capa-site-planejamento-2c-execuc807-a771-o-e-controle-de-obras-pu769-blicas-8118164.jpg
MBA Planejamento, Execução e Controle de Obras Públicas

Quero Saber Mais

Objetivos

• Capacitar e aperfeiçoar os Gestores que lidam com obras públicas direta ou indiretamente a implantá-las respeitando as leis que regulamentam a área (Lei 8.666/93, 10.520/02, 12.462/11, etc.) para fins de aplicação na licitação, contratação e fiscalização de obras.

• Permitir o conhecimento das técnicas e requisitos relativos ao planejamento do investimento, com ênfase nas fases de elaboração dos projetos básicos e executivos, bem como em gestão de projetos.

• Apresentar de forma interativa as melhores práticas em gestão de contratos e fiscalização de obras no que tange a alterações contratuais, medições, reajustamento, repactuação e revisão de preços.

• Tomar ciência dos riscos e danos ao erário quando ocorrem práticas ilegais: jogo de planilha, jogo de cronograma, pagamento antecipado, sobrepreço, superfaturamento, entre outros.

• Detalhar as determinações dos órgãos de controle no que se refere ao planejamento e execução de obras, bem como as mais recentes doutrinas sobre obras públicas. 

Diferenciais

• Curso inovador que compreende as principais fases de implantação de obras com finalidade públicas.

• Curso abrangente com foco em aspectos legais, de gerenciamento e ainda abordagem técnica.

• Corpo docente com experiência prática e acadêmica, sendo a maioria Mestres e Doutores.

• Curso com vários estudos de casos práticos e exercícios aplicados.

• Inclui módulos de ferramentas para o planejamento e controle das obras públicas. 

Para quem é este curso?

• Portadores de diploma dos cursos de graduação em Engenharia Civil, Arquitetura e áreas correlatas, interessados em ampliar seu campo de conhecimento sobre obras públicas.

• Gestores de obras públicas que desejam aprofundar seus conhecimentos nos mais diversos temas relacionados à área.

• Órgãos da Administração direta ou indireta que necessitam qualificar seus Servidores para planejamento e controle de obras públicas.

• Profissionais liberais ou que se encontram na iniciativa privada, mas que atuam na área pública e que desejam conhecer os mecanismos envolvidos na implantação das obras. 

Formação Curricular

1) Controle 4D de Obras Públicas com Ferramenta BIM
2) Gestão de Projetos Públicos Segundo PMI
3) Planejamento de Obras a partir do MS-Project
4) Orçamentação de Obras Civis
5) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
6) Orçamentação de Obras de Infraestrutura
7) Aspectos Práticos de Aplicação das Leis que Tratam de Licitação
8) Obras Públicas Sob Enfoque do Regime Diferenciado de Contratações (RDC)
9) Aspectos Técnicos e Jurídicos para Elaboração de Editais de Obras Públicas
10) Controle e Fiscalização de Obras Rodoviárias
11) Controle e Fiscalização de Serviços de Conservação e Restauração de Vias
12) Controle e Fiscalização de Obras de Barragens
13) Soluções Construtivas para Obras Civis e Seus Aspectos Técnicos
14) Estudos Ambientais para Licenciamento e Planos de Controle
15) Gestão de Contratos e Fiscalização de Obras
16) Parceria Público-Privada e Concessão Voltados para a Construção Civil
17) Diagnóstico e Tratamento das Patologias Construtivas
18) Princípios de Auditoria e Controle em Obras Públicas 

Coordenação

SERGIO BOTASSI DOS SANTOS - Doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Conceito máximo da CAPES) e Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Chefe da Perícia de Engenharia do Ministério Público de Goiás. Experiências profissionais: Consultor em Estruturas de Concreto pela SBS Consultoria em Engenharia (10 anos); Consultor em Gestão de Riscos (4 anos); Perito em Obras Civis (4 anos); Engenharia de Barragens por Furnas Centrais Elétricas (8 anos); Experiência em Gerência de projetos de P&D (8 anos); Controle Tecnológico e Acompanhamento de Obras (6 anos); Professor da PUC Goiás (6 anos); Professor de pós-graduação em Gestão de Risco (4 anos). Especialista na área de Planejamento, Execução, Medição e Controle Tecnológico de Obras Civis e de Infraestrutura. Mais de 30 artigos nacionais e internacionais publicados na área da Construção Civil. Autor e Coautor de capítulos de livro sobre Tecnologia do Concreto publicado pelo IBRACON. Autor do livro “Fluência do Concreto - análise nas primeiras idades e efeitos de adições e aditivos pela Editora NEA. Colaborador na segunda edição do livro Internacional “Concreto: microestrutura, propriedades e materiais”, dos autores Paulo Monteiro e Kumar Mehta. Agraciado com o título de Melhor Tese de Doutorado do Ano de 2011, emitido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. 

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória