capa-site-mba-projetos-eco-friendly-ipog-instituto-de-pos-graduacao-e-graduacao-61110319.png
Projetos Eco-Friendly: Estratégias de Conforto Ambiental Aplicadas a Projetos Arquitetônicos

As preocupações com o conforto ambiental nunca estiveram tão em alta. Isso é levado em consideração na hora de projetar, assim como o uso dos recursos disponíveis. Por isso, o curso de especialização em Projetos Eco-Friendly: Estratégias de Conforto Ambiental Aplicadas a Projetos Arquitetônicos capacita profissionais para que saibam equalizar o emprego das tecnologias ativas, em situações em que os recursos naturais não são suficientes. Seguindo as diretrizes atuais de mercado e abrangendo o produto, o financeiro, o comercial e o marketing.

Parcerias:

- Consórcio POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão

- GG Brasil

- Atitude Editorial Publicações Técnicas e Revista O Setor Elétrico

- Refresher


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Professores mestres e doutores com comprovada experiência de mercado;

- Ampliação de atuação profissional;

- Módulos práticos imediatamente aplicáveis à atuação profissional;

- Curso inédito que atende a uma demanda atual da sociedade por sustentabilidade e economia.

O que você irá aprender?

- Aprimorar e construir novos conhecimentos na área de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil e setores correlatos de modo a possibilitar novas concepções de atuação do profissional ou ascensão do mesmo em sua carreira, aumentando desta forma a possibilidade de empregabilidade do discente egresso, assim como desenvolver neste um pensamento crítico e reflexivo na construção de espaços do habitat humano.

Pra quem é este curso?

Graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores que desejam aprofundar e qualificar seus conhecimentos nos princípios de sustentabilidade voltados a qualificar seus projetos caracterizando os mesmos como Eco-Friendly, sendo a matriz deste emprego as práticas e estratégias do Conforto Ambiental (térmico, lumínico e acústico), observando ainda as diretrizes de Bioclimatologia e Sustentabilidade aplicadas a Projetos Arquitetônicos.

Formação Curricular

- Estratégias de Sustentabilidade Aplicadas a Projetos Arquitetônicos;

- Normalização em Conforto Ambiental e Certificação em Sustentabilidade;

- Avaliação Pós-ocupação do Ambiente Construído;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano II;

- Conforto Ambiental e Sustentabilidade na Cidade;

- Técnicas de Aplicação da Ventilação Natural nas Edificações;

- Estratégias de Otimização de Desempenhos Térmico e Energético nas Edificações;

- Técnicas de Aplicação da Geometria da Insolação;

- Sistemas Artificiais de Condicionamento Ambiental;

- Modelos de Simulação de Desempenhos Térmico e Energético – ENERGY PLUS;

- Estratégias de Luminotécnica Aplicada ao Ambiente Construído;

- Estratégias de Iluminação Natural nas Edificações;

- Modelos de Simulação em Iluminação Natural e Artificial – DIALUX;

- Parâmetros de Conforto Acústico Aplicados ao Projeto;

- Parâmetros de Acústica Geométrica: Projeto de Ambientes;

- Ergonomia Aplicada ao Ambiente Construído;

- Políticas Energéticas e Fontes Renováveis;

- Projetos de Retrofit com Ênfase em Otimização de Recursos Naturais;

- Metodologia do Trabalho Científico – EaD.

*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem

Carga horária de 480 horas/ aula.

Coordenação

Lorí Crízel – Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ; Professor Assistente do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ, Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Coordenador, Professor de Pós-graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense/PR; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Cingapura) e DBALP Jam Factory (Bangkok); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

Walter José Ferreira Galvão – Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia (FUPAM/FAUUSP), Mestre e Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Foi docente na FAUUSP (2012-2013) e é Professor (desde 2009) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Possui larga experiência em projetos de residências unifamiliares e lojas (particularmente de shopping centers), bem como projetos luminotécnicos. Consultor e Pesquisador nas áreas de Avaliação Pós-ocupação do Ambiente Construído (APO) e Conforto Ambiental (térmico, acústico e luminoso) com uma grande quantidade de trabalhos realizados e artigos publicados em importantes eventos científicos no Brasil e no exterior.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Londrina , Macapá , Maceió , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória