capa-site-psicana769-lise-com-crianc807-as-1340614-151221617.png
Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica

A atuação profissional no espaço singular da infância e da adolescência demanda constante reposicionamento. Além da familiaridade com o universo lúdico, é imperativo que se compreenda as peculiaridades do funcionamento psíquico, a linguagem, a forma com que se estabelece o laço social, a construção de seus sintomas e por consequência, a escuta e as intervenções se estabelecem em um outro espaço, com fundamentos teórico-clínicos específicos. A complexidade dos quadros clínicos e o entendimento das patologias que afetam o desenvolvimento da criança e do adolescente convocam os profissionais de diversas áreas a repensarem continuamente sua prática.

A este profissional que atua com crianças e adolescentes, seja no campo da saúde ou educação, nos tempos atuais, é indispensável estar imerso em discussões contemporâneas acerca das psicopatologias infantis e ter clareza dos dispositivos teóricos e clínicos que permitem pensar os casos.

Assim, a pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes se propõe a fazer um percurso teórico e clínico, contemplando o estudo dos modelos teóricos, atualizando o profissional da Psicologia, da Saúde ou da Educação sobre os principais debates acerca da infância e adolescência, e trazendo a clínica como soberana para o entendimento do sujeito.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Conhecer sobre a criança e adolescente, tanto no que se refere à sua constituição subjetiva e problemas do desenvolvimento, quanto aos modelos teóricos que subsidiam uma prática clínica apoiada na transferência.

- Compreender a prática clínica através de discussões e estudos de caso, auxiliando o aluno a articular teoricamente e criar dispositivos específicos no manejo da clínica com crianças e adolescentes. 

O que você irá aprender?

- Fornecer dispositivos teórico-clínicos aos profissionais que atuam com crianças e adolescentes, para que possam compreender o funcionamento do psiquismo;

- Possibilitar ao aluno o entendimento dos sintomas e a escuta do sofrimento da criança e do adolescente;

- Possibilitar o aluno o exercício do diagnóstico em Psicanálise;

- Criar um ambiente que propicie a discussão da prática clínica através de supervisões e estudos de caso, que auxilie o aluno a articular teoricamente e criar dispositivos específicos no manejo da clínica com crianças e adolescentes.

Para quem é esse curso?

Profissionais da área de Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia ou qualquer profissional que atue em áreas ligadas à Saúde e/ou Educação de crianças e adolescentes.

Formação Curricular

- Fundamentos da Psicanálise com Crianças;

- Constituição do Sujeito em Psicanálise;

- Sexualidade Infantil, Pulsões, Édipo e Castração: o Caminho da Infância;

- Teorias e Casos Clássicos em Psicanálise;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

- Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança;

- O Sintoma da Criança e o Sintoma dos Pais;

- O Jogo, o Desenho e o Brincar;

- Clínica com Bebês e Estimulação Precoce;

- Manejos da Técnica com Crianças;

- A Clínica com Adolescentes;

- Problemas do Desenvolvimento, Diagnóstico e Medicalização na Infância E Adolescência;

- Prática Clínica;

- Aprendizagem, Linguagem e Escrita;

- Autismos e Psicoses na Infância e Adolescência;

- Angústia, Ansiedade e Fobias na Infância e Adolescência;

- Fragilidade dos Limites na Infância e Adolescência;

- Seminário de Apresentação de Casos.

Coordenação

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA: (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) Especialista em Psicoterapia Psicanalítica. Especialista em Psicopatologia Clínica. Formação em Psicanálise - Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica do Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo (ICAD). Atuação clínica há 15 anos. 

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES: (CRP 09/3178) Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Aracaju , Bauru , Belo Horizonte , Belém , Boa Vista , Brasília , Campinas , Campo Grande , Caruaru , Chapecó , Cuiabá , Curitiba , Florianópolis , Fortaleza , Foz do Iguaçu , Goiânia , Guarulhos , Imperatriz , Joinville , João Pessoa , Juiz de Fora , Londrina , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Natal , Osasco , Palmas , Parauapebas , Petrolina , Porto Alegre , Porto Velho , Recife , Ribeirão Preto , Rio Branco , Rio Verde , Rio de Janeiro , Salvador , Santarém , Santos , Sinop , São José do Rio Preto , São Luís , São Paulo - Paulista , São Paulo - Zona Leste , Teresina , Uberlândia , Vitória