engenharia-civil-vestibular-ipog-instituto-de-pos-graduacao-e-graduacao-capa-site-212223.jpg
Engenharia Civil

O IPOG possui uma enorme experiência nas especializações de Engenharia, posição geográfica estratégica e disposição para investir na criação de diferenciais acadêmicos dentro do curso de graduação em Engenharia Civil, além de mecanismos de suportes ao aprendizado dos alunos, sempre buscando conteúdos e metodologias de vanguarda. Compare a matriz curricular e descubra nossos diferenciais.

ESSE CURSO SERÁ OFERECIDO SOMENTE EM GOIÂNIA.


Quero Saber Mais

Diferenciais

Todos os benefícios são gratuitos, opcionais e já estão inclusos na Graduação.

Aulas de Segunda a Sexta-feira

O estudante da graduação tem aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h50.

Infraestrutura

Infraestrutura privilegiada com salas de aula climatizadas, sistema de som, datashow e computador para o docente, wi-fi em toda unidade. Biblioteca moderna com volumes atualizados, voltados para o curso de Engenharia Civil, além de ambiente para estudo individual e em grupo. Oferecemos um amplo e completo auditório, laboratório de informática e a oportunidade de vivenciar as práticas em nossa empresa júnior.

Material Didático Incluso

Preocupado em oferecer as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento, o IPOG disponibiliza o material didático digital no Portal do Aluno. Além da redução de custos, este benefício contribui com ações de sustentabilidade.

Módulos da Pós-Graduação Gratuitos

O estudante da graduação pode cursar até 3 módulos das diversas pós-graduações do IPOG por semestre (máximo de 3 de um mesmo curso), com recebimento de certificado de “Aluno Extensionista”. Além de computar as horas em atividades complementares, você pode ampliar sua rede de relacionamentos, aplicar os conhecimentos adquiridos imediatamente em seu trabalho e ter a experiência necessária para escolher com mais clareza em qual área deseja atuar após a conclusão da graduação.

Obs.: Este benefício não se aplica aos cursos em parceria com a FranklinCovey.

Curso de Inglês Gratuito

O aprendizado de uma língua estrangeira é primordial para a formação de um executivo com visão de futuro. O IPOG oferece gratuitamente curso de Inglês para o estudante da graduação, aos sábados pela manhã (1h30 de duração). O estudante recebe também certificado após a conclusão deste curso.

Curso de Língua Portuguesa Gratuito: do coloquial ao empresarial

O mercado exige um profissional com boa habilidade de comunicação e para isso é imprescindível não somente uma boa fala, mas também uma boa escrita. O IPOG oferece ao estudante da graduação, de forma opcional, o curso de Língua Portuguesa: do coloquial ao empresarial, oferecido na sexta-feira a noite, com emissão de certificado após sua conclusão. O aluno durante o curso participa do jornal “A Voz da Graduação”.

Curso de Matemática Gratuito

O domínio das disciplinas que envolvem cálculo é fundamental para a formação de um profissional de mercado que busca autonomia para tomada de decisão. O IPOG oferece gratuitamente reforço de Matemática para o estudante da graduação, aos sábados pela manhã (1h30min de duração). O estudante recebe também certificado após a conclusão deste curso.

Professores Renomados

Nosso quadro docente é composto por mestres e doutores com atuação no mercado, o que enriquece e potencializa o aprendizado do aluno.

Metodologia Inovadora

Com conteúdo programático direcionado às novas tendências de mercado e metodologia envolvente, que alia teoria e prática por meio de experimentos laboratoriais, palestras, visitas técnicas, você estará preparado para atender às necessidades pontuais e evolutivas do mercado.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico

Com objetivo de auxiliar o estudante no processo de aprendizagem, descobrindo o modelo mais adequado e trabalhando a gestão do tempo, o NAP oferece atendimento gratuito aos estudantes às segundas e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, sendo necessário agendamento prévio, pessoalmente ou através do e-mail nap@ipog.edu.br.

Atendimento Personalizado

No IPOG, o acompanhamento e atendimento aos alunos pelo corpo administrativo-pedagógico-docente são feitos de forma rápida e personalizada. Respeito ao aluno e suas necessidades.

IPOG Data

Unidade que tem como objetivo promover e apoiar a pesquisa. Oportuniza aos alunos participar do projeto de iniciação científica. 

Bolsas

OVG e Prouni são bem-vindos!

www.ovg.org.br

prouniportal.mec.gov.br

Entre em contato com o IPOG: (62) 3945 5050 | graduacao@ipog.edu.br 

Mercado de Trabalho

A essência da Engenharia é a busca constante por soluções de problemas e aproveitamento de oportunidades, conjugando fundamentos científicos e recursos avançados, atendendo requisitos de segurança, durabilidade, funcionalidade, estética, agilidade e, principalmente, restrições orçamentárias. Assim, a atuação do engenheiro civil é bem diversificada, trabalhando com edifícios, pontes, galpões, estradas, viadutos, aeroportos, linhas de transmissão, barragens, coberturas, estações de tratamento (água e esgoto), sistemas de drenagem, túneis, bueiros, instalações, torres de telefonia etc.

Com os recentes investimentos do governo em grandes empreendimentos, o Brasil experimentou um boom na Engenharia Civil, sendo detectada quantidade insuficiente de Engenheiros para se alcançar os índices de desenvolvimento esperados. Praticamente todas as áreas clássicas da Engenharia Civil se aqueceram: Estruturas, Geotecnia, Construção Civil, Hidráulica, Saneamento, Transportes e Meio Ambiente. Além disso, surgem no país demandas específicas para as atividades de análise, projeto, planejamento, construção, operação, manutenção e até de recuperação de obras.

Informações Acadêmicas

MATRIZ CURRICULAR

Matriz Curricular Engenharia Civil - clique aqui para ampliar

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Calendário Acadêmico Engenharia Civil - clique aqui para ampliar

 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Marlos José Ribeiro Guimarães - Possui curso Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de Goiás – ETFGO/CEFET/IF (1990), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás – UCG/PUC (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1995), mestrado em Estruturas pela Universidade de Brasília – UnB (2000) e doutorado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília – UnB (2005). Trabalhou de 1994 a 2000 com cálculo e projeto de torres metálicas para telecomunicações. Lecionou na Universidade Católica de Goiás para o curso de Arquitetura; nas Faculdades Alves Faria – ALFA, nos cursos de Administração; e, nas Faculdades Sul-Americanas – FASAM – para os cursos de Sistema de Informação e Administração de Empresas. Participou da criação e coordenou o curso de Engenharia Civil da UniEvangélica/AEE (Anápolis-GO). Atualmente também trabalha na ELETROBRAS FURNAS (GST.E).

A Coordenação do curso de graduação em Engenharia Civil do IPOG é realizada por um profissional com larga experiência na área. Promove atividades e eventos com o propósito de fortalecer a gestão do curso sob sua coordenação, bem como, a integração com outros cursos de graduação e pós-graduação. Busca atualização constante e participa ativamente do processo de melhoria da instituição e cursos por ela ofertados.

 

EXTRATO PROJETO PEDAGÓGICO

Curso: Engenharia Civil

Habilitação: Bacharelado

Número de Vagas Anuais: 100

Turno de Funcionamento: Noturno

Regime de Matrícula: Seriado Semestral

Carga Horária Total: 4.368 horas

Tempo Mínimo para Integralização: 10 semestres

Modalidade de Ensino: Presencial

 

O Curso Superior em Engenharia Civil tem os seguintes objetivos:

- Aguçar, no aluno, o espírito científico investigativo, dotando-o dos fundamentos e recursos necessários para potencializar abordagens contextualizadas na busca de resultados de interesse para a sociedade brasileira.

- Capacitar o aluno para atuar em todas as fases e serviços envolvidos nos empreendimentos civis, sendo elas: a idealização, análises, projetos, planejamentos, construções, operações e manutenções, a partir de abordagens integradas, que devem compreender aspectos teóricos, experimentais (laboratoriais e observacionais) e, principalmente, interdisciplinares. O curso contempla as grandes áreas de Estruturas, Geotecnia, Transportes, Saneamento, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Construção Civil, capacitando o aluno para produzir resultados que atendam os requisitos de segurança, durabilidade, economia, rapidez, funcionalidade, eficiência e sustentabilidade, de forma otimizada.

Papo com o Professor

Invista no seu futuro profissional!