capa-site-master-em-iluminac807-a771-o--pra769-ticas-projetuais-em-arquitetura-34161610.jpg
Master em Iluminação & Práticas Projetuais em Arquitetura

O atual mercado voltado ao campo da iluminação e de novas metodologias projetuais em Arquitetura demonstra-se cada vez mais pujante, exigente e seleto quanto ao nível dos projetos, bem como aplicabilidades diferenciadas frente às novas demandas de tecnologia e consequente aporte técnico perante as mesmas.

Nesse sentido, a especialização Master em Iluminação & Práticas Projetuais em Arquitetura do IPOG estrutura-se nas atuais concepções de projetação de iluminação e técnicas de criação projetual, bem como nas práticas e dinâmicas do segmento que abrangem os eixos de atuação residencial, comercial e corporativo.

A proposta dessa pós-graduação vem ao encontro do atendimento às atuais necessidades de aprimoramento percebidas por profissionais das áreas de Arquitetura, Design, Iluminação, Engenharias e demais formações que se dedicam à atualização e prática voltadas aos projetos de ambos os segmentos.

A configuração do curso proposto se vincula a condicionantes teórico-práticos e metodológico-reflexivos que ultrapassam as abordagens acadêmicas no âmbito da formação universitária, oportunizando assim, que os profissionais desenvolvam outras posturas inseridas no cotidiano de suas atividades profissionais. Dessa forma, há uma relação direta entre a abordagem do curso e as práticas de mercado que balizam a atuação profissional destes pós-graduandos. A presente proposta se vincula ainda a uma atuação de âmbito nacional, condição esta que permite que o curso tenha um perfil de multileituras, através do qual as mais diversas realidades mercadológicas podem ser exploradas e abordadas através de cases que conformarão uma visão sistêmica e pluralizada dos pósgraduandos.

Parcerias:

SIGNIFY
LUME ARQUITETURA
REFRESHER
BENTLEY
GRAPHISOFT ARCHICAD

Quero Saber Mais

Diferencias

O curso Master em Iluminação & Práticas Projetuais em Arquitetura do IPOG posiciona-se de forma prática e objetiva frente ao atual cenário mercadológico através de conceituações e aplicações práticas do universo da iluminação, de forma objetiva e aplicável ao cotidiano projetual de profissionais das áreas de arquitetura, design, iluminação, engenharias e demais formações que se dedicam a aprofundar conhecimentos e práticas quanto a projetos de iluminação.

O aluno IPOG conta ainda com todas as facilidades dos convênios e parcerias IPOG, bem como com o Programa IPOG Mundi, o qual oferta o Programa de Viagens de Estudo Internacionais, Programa Trainee Internacional e exclusivo Convênio com o renomado POLI.Design do Instituto Politecnico di Milano, proporcionando ao aluno IPOG diferenciado processo seletivo nos cursos da mundialmente renomada Instituição italiana nas áreas ligadas as práticas de Lighting Design, Arquitetura e Design de Interiores.

O que você irá aprender?

- Aprimorar os conhecimentos técnico-científicos do pós-graduando quanto a práticas projetuais em Iluminação ampliado ao universo da Arquitetura;

- Capacitar os profissionais de forma sistêmica para que detenham uma visão integrada entre proposições conceituais e práticas mercadológicas;

- Consolidar no pós-graduando o vínculo entre o caráter exploratório em suas diversas áreas de atuação e suas respectivas empregabilidades assertivas no âmbito mercadológico.

Para quem é esse curso?

Profissionais graduados nas áreas de Arquitetura, Design, Iluminação, Engenharias e demais formações que se dediquem à atualização e prática voltadas a projetos de iluminação e práticas projetuais aplicadas à Construção Civil e suas segmentações. 

Formação Curricular

- Psicologia e suas Interfaces com o Projeto;

- Percepção Visual como Instrumento de Projeto;

- Representação Gráfica como Ferramenta do Processo Criativo;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

- Iluminação: Grandezas Quantitativas e Qualitativas;

- Lâmpadas e Luminárias I: Fontes e Tecnologias;

- Lâmpadas e Luminárias II: Aplicações e Sistemas;

- Prática de Cálculos de Iluminação;

- Controle e Automação de Sistemas de Iluminação;

- Projeto de Iluminação Residencial I: Conceituação e Partido Projetual;

- Projeto de Iluminação Residencial II: Prática Projetual;

- Dialux I: Simulação Computacional de Projetos de Iluminação;

- Dialux II: Prática de Projetos de Iluminação;

- Metodologia BIM Aplicada a Projetos de Iluminação;

- Neurociência Voltada à Prática Projetual Comercial;

- Projeto de Iluminação Comercial e Corporativa;

- Iluminação de Espaços Gastronômicos e de Hotelaria;

- Iluminação de Espaços Exteriores.

Coordenação

LORÍ CRÍZEL: Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ. Professor Substituto do curso de Arquitetura da UFRJ. Professor Assistente do curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula (RJ). Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação, tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França. HA e Concept Designer no País de Gales, Inglaterra e França. Coordenador, Professor de pós-graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense (PR). Professor, Coordenador de cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG. Detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico. Certificações Internacionais de Design Thinking e Light Design pelo instituto Politécnico de Milão. Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Aires Mateus (Lisboa), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai). Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal). 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória