IPOG
Atenção Farmacêutica & Farmácia Clínica

O IPOG inspira vidas e também ajuda a cuidar delas. A pós-graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, por exemplo, capacita profissionais para ter conhecimentos e habilidades plenas no desenvolvimento de ações para que o usuário de medicamento alcance os resultados positivos esperados. O profissional será capaz de aplicar uma metodologia a que permita identificar, resolver e prevenir os problemas e resultados negativos associados aos medicamentos, assegurando uma farmacoterapia efetiva e segura para o usuário.


Quero Saber Mais

Diferenciais

∞ Professores nacionalmente renomados e com comprovada experiênciade mercado;

- Networking qualificado;

- Matriz curricular completa na área de Farmacologia clínica e atenção Farmacêutica;

- Professores nacionalmente renomados e com comprovada experiênciade mercado;

- Resolução n 586/13 do CFF de prescrição Farmacêutica;

O que você irá aprender?

Objetivo Geral

- Fornecer aos profissionais farmacêuticos conhecimentos e habilidades em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, prática profissional centrada no usuário de medicamentos, capaz de aplicar uma metodologia adequada e sistematizada que permita identificar, resolver e prevenir os problemas relacionados aos medicamentos e os resultados negativos associados aos medicamentos, assegurando assim ao usuário uma farmacoterapia efetiva e segura.

Objetivos Específicos

- Formar farmacêuticos capazes de elaborar projetos estruturados, com protocolos adequados e técnicas seguras e eficientes em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, na busca da melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

- Oferecer conhecimentos e habilidades com foco na dispensação de medicamentos e materiais para a saúde, nas boas práticas de prescrição farmacêutica, no segmento farmacoterapêutico, na farmacovigilância, na farmacoepidemiologia e na promoção à saúde.

- Desenvolver conhecimentos e habilidades em semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica.

- Estimular o farmacêutico a interagir com outros profissionais de saúde, bem como de outras áreas, favorecendo o bom desempenho das atividades clínicas.

Pra quem é este curso?

Farmacêuticos, Farmacêuticos Generalistas, Farmacêuticos Industriais e Farmacêuticos-Bioquímicos que atuam ou pretendem atuar diretamente com pacientes usuários de medicamentos nos diversos ambientes de trabalho, como Farmácia Pública, Farmácia Hospitalar, Consultório Farmacêutico, Indústria Farmacêutica e Laboratório de Análises Clínicas, Assistência Domiciliar, Serviços de Farmacovigilância, Atenção Ambulatorial, Centros Universitários de Ensino e Pesquisa, Centro de Informação de Medicamentos, Consultórios Multidisciplinares, Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Formação Curricular

- Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica: Ferramentas para Implantação e Aspectos Legais;

- Fisiologia Humana Aplicada;

- Farmacologia Clínica;

- Farmacocinética Clínica;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano II;

- Consultório Farmacêutico: Solicitação e Interpretação de Exames Laboratoriais;

- Consultório Farmacêutico: Semiologia e Comunicação Interpessoal;

- Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia na Atenção Farmacêutica;

- Atenção Farmacêutica na Antibioticoterapia;

- Atenção Farmacêutica ao Paciente Oncológico;

- Prescrição Farmacêutica em Transtornos Menores;

- Fisiopatologia e Farmacoterapia das Doenças Endocrinológicas;

- Fisiopatologia e Farmacoterapia de Doenças do Sistema Cardiovascular;

- Fisiopatologia e Farmacoterapia de Doenças do Sistema Respiratório;

- Fisiopatologia e Farmacoterapia de Doenças do Sistema Gastrointestinal;

- Fisiopatologia e Farmacoterapia de Doenças Mentais;

- Atenção Farmacêutica ao Paciente Idoso;

- Atenção Farmacêutica ao Paciente Pediátrico e Hebiátrico;

- Metodologia do Trabalho Científico – EaD.

*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem

Carga horária 480 horas / aula 

Coordenação

Vandré Mateus Lima - Farmacêutico há 20 anos pela UCCB - SP. Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Medicina do ABC; Especialista em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica pela SBRAFH (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar); Oficial Farmacêutico da Ativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coordenador e Professor de cursos de Pós-Graduação; Membro fundador do Núcleo de Estudos em Economia da Saúde da FMABC; Vice-Presidente Nacional da SBRAFH (2016/2017); Consultor Farmacêutico.


Marcelo Polacow Bisson - Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP(1988), Mestrado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (1991) e Doutorado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (1996). Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar - SBRAFH. Membro da SBRAFH e membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Ganhador de menção honrosa no Prêmio Nacional de Incentivo à promoção do uso racional de medicamentos (edição 2010). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (2014/2015).

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Cuiabá , Florianópolis , Fortaleza , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , João Pessoa , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Parauapebas , Porto Alegre , Porto Velho , Ribeirão Preto , Rio Branco , Salvador , Santarém , Santos , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória