capa-site-projeto-2c-dimensionamento-e-modelagem-de-estruturas-e-fundac807-o771-es-1016185.jpg
MBA Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações

O sistema estrutural de uma edificação é considerado um dos mais importantes, tanto do ponto de vista da segurança quanto do desempenho integrado aos demais elementos construtivos. Os profissionais Projetistas necessitam cada vez mais de visão sistêmica do processo executivo da construção, com capacidade de analisar o desempenho integrado das estruturas e o uso racional dos recursos, atendendo os requisitos de qualidade e durabilidade, associando qualidade e viabilidade econômica ao produto final.

O curso é baseado em quatro pilares: concepção, dimensionamento, projeto e execução, com enfoque nos aspectos teóricos e práticos das normas de desempenho estrutural.

 

 


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Primeiro curso de pós-graduação no Brasil a lançar um livro pela Editora Ciência Moderna: Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações.

- Curso pioneiro na abordagem dos assuntos de desempenho das estruturas.

- Proposta de visão sistêmica da obra, para que o especialista da área de Estruturas e Fundações apresente a melhor solução, com foco na racionalização aliada ao desempenho (bom e barato).

- Professores com sólida formação acadêmica (Mestres e Doutores), com experiência no mercado e muitos com publicações técnicas.

- Conteúdo voltado para a aplicação prática, com incentivo do uso de ferramentas e técnicas facilitadoras.

- Disciplinas que incluem princípios teóricos, estudos de casos práticos e exercícios aplicados.

- Curso registrado no CREA sob o nº 286/2017.

- Pós-graduação consolidada no mercado nacional, atuando desde de 2012 com mais de 35 turmas formadas.

 

O que você irá aprender?

- Aplicar os mais modernos recursos e técnicas para a Construção Civil.

- Adquirir uma ampla visão da área de estruturas, desde a concepção e projeto, passando pelo controle de execução e desempenho em uso, até o produto final.

- Desenvolver habilidades técnicas e gerenciais, visando melhorias na eficiência e eficácia das construções.

- Utilizar as melhores práticas da Engenharia, tomando como base as entidades que regulam o setor (ABNT, ISO, Associações Profissionais, etc.).

 

Pra quem é este curso?

- Graduados em Engenharia Civil; ou formados em Arquitetura e áreas afins, desde que possuam conhecimento prévio dos assuntos abordados no curso ou que tenham experiência profissional em projetos de estruturas e fundações.

- Empreendedores, Gestores, Coordenadores e Responsáveis Técnicos de Obras que desejam ampliar sua competência técnica e diversificar sua área de atuação.

- Superintendências, Secretarias e Órgãos Públicos que tenham como foco a construção de empreendimentos civis, a fim de garantir a excelência na área.

Formação Curricular

- Modelagem do projeto estrutural e interface BIM. 

- Análise Geotécnica para fundações e contenções.

- Dimensionamento e cálculo de fundações superficiais.

- Dimensionamento e cálculo de fundações profundas.

- Desenvolvimento integral do potencial humano I.

- Desenvolvimento integral do potencial humano II.

- Análise global de estruturas de concreto.

- Dimensionamento e cálculo de estruturas de contenção.

- Princípios de dimensionamento e cálculo de estruturas metálicas.

- Detalhamento e execução de estruturas metálicas.

- Emprego de software para dimensionamento estrutural - parte 1.

- Emprego de software para dimensionamento estrutural - parte 2.

- Alvenaria Estrutural: dimensionamento e detalhes executivos.

- Boas práticas para a execução de fundações.

- Técnicas de formas e escoramento.

- Controle tecnológico dos insumos, produção e execução do concreto.

- Dimensionamento de estruturas protendidas moldadas in loco.

- Estudo das manifestações patológicas visando desempenho.

- Técnicas preventivas e de recuperação de estruturas de concreto.

- Aspectos de projeto e execução de estruturas pré-moldadas.

- Concretos especiais (alto desempenho, auto-adensável e com fibras).

- Simulações computacionais para avaliação de desempenho estrutural.

- Projeto de ponte de concreto.

- Metodologia do trabalho científico - EaD.

 

Carga Horária de 576 horas
*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem

Coordenação

Sérgio Botassi dos Santos - Doutor em Construção Civil pela UFRGS; Engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela UFES; Consultor em estruturas de concreto e Gestão de riscos pela empresa SBS Consultoria em Engenharia; Perito em obras civis; Engenharia de barragens por Furnas Centrais Elétricas; Experiência em Controle Tecnológico e acompanhamento de obras; Professor de Pós-Graduação desde 2008; Possui mais de 30 artigos nacionais e internacionais publicados na área de construção civil; Coautor de Capítulos de Livro sobre Tecnologia do Concreto pelo IBRACON; Autor do Livro "Fluência do Concreto - Análise nas Primeiras Idades e Efeitos de Adições e Aditivos" pela Editora NEA; Colaborador na segunda edição do Livro Internacional Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais dos autores Paulo Monteiro e Kumar Mehta. Agraciado com o título de Melhor Tese de Doutorado do Ano de 2011 emitido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Flávio Sohler - Engenheiro Civil (PUC-RJ), Mestre em Engenharia de Produção (PUC-RJ); Doutor em Psicologia Organizacional (PUC-GO); Cursando Pós-Doutorado em Engenharia Civil em Portugal (LNEC), Certificado como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo Project Management Institute (PMI-USA). Possui 20 anos de experiência em projetos dos mais diversos. Atualmente é coordenador de Escritório de Riscos de Projetos - Rio de Janeiro.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campo Grande , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , João Pessoa , Macapá , Maceió , Natal , Osasco , Parauapebas , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória