANDRE GILDIN

É idealizador e Coordenador Acadêmico do IPOG, à frente dos programas: MBA em Digital Business Strategy, Pós-Graduação em Marketing Digital, Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Agências e Consultorias. Leciona, ainda, em diversos cursos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em todo o Brasil.

Atuou como VP da Ericsson Telecomunicações para a América Latina, responsável pelas áreas de Inteligência e Desenvolvimento de Negócios, Inteligência do Consumidor, Estratégia e Marketing Estratégico.

Vivência internacional e experiência como consultor sênior na América Latina, Ásia, Europa e EUA. Formado em engenharia eletrônica pela FEI e Mestre em Administração pela FGV. Cursos de extensão em Administração na Universidade NOVA de Lisboa (Portugal); Empreendedorismo e Startups na Universidade Technion (Israel); Leadership and New Business Reality, na Boston University (Estados Unidos).

É, ainda, membro ativo de diversas Câmaras de Comércio entre o Brasil e países como Dinamarca, Suécia, Noruega e Alemanha. Atua também como Professor Convidado do Instituto Europeu de Gestão (IEG) na área de Tecnologia e Negócios.

Sócio de startup “AgTech” com participação em atividades na América Latina e Índia. Mentor de alunos no programa de mentorado da FGV para suas escolhas profissionais. Mentor de startups em aceleradora – Merkaz.

ANDREI SCHEINER

Pesquisador, consultor, palestrante e professor nas áreas de transformação digital, marketing, branding, CX/UX, inovação e gestão de projetos ágeis. Fundador e consultor estratégico da Metodik Consultoria e Capacitação, possui vinte anos de experiência profissional acumulada nas áreas de transformação e negócios digitais na Cognizant, user experience (UX) na Critical Mass, inovação e novas tecnologias da Estácio Participações, consultoria estratégica e gestão do conhecimento da TerraForum/Globant Brasil, branding e marketing digital do British Council, entre outras organizações.

Desenvolveu e liderou projetos para clientes de diversos setores e portes, como Vale (Brasil e Canadá), Diários Associados, Endesa Brasil, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Embratel, Bradesco, Fundação Roberto Marinho, Petrobras, Grupo AMAGGI, Fiocruz, ICOM/UNESCO, Infoglobo entre outras organizações.

É professor convidado em cursos executivos e de pós-graduação em diversas cidades do país. Acumula quinze anos de experiência docente e de coordenação em cursos de graduação e pós-graduação de publicidade, jornalismo e marketing em diversas instituições de ensino.

É Mestre em Comunicação Social (PUC/RJ), Especialista em Marketing Digital (ESPM/RJ) e Publicitário (ESPM/RJ). Foi finalista do Prêmio ABCOMM de Inovação Digital 2018, na categoria Profissional de Mídias Sociais.

BRUNO RODRIGUES

Consultor e professor, especialista em Informação para a Mídia Digital e Padronização de Informações, autor do primeiro livro sobre Webwriting em língua portuguesa, 'Webwriting - Pensando o texto para a mídia digital' (2000), e de suas sequências, 'Webwriting - Redação & Informação para a Web' (2006) e ‘Webwriting – Redação para a Mídia Digital’ (2014). Produziu para o Governo Federal o padrão brasileiro de redação online, 'Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web' (2010), e atualmente prepara um novo livro, desta vez sobre UX Writing (2019). Em dezoito anos já prestou consultoria e ministrou treinamentos em Webwriting, UX Writing e Arquitetura da Informação para quase 60 empresas do Brasil e do exterior.

CESAR PAZ

Empreendedor serial, engenheiro e mestre em design estratégico, já trabalhou com estratégia digital para as principais marcas do mercado brasileiro incluindo Bradesco, Toyota, GM, Natura, Nestlé, Rio2016, Vale, Embraer, C&A, entre outras.

É um dos fundadores do movimento coletivo “Porto Alegre Inquieta”.

Foi também fundador da AG2 Publicis, fundador e ex-presidente nacional da ABRADi (Associação Brasileira de Agentes Digitais).

Sócio e mentor das seguintes empresas: Alright, Eyxo, Zeeng, DEx01, Mosh e Delta. Foi curador do Festival de Interatividade e Comunicação nos anos de 2016, 2017 e 2018. Como palestrante já falou em diversos eventos incluindo TEDx e SXSW.

Foi eleito pela plataforma Proxxima um dos 10 profissionais mais inovadores do mercado brasileiro. Por fim, é também colunista da radio Band News e professor da Unisinos.

CLAUDIO MOREIRA

Atua há 19 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios, tendo capacitado mais de 35.000 pessoas em empresas como Shell, Bob´s, Motorola, Petrobras, Ambev, Raízen, Petros, Extra Eletro, Supermercados Mundial, Nasajon Sistemas, Mongeral Aegon, Anadarko Petroleum, entre outras. Desenvolve projetos nas áreas de desenvolvimento de Cultura Organizacional, formação de equipes de varejo e conveniência, atendimento a clientes em situações de crise, liderança para equipes de atendimento e vendas e mudança de comportamento para melhorar a experiência do cliente. Administrador com MBA em Marketing pela FGV e Senior Service MBA pelo IBMEC. Mestrando em Tecnologia Educacional na Unicarioca.

EDU COSTA

Mentor de negócios, consultor e palestrante, é especialista em Marketing Digital e Vendas Online. Nos últimos 6 anos, vem ajudando empresários e gestores de todo o país a aumentarem suas vendas com estratégias digitais, tendo participado de  projetos para clientes como Samsung, Club Med, Rede Globo, Resultados Digitais, Rock Content, Superlógica, Banco Inter e tantos outros.

FÁBIO ROBERTO BORGES

Doutor em Administração - Área Mercadologia e Administração Estratégica - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração - Área Mercadologia e Administração Estratégica - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Atua como Gestor de Projetos Internacionais na área de Otimização da Conversão na empresa Supersonic, filiada ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), onde já foi responsável por projetos de empresas clientes como TOTVS, 99, Grupo Somos, Grupo Ânima, Samba Tech, Rock Content, Universidade Fumec, Resultados Digitais, entre outros.

Possui experiência docente em nível de graduação nos cursos de Administração e Comunicação Social, tendo sido Professor Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, onde lecionou disciplinas na área de Mercadologia. Possui também experiência docente em nível de pós-graduação lato sensu, atuando como Professor de Pós-Graduação do Centro Universitário Una, onde leciona disciplinas relacionadas à área de Marketing Digital, Cibercultura e Inovação em Negócios Digitais.

Desenvolve pesquisas interdisciplinares nas temáticas de Comportamento do Consumidor e Sistemas Informação, tendo produzido relatórios e artigos em tópicos como Sistemas de Recomendação, Marketing Viral, Algoritmos Genéticos, Comércio Eletrônico, Advergaming, Mídias Sociais e Web Analytics.

FÁBIO FLATSCHART

MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e possui especialização em Criação Visual e Multimídia.

Mais de 20 anos de experiência em interagir com equipes multidisciplinares, adquirida através de sólida formação em tecnologia, comunicação e marketing.

Sócio da Flatschart Consultoria LTDA empresa com as quais participa do desenvolvimento e implantação de soluções de tecnologia e capacitação para grandes empresas como Instituto TIM, Editora Moderna, Editora Pearson, Adobe e Senac.

JACQUES CHUEKE

Jacques é especialista em UX (User Experience) e UI (User Interface) para mobile, web e bespoke software (software sob medida). Atualmente ministra aulas na PUC-Rio (Depto de Artes e Design), Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Instituto Infnet (ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital) com foco no desenvolvimento do UX (sitemap, wireframes) e UI (layout e protótipos interativos) de produtos digitais diversos e o UT (User Testing) desses artefatos - visando os melhores resultados sob o ponto de vista do produto e do UCD (User-Centred Design, design centrado no usuário).

Atuou em campo profissional em Londres, a citar: Foi consultor de design no desenvolvimento de sistema em mesa de toque para o Banco Barclays (2014), o Asset Management System (comparação de investimentos). Foi QA (Quality Assurance) na WIPRO Digital Division (2014-15). Foi também consultor na ‘Hangout’, Incubadora de empresas da CASS Business School (2013-14). Participou em vários projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Interação da City University London (2010-2014) e trabalhou como assistente de ensino em tutoriais para vários módulos em HCI no mestrado em Human-Centred systems (2012-13). Em seu tempo no Brasil, foi supervisor de mídia digital na Quality Software, RJ, Brasil, (2006-2008), no ‘Cadê?, Aqui!, ‘StarMedia do Brasil’ (2000-2002), e designer de UI na ‘Lokau.com’ (1999-2000).

Jacques Chueke tem PhD pela City University Londres, UK, Centre for Human Computer Interaction Design, Faculdade de Informática (2010-2016). Seu PhD foi patrocinado pela CAPES (Ministério da Educação, Brasília, Brasil). Pós graduação pelo Centro i-DAT, Faculdade de Artes da Universidade de Plymouth, UK (2009-2010), e MSc. em Design, PUC-Rio (2003-2005). É pós graduado em Usabilidade de Interfaces, Ergonomização da Interação Homem-Computador, CCE PUC-Rio (2002).

JOÃO MIGUEL LOPES

Docente no ensino superior em mestrados e pós-graduações na Universidade Europeia (IPAM-IADE) e Universidade Portucalense nas áreas de Marketing Digital, Digital Branding, Webcopy e Transmedia Storytelling.

Formador e consultor nestas áreas, acumulando mais de 18 anos de experiência a trabalhar em agências de marketing e comunicação, no desenvolvimento de campanhas de ativação de marcas no meio digital online.

Frequenta o Programa Doutoral em Media Digitais da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa em colaboração com a U. Texas em Austin, investigando o processo de comunicação entre marcas e Geração Z, quando utilizada uma estratégia com base na narrativa transmedia.

JOSÉ CHAVAGLIA NETO
Doutor em Métodos Quantitativos e Mestre em Gestão Empresarial pelo Instituto Universitário de Lisboa ISCTE/IUL. M.B.A – em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Especialista em Controladoria e Finanças pela FCETM-MG. Graduado em Economia pela Universidade da Amazônia. Participad de pesquisas no programa de Pós-Doutorado em Economia na EESP/FGV. Professor de marketig turístico da Univesiade Europeia, Lisboa. Professor convidado do Programa FGV Management nos cursos de curta duração e MBA. Professor convidado no Mestrado em Neuromarketing na Florida Christian University, Orlando-EUA. Consultor de empresas e palestrante nas áreas de Neuromarketing, Neuroeconomia, Inovação, Estratégia de comunicação em Marketing. Autor dos livros “sucesso profissional”, “energia solar como vantagem competitiva”, “Neuromarketing” e “Neuroeconomia”. Além de diversos artigos sobre negócios no Brasil e no exterior. É membro do conselho editorial do International Journal of Latest Trends in Finance and Economic Sciences, no Reino Unido. Membro da Associação Mundial de Neuroeconomia (Society for Neuroeconomics) e da Sociedade Brasileira de Econometria.

JORGE CUNHA

Fundador e Sénior Partner da IT Tech BuZ, consultora especializada em projetos e prestação de serviços de Corporate Analytics & Metrics relacionados com a indústria digital.

Possui uma extensa experiência na formação, consultoria e implementação de projetos associados à componente de análise e medição do Marketing Digital.

Graduado pela University of British Columbia com o diploma de "Achieving Award of Web Analytics “é ainda certificado pela Google Analytics Academy em “Analytics Individual Certified” desde 2010.

Orador convidado em vários seminários, conferências e workshops na abordagem do tema específico da medição do Marketing Digital e melhores práticas de análise e monitorização.

Docente convidado na Universidade Europeia para o módulo Google Analytics Lab e Clickstream Analysis, inserido no Executive Master em Digital Marketing.

Nos seus mais recentes projetos nesta área, tem vindo a liderar e partilhar conhecimento com diversas empresas, marcas e organizações, nomeadamente: ANACOM, Brisa, Via Verde, Media Capital Digital, BMW, Montepio Crédito, Hyundai, Prosegur, entre outras.

KLEBER PINTO

Jornalista pela PUC-SP, Master em Jornalismo Digital pela Universidade de Navarra, na Espanha, especialista em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos pela ECA-USP, e mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Experiência de mais de 15 anos em projetos multimídia, curadoria e gestão de conteúdo para ambientes virtuais, inbound marketing e mídias sociais. É palestrante e facilitador sobre os temas comportamento digital, transformação digital, automação de marketing, clientividade, e professor da disciplina de gestão de mídias sociais e conteúdo nas faculdades FAAP-SP, Unicesumar e Unopar. É especialista convidado do YouTube para os workshops de Diversificação de Receitas e Branded Content da plataforma no Brasil e também sócio-fundador da agência de comunicação midiaria.com, onde é diretor de estratégia digital e comunicação.

LEANDRO DAVICO

Mestrando em Criação e Produção de Conteúdos Digitais pela UFRJ, MBA em Marketing Digital pela FGV e graduado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Tem vasta experiência na produção de conteúdo para grandes marcas, como P&G, Petrobras, Souza Cruz, British Council, BM&F Bovespa, Shell Iniciativa Jovem, Fetranspor e Canal Brasil. Atualmente é consultor na EduConteúdo e professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e da ECO/UFRJ (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

LEONARDO VIANA

Doutorando em Psicologia Social (Estudo de Inteligência Coletiva na web, mkt digital e a experiência do usuário - UX). pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Doutorado sanduíche Espanha - Universidade Autônoma de Barcelona. Mestre em Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Pós graduado em Estratégia e Gestão e com formação em Desenho Industrial.

Hoje atua como consultor e pesquisador de Marketing Digital, UX e novos produtos digitais. Com ampla experiência em projetos de grande porte, estratégia e gestão de marketing digital. Tendo trabalhado em diversos projetos nacionais e internacionais para empresas como BNDES, Americanas.com, JBS, Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), Academia Internacional de Cinema (AIC), AIESAD (Associação Ibero-americana composta por 14 países), MHW (Xerox do Brasil), Apex International, Governo do Estado dentre outras. Também professor universitário em cursos de pós graduação em instituições prestigiadas no Brasil.

LETÍCIA BADE

Com mais de 20 anos tem forte experiência no desenvolvimento e otimização da presença online, planejamento e gestão de soluções digitais para empresas como Petrobras, Souza Cruz, TIM Brasil, GSK, CAIXA SEGUROS, Fundação Roberto Marinho e BrasilBrokers com foco na geração de valor.

Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA na Fundação Getúlio Vargas do RJ e Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

LETICIA CAMARGO

Atua como planejadora financeira pessoal e empresarial, professora de finanças e palestrante. Hoje é Embaixadora da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) no Rio de Janeiro. Participa também como voluntária nas Comissões de Relacionamento com Associados e de Conscientização Financeira da Associação.

É certificada CFP, cursou MBA em Finanças pelo IBMEC e é graduada em economia pela PUC-Rio. Recentemente fez um curso de especialização em Introdução à Psicologia Econômica na FIPECAFI – SP e outro em Irrational Behavior na Duke University.

Possui mais de 20 anos de experiência profissional em Instituições Financeiras, tendo sido sócia do Family Office Taboaço, Nieckele e Associados Gestão Patrimonial e da Ativa Corretora e trabalhado em Instituições Financeiras de renome como Icatu, Anbid (atual Anbima) e BBM. Além de ter atuado cinco anos como gestora à frente de empresas no setor de Educação e Vestuário.

Experiência nas áreas de: Treinamento e Capacitação, Planejamento Financeiro, Wealth Management, Alocação Estratégica de Portfólio, Análise de Operações do Mercado de Capitais e Análise Macroeconômica.

LUCIANA SALGADO

Consultora de Marketing Digital. Professora no MBA de Marketing Digital na Fundação Getúlio Vargas. Criou o curso de Gestão de Campanhas Políticas na Internet para o FGV Management e, também, ministra os cursos de Marketing nas Mídias Sociais e Marketing Interativo em conveniadas da FGV em todo o Brasil.

Durante oito anos trabalhou na TV Globo, onde ocupou os cargos de pós-produtora e editora de texto. Ao longo do processo eleitoral de 2010, prestou consultoria para candidatos proporcionais do Rio de Janeiro. Em 2012, atuou como Coordenadora de Marketing Digital da campanha eleitoral de Arthur Virgílio Neto, eleito Prefeito de Manaus. Em 2014 coordenou a campanha da Senadora Ana Amélia Lemos ao Governo do Rio Grande do Sul Em 2016 e em 2018 prestou consultoria para diversas campanhas políticas.

Experiência em desenvolvimento de projetos, ações e planejamentos estratégicos na área online para organizações como: IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Focus Têxtil, Fundação Milton Campos, Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, entre outros.

Capacitou profissionais em diversas cidades do Brasil nas áreas pública e privada. É referência nacional em campanhas políticas na internet e contribui com matérias para diversos veículos da mídia nacional.

LUÍS MADUREIRA

É Managing Partner e Founder da ÜBERBRANDS, uma boutique de consultoria estratégica que suporta organizações a navagar com sucesso o ambiente competitivo. Previamente Global Competitive Intelligence Practice Lead da Ogilvy Consulting, possui uma vasta experiência em Consultoria e Bens de Grande Consumo - Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, e Heineken, onde desempemnhou funções de liderança em Inteligência Competitiva, Estratégia, Marketing, e Vendas, quer a nível local e global. CI Fellow, o maior reconhecimento em Inteligência Competitiva atribuído pelo Council of CI Fellows. É Chairman do SCIP Portugal Chapter, e Palestrante e Professor a nível internacional. Autor do SMINT, a primeira abordagem de Inteligência Competitiva em tempo-real, assim como do INNOVaction, um programa de inovação total. Licenciado pela NOVA School of Business & Economics em Economia e certificado com o CIP-I & II pela FGH Academy of Competitive Intelligence. Doutorando na NOVA Information Management School em Gestão de Informação - Sistemas de Informação e Suporte à Decisão.

MARCEL AYRES

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom – UFBA). Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Interações Sociais, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua há 10 anos como Estrategista e Gestor de Comunicação e Marketing Digital, atendendo clientes como O Boticário, Samsung, Governo da Bahia, Prefeitura de São Paulo, M. Dias Branco, Grupo Laureate, Vinci Airports, GM, entre outros. Fundou e dirigiu empresas especializadas no segmento, tais como a PaperCliQ Comunicação e Estratégia Digital (2009 – 2014), a SOMMAR Social Media Marketing (2012 – 2014) e a COM Inteligência Digital (2014 – 2017). Desde 2018, atua como consultor de Marketing Digital e Business Intelligence no Grupo Engenho. Sócio da consultoria Hackel, especializada em Marketing Conversacional e Educação. É professor em instituições de ensino superior em diferentes estados no Brasil: UFBA (BA) Unifacs (BA), Estácio (BA), Unifor (CE), Sustentare (SC), Faculdades Alfa (GO), entre outras.

MARCELO CUSTODIO

Marcelo Custodio é considerado um dos maiores especialistas em CRM, Loyalty e Customer Experience do Brasil, com 24 anos de atuação no setor, desenvolveu e coordenou dezenas de programas de relacionamento para empresas de diversos setores, tanto para o mercado B2C como B2B, no Brasil e na América Latina.

Entre os anos de 1994 e 2003, liderou as áreas de CRM e Database Marketing do Bank Boston, Banco Santander e da Souza Cruz. Em 2003, fundou a Loyalty Marketing Solutions, agência especializada em Marketing de Relacionamento, eleita em 2008 a agência do ano de CRM/DBM pela ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto e em 2012, recebeu o prêmio Amauta, prêmio de maior destaque do Marketing Direto da América Latina.  Entre 2017 e 2018 comandou projetos de Loyalty e Engajamento Digital para grandes empresas na América Latina através da Loy Sci e da  Dunnhumby, maior empresa de Customer Science do mundo.

Graduado, Mestre e Doutorando pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. Desde 2011 é professor das principais escolas de negócios do país, lecionando para FGV, ESPM, FIA, dentre outras. Dentre os anos de 2016 e 2018 foi reconhecido duas vezes por sua atuação de destaque como o melhor professor do MBA em Marketing da FGV.

 É membro do Conselho de Administração da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing de Dados e jurado de premiações do setor.

MARCELO RONCATO

Doutor em Gestão estratégica em tecnologia pela universidade de Stanford, USA. Mestre Executivo Internacional pela Beulah Heights - Atlanta, USA/IPOG. Possui graduação em Analise de Sistemas e Ciência da Computação. MBA em Marketing, Gestão Empresarial e Métodos e Técnicas de Ensino. Participou de 3 cursos de extensão nos EUA em Stanford University-CA(2) e em New York University-NY(1). Foi professor da UFG por 11 anos, Consultor do SEBRAE-GO, Professor de cursos avançados no SENAC e professor na Cambury de TI, Gestão de Projetos e Marketing Digital.

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: BI com sistemas ERP, E-learn, Mídias Eletrônicas, criação de sites, Marketing Digital e CRM.

Trabalhou na SEFAZ por 9 anos criando 33 sistemas administrativos e o site, atualmente trabalha no Governo no desenvolvimento de Sistemas de processos, convênios, ponto eletrônico e BI. É o responsável pelos sistemas de Ouvidoria Geral do Estado de Goiás, Gestão de Controle Interno da Controladora Geral do Estado de Goiás e sistemas internos de GED e Workflow. Atualmente é professor do IPOG e UFG de MBA na área de projetos, BI, Gestão do Conhecimento e Tecnologia. Também é proprietário do portal agrícola hiib.com.br.

MARCELO TREVISANI

Com um DNA digital, Marcelo Trevisani é um líder apaixonado por desenvolver e engajar equipes para transformar com sucesso a reputação (branding) das marcas em referência nos setores que atuam no mundo todo. Há quase duas décadas está imerso em marketing digital, com uma trajetória reconhecida por organizações de vários segmentos por onde passou, como a Tecnisa e BRF. Há pouco mais de quatro anos ingressou na CI&T como Head de Marketing e, em pouco tempo, já despontava por estratégias e mensuração de resultados em marketing digital que contribuíram para o crescimento exponencial da área e, consequentemente, da companhia. Hoje é Chief Marketing Officer (CMO) da CI&T e lidera um time multidisciplinar (Opportunity Branding), que reúne competências na filosofia Lean, somada à design, analytics e marketing digital para impactar os negócios dentro da própria CI&T e de grandes marcas, das quais a companhia é parceira em sua jornada de transformação digital. Marcelo também é palestrante em grandes eventos e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas de branding, marketing estratégico digital em instituições como FGV, FIAP e ESPM.

MARCOS HILLER

Diretor de Planejamento da TRUE STORIES, uma empresa que atua com projetos de posicionamento de marcas e branded content em clientes como AMBEV, BAUDUCCO, GRUPO ACCOR, BMW e Habibs. Hiller é mestre em comunicação e consumo pela ESPM. Pesquisador nas áreas de redes sociais, consumo, branding e cultura digital, ministra palestras pelo Brasil e exterior sobre inquietantes temas desse ecossistema digital que habitamos. Atua como professor convidado de escolas de negócios como IPOG, ESPM, FGV Management, FIA-USP e SENAC/SC. Já lançou 4 livros em sua trajetória: em 2012, seu primeiro livro “Branding: a arte de construir marcas”. Em 2014, lançou online “ONdivíduos”, no ano de 2016, Hiller lançou “WALK missão I NYC”, seu mais novo livro sobre uma pesquisa de tendências de consumo que efetuou na cidade de Nova York. Em 2017, lançou a “WALK missão II Abu Dhabi”. E a edição WALK III para 2019 está em franco planejamento, além da edição II de seu livro de Branding que está em revisão. Seu currículo reúne diversas especializações, entre elas cursos na Santa Fé University (Novo México/USA) e na Universidad Andres Bello (Santiago/Chile). Foi executivo por mais de uma década na indústria financeira, onde ocupou cargos executivos como Gerente de Marketing do BankBoston e Coordenador de Comunicação do Grupo Santander Brasil.

MARIA HOSKEN

Advogada. Professora de Propriedade Intelectual (FGV Direito Rio). Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Extensão em Direitos Autorais, Direito Societário e Direito Tributário pela FGV Online. Especialização em Privacidade e Proteção de Dados pelo Instituto de Direito Público (IDP/SP). Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI). Membro da International Association of Privacy Professionals (IAPP).

MAURO MAMEDE

30 anos de experiência em engenharia de sistemas com a carreira iniciada no Varejo com mais de 10 anos nas LOJAS AMERICANAS, e posteriormente IBM, EDS, HP e DXC . Trabalhando sempre em grandes Clientes Nacionais e Internacionais como GM, MCI, ITAU, NET, EMBRATEL, Banco Votorantim, CCEE, UNIMED entre outros.  Assumiu a posição de líder de Operações e Projetos de todo Brasil pela HP e montou um centro de excelência em sistemas na cidade de Araraquara que se tornou estratégico com um time de 500 funcionários atendendo a diversos projetos pelo mundo.

Graduado na PUC do Rio de Janeiro em Tecnólogo, com MBA na FGV em Gestão de Sistemas, Mestrado no IBMEC em Administração Empresarial e certificação internacional do PMI desde 2003. É tambem Cordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas na Uniara e Professor nas Faculdades Logatti e Uniara nas disciplinas, Gestão de Projetos, Planejamento esratégico, e Gestão da INOVAÇÃO.

MIQUEL PARDINA

Psicólogo, empreendedor, com ampla experiência em posições executivas multinacionais e hoje consultor global de marketing e inteligência de mercado. Atualmente as suas atividades estão voltadas em ajudar as organizações a tomar melhores decisões de negocio utilizando Psicologia Económica, Ciência de Dados e Pesquisa de descoberta.

Baseado em São Paulo e Barcelona, já trabalhou também em Londres e Madrid. Os clientes globais para quem realizou projetos incluem Coca-Cola, Heineken, Unilever, Honda, Carrefour.

Tem também uma ampla experiência docente na Espanha e no Brasil e já ministrou na FGV e na ESPM entre outras.

NEY QUEIROZ

CEO da Agência Green Digital, rede de franquias de marketing digital, associada à ABF, com sede em Curitiba, escritório em Miami e mais 30 unidades franqueadas no Brasil, Estados Unidos e Canadá.

Formado em Comunicação Social, Direito e Mestre (PUC-PR), estudou Digital Marketing na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Coordenador e Professor do "Digital Marketing Certification", em Miami - EUA. Professor Executivo de Marketing Empresarial na Pós ADM da FGV. Professor de RP Digital na Pós Comunicação Digital da PUC-PR. Professor de Direito Digital na Pós Mídias Digitais da Universidade Positivo. Professor de Marketing na Era Digital na Pós da Uninter.

Autor dos livros "Marketing Digital - uma análise do mercado 3.0" e "Direito do Consumidor", ambos pela Editora Intersaberes. Membro do Centro de Letras do Paraná. Palestrante em eventos acadêmicos e institucionais no Brasil e Estados Unidos.

NINO CARVALHO

Reconhecido como o maior Consultor de Marketing Digital do Brasil, colecionando projetos de sucesso em mais de 30 países junto a marcas como Toyota, National Football League (NFL), MDS Group, Roche, Ericsson, Dow, Dupont, British Council, Johnson & Johnson, Roche, Wyeth, Porter Novelli, WMcCann, Publicis, Qualcomm, International Committee of the Red Cross, entre tantas outras.

É idealizador e Coordenador Acadêmico do IPOG, nos programas de MBA em Business Strategy, Pós em Marketing Digita e Pós em Gestão Estratégica de Agências e Consultorias.

Em Portugal, é professor de diversos cursos no IPAM (referência nacional em cursos de Marketing) e na Universidade Europeia. Já ministrou cursos e palestras em instituições em vários países, como Rutgers Business School, eConsultancy, ISEG/ULisboa, Universidade do Minho, Universidade Lusófona, entre outras.

É Doutorando em Medias Digitais pela Universidade do Porto (PT) e University of Texas in Austin (EUA), Mestre em Gestão e Pós-graduado em Strategic Marketing pelo CIM (UK).

PATRÍCIA GALANTE DE SÁ

Possui 25 anos de experiência como executiva senior e consultora nas áreas de Marketing Estratégico, Branding, Comunicação e Sustentabilidade, trabalhando com marcas como Natura, Disney, Louis Vuitton, Monsanto, Sheraton, TAM, HSBC e Henkel, entre outras. Atualmente opera a consultoria RegeNarrativa, especializada em branding e organizações regenerativas, e colabora com o GroupCaliber no Brasil, empresa europeia de analytics em reputação e marca.

Além do trabalho corporativo, conjuga uma atuação de palestrante em vários fóruns de inovação como Social Media Week, Festival Path, Cubo e Fiesp com a vida acadêmica, lecionando em renomadas escolas de negócio brasileiras como FGV, Ibmec, Business School SP e UFRJ. É autora dos livros “Comunicação Integrada de Marketing”, “Gestão de Serviços e Marketing Interno” e “Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias” pela Editora FGV. Comunicóloga pela FACHA/RJ, Mestre em Administração pela FGV/Ebape e pós-graduada em Economics for Transition pelo Schumacher College/UK e Complex Living Systems pelo Fritjof Capra Course.

PAULO FAUSTINO

Foi o fundador do blog Escola Dinheiro, e da rede de blogs educacionais Escolas+ (Escolas Plus), blogs que em conjunto foram lidos por mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

É co-fundador e COO da agência de marketing digital Get Digital, co-fundador do evento Afiliados Brasil, co-fundador do evento Think Conference, co-fundador do Centro Terapêutico Habitus Zen, co-fundador do restaurante BOLD, co-fundador da marca de relógios Timeless Watches, escritor, investidor e palestrante internacional.

Paulo ajuda empresas em todo o mundo a melhorar as suas receitas, conversões e vendas online. É reconhecido como um dos profissionais mais influentes na área do Marketing Digital e Marketing de Afiliados em língua portuguesa.

Paulo Faustino é também professor convidado na Pós-Graduação em Negócios Digitais do Instituto Politécnico de Leiria, professor convidado do MBA de Marketing Digital do ISLA Santarém, professor convidado da Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos da Universidade Europeia e ainda Profissional de Marketing certificado, com o grau de Sênior Manager, atribuído pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing.

É também Diretor Executivo da Startup Leiria, associação de promoção do Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, e Coordenador Executivo da Aveiro Digital School, onde coordena a Pós-Graduação em Marketing Digital.

Adora viajar, escrever e ensinar. Os seus conteúdos estão disponíveis em Português, Inglês e Espanhol no seu blog: www.paulofaustino.com

PAULO TEIXEIRA

Paulo é especialista no Google, principalmente em Marketing de Busca com foco em SEO e Links Patrocinados. Fundador de uma empresa de consultoria em SEO Otimização de Sites chamada www.otimizacaodesites.com e também já teve a oportunidade de gerenciar o marketing digital de empresas como British Council e SulAmérica Seguros. Tem certificações do Google tanto em Ads como em Analytics.

Em sua empresa já atendeu Buscapé, Microcamp, Estácio, Cultura Inglesa, Smiles e diversas outras.

PEDRO CARAMEZ

Tem sido um grande evangelizador da rede Linkedin e da transformação de competências digitais em profissionais e empresas. Tem participado em centenas de eventos e palestras em Portugal e Brasil. Escreveu 2 livros sobre o Linkedin: "Como Rentabilizar a sua Presença Online" em 2009 e o "Como Ter Sucesso no Linkedin" em 2013 e centenas de publicações nas principais revistas nacionais.

A sua área de atividade se estende na capacitação de profissionais e empresas em social selling, social recruiting e em programas de employee advocacy.

Atualmente, tem ainda atividade como professor em diversas Pós graduações de Marketing Digital em Portugal - IPAM, ISVOUGA, IPL, IPVC, UMinho, Universidade de Aveiro, Universidade Lusófona (LISS).

Tem trabalhado com grandes empresas nacionais e internacionais: Sonae, GALP, Hilti, Mazars, KPMG, APCER, Leaseplan, Primavera Software Solutions, WEDO Technologies, Microsoft, BizDirect, Saphety, UNIpartner, UCI, Remax, Olisipo, entre tantas outras empresas.

RAFAEL REZ

Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, é autor do best-seller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador.

Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.

Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica Consultoria.

Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de MBA, Pós-Graduação e Extensão em diversas instituições: HSM Educação, Impacta, ESAMC, ESPM, INSPER, FGV, Nova Escola de Marketing e IPOG.

REGINA SANTANA

É co-fundadora e CEO da agência de marketing digital Get Digital. Co-fundadora da Conferência de Empreendedorismo e Marketing Digital, Think Conference. Sócia e gerente do Centro Terapêutico Habitus Zen. Sócia do restaurante BOLD. CEO da empresa de e-commerce Timeless Trends, detentora da marca de relógios TIMELESS, mãe de dois filhos e uma apaixonada por marketing, gestão e empreendedorismo.

Regina Santana é também professora convidada no Curso Profissional de Técnico de Vendas da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, professora convidada da Pós-Graduação em Marketing Digital da Aveiro Digital School e ainda Profissional de Marketing certificada, com o grau de Sênior Manager atribuído pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing.

É apaixonada por Psicologia do Consumidor e Neuromarketing, tendo-se especializado em Marketing Emocional e Inbound Marketing pela Nebrija University FC de Madrid.

RICARDO (RICO) CASTRO

Dir. Planejamento e Inovação em Novos Negócios da Ideia Consumer Insights I Top 1% SSI na rede LinkedIn I 30K conexões - Desenvolve consultorias, estudos e pesquisas inovadoras para os clientes da Ideia Consumer Insights, em especial das administradoras de shoppings, redes de fastfood, organizações de energia, de educação e de comunicação.  É palestrante sobre os temas Consumer Insights e Tendências para a Comunicação e leciona para os MBA em Business Analytics e Big Data, em Marketing e MKT Digital da FGV.

Ex. Ger. de Marketig da ISM Soluções Tecnológicas Calandra (IBM Partner em WCM), Ex. Ger. Geral do Sendas Delivery, Consultor do Grupo Casseta e Planeta, da Arthur D'Little, da JFC e da Digimkt (Digital Marketing). Orientou projetos como o Planejamento do Relacionamento do Portal da Petrobras, bem como desenvolveu diversos estudos estratégicos para o Grupo Casseta e Planeta dentre outros. Recentemente realizou palestra na FGV, sob o tema: interface entre Business Analytics e Insights para gestão de Marketing e Negócios. Autor de diversos livros nos universos do marketing e da comunicação, destacando os editados pela Ed. FGV e pelo Centro de Cultura Anglo Americano, sendo Mestre em comunicação e cultura (UFRJ), Mestre em psicologia (PUC-Rio), MBA Executivo em administração pela COPPEAD/UFRJ, tendo estudado marketing na Faculdade da Cidade e Economia na Sociedade Brasileira de Instrução (Cândido Mendes), anteriormente.

RODRIGO CHAGAS

Atua há mais de mais de 10 anos à frente de projetos de marketing. Experiência em gestão estratégica de projetos de comunicação digital para organizações, como Toyota do Brasil, L’Oréal, Grupo Multiplan, Chevron (Texaco), Rio+20, Grupo EDP, Nasajon Sistemas, Generali Seguros, Canal Off, Firjan, ThyssenKrupp CSA, GS1 Brasil, Saúde Criança, Unicesumar, entre outros. Altíssima experiência no mercado de educação no qual trabalhou durante 4 anos e meio como executivo focado em captação e retenção nos canais digitais da Educação a Distância (EAD).

Rodrigo é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, e Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV-RJ. Atualmente é o Diretor de Marketing da Bis2Bis – Plataforma de e-commerce, além de ministrar palestras, cursos livres e disciplinas de Pós-graduações pelo país.

RUI RIBEIRO

Atualmente é Diretor Geralda IPTelecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A., Tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na EP – Estradas de Portugal S.A. e Professional Services Manager da Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS – Lusofona Information Systems School e Docente da ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”.

THIAGO MUNIZ

Publicitário, empreendedor na área digital há 7 anos, professor de MBA e palestrante atuando em todo o país.

Durante mais de onze anos de carreira prestei consultoria, planejei e gerenciei ações em canais digitais para marcas como Sony, Icatu, Vigilantes do Peso, Toyota, Martins, eFácil, Tribanco, entre muitas outras empresas públicas e privadas.

Atualmente resido em Uberlândia onde sou diretor de marketing digital da To Be Comunicação. Agência de publicidade focada em performance de comunicação. Somos especialistas em varejo e hoje sou responsável por integrar o planejamento de comunicação digital com os meios tradicionais. No meu dia-a-dia sou responsável por mensurar o desempenho e comportamento gerados em negócios que utilizam os canais digitais para melhoria de performance e tomada de decisão.

TIAGO NOGUEIRA

É licenciado em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente frequenta o PhD em Comunicação pela Universidade de Vigo e paralelamente o mestrado em Gestão de serviços na Faculdade de Economia do Porto. É atualmente o Coordenador de Social Media & Influencer Marketing do Grupo Salvador Caetano, onde trabalha marcas como a Honda, Hyundai, Renault, Volkswagen, entre outras, em mais de 10 países.

Atualmente é docente no Ensino Superior, onde se destaca a Universidade do Minho, o Instituto Superior de Ciências da Informação de Aveiro, o Instituto Superior de Administração e Gestão, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade Lusófona, o ISPGAYA, a Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico do Porto, bem como escolas de formação especializada como a EDIT, a FLAG, e associações de prestígio como a ANJE em temáticas relacionadas com o digital, nomeadamente e-commerce, social media e estratégia digital. É também consultor em várias pequenas e médias empresas.

VERA MAIA

Vera Maia apaixonou-se pelo Marketing Digital ainda nos corredores da Universidade e dedicou todo o seu percurso profissional a esta área, especializando-se na área de E-Commerce. Foi E-commerce Manager e E-Commerce specialist em conceituadas marcas de moda em Portugal, até ser convidada a gerir um projeto de E-Commerce no Dubai. Após o seu regresso a Portugal criou a sua empresa de consultoria em E-Commerce e Marketing Digital, onde em conjunto com a sua equipa de consultores especializados, otimizam projetos de E-Commerce de clientes de diversos setores.

Em conjunto com a sua equipa criou o projeto “Tudo Sobre eCommerce”: um blog, cursos online, recrutamento e formação, e um evento anual onde reúnem os melhores da área do E-Commerce em Portugal e no Mundo.

Vera Maia é ainda professora de E-Commerce em diversas instituições de ensino e Universidades em Portugal, entre as quais de destacam: a Universidade do Minho, a Universidade Lusófona, o ISCIA e a Flag. É igualmente convidada frequentemente para palestrar em eventos sobre temas relacionados com E-Commerce ou Marketing Digital.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória