MBA Gestão Industrial Farmacêutica

O especialista em Gestão Industrial Farmacêutica, combina conhecimentos, metodologias e práticas inovadoras. Atua com competência estratégica na industrialização de medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e produtos de biotecnologia nas apresentações: injetáveis, sólidos orais, semissólidos, líquidos estéreis e não-estéreis.


Quero Saber Mais

O que você irá aprender?

- Gestão efetiva do ambiente industrial onde são tomadas as principais decisões de investimentos da empresa;

- Adequar e utilizar, métodos considerando aspectos econômicos, organizacionais, tecnológicos e humanos, visando o aumento da lucratividade e competitividade de suas empresas.

Pra quem é este curso?

Profissionais graduados nas áreas: Ciências farmacêuticas, Biológicas, Administração de Empresas, Engenharia de Produção e outras áreas afins, interessados em aprofundar seus conhecimentos em gestão industrial e sistemas de fabricação farmacêutica. 

Formação Curricular

- O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
- Boas Práticas de Fabricação e Controle
- Sistemas de Gestão pela Qualidade
- Relações Internacionais e Patentes
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano II
- Insumos Farmacêuticos Ativos
- Ética e Pesquisa clínica
- Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos
- Marketing e Propaganda de Produtos Farmacêuticos
- Qualificação e Validação
- Boas Práticas de Bioequivalência de Medicamentos Genéricos e Similares
 
- Controle Estatístico de Processos
- Boas Práticas de Automação da Fabricação 
- Sistemas de Tratamento do Ar (HVAC)
- Gerenciamento de Resíduos
- Logística Farmacêutica 
- Controle de Qualidade Físico-Químico
- Controle de Qualidade Microbiológico 
- Metodologia do Trabalho Científico

*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem
Carga horária de 480 horas / aula 

Coordenação

ROBERTA PESSOA SIMÕES: Farmacêutica pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Mestre e Doutora pela FOP/UNICAMP em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica. Diretora da Quality Farma – Assessoria e Desenvolvimento Farmacêutico. É Consultora técnica da Legaliza Registros e Marcas, Registrale e Mandala, onde implantou e certificou empresas em Boas Práticas de Fabricação e Controle. Foi membro da Comissão de Biodisponibilidade e Bioequivalência da SBPPC. Montou e certificou nas Etapas de Equivalência Farmacêutica, Clínica, Analítica e Estatística para estudos de Biodisponibilidade e Bioequivalência os Laboratórios da Bioagri Pharma e EMS Sigma Pharma, onde atuou como Pesquisadora Principal junto a ANVISA, conduzindo e monitorando inúmeros estudos clínicos. Montou o Instituto Internacional de Pesquisas Farmacêuticas IIPF da EMS Sigma Pharma, sendo Coordenadora Geral de Pesquisa. Consolidou a parceria IIPF – UNICAMP para desenvolvimento de novos produtos. Foi Gerente de Registro de Produtos da FURP, sendo responsável pela elaboração de editais de licitação para contratação e monitoria de laboratórios certificados pela ANVISA para execução dos ensaios “in vitro” e “in vivo” para os estudos e registros de medicamentos desta indústria farmacêutica do governo do Estado de SP. Foi Professora da disciplina de Biodisponibilidade de Medicamentos do curso de graduação em Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz e Professora de Pós-Graduação dos cursos de Gestão Industrial Farmacêutica, Assuntos Regulatórios e Formação de Auditores em Vigilância Sanitária. Foi professora da disciplina de Farmacocinética do Curso de Pós-Graduação em Medicina Farmacêutica da UNIFESP. É Professora e Coordenadora dos Cursos do IPOG, Gestão Industrial Farmacêutica, Assuntos Regulatórios e Gestão, Tecnologia e Desenvolvimento de Cosméticos e professora da disciplina de Farmacocinética do Curso de Pós-Graduação em Medicina Farmacêutica do Instituto Sírio Libanês. Foi Gerente de Qualidade da Distribuidora Medics, Com. Imp. Exp. Produtos para a Saúde Ltda, sendo responsável pela Certificação em BPD desta empresa junto a ANVISA. Atualmente é Diretora Técnico Científica da UCI FARMA e Invel®, onde conduziu o processo de Certificação em BPF e C destas empresas junto a ANVISA. 
Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Cuiabá , Fortaleza , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , João Pessoa , Macapá , Maceió , Marabá , Montes Claros , Natal , Parauapebas , Porto Alegre , Porto Velho , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina