capa-site-psicana769-lise-da-cli769-nica-aos-espac807-os-institucionais-21611916.jpg
Psicanálise: da Clínica aos Espaços Institucionais

A constituição do sujeito, a passagem pelo Édipo e a estruturação do psiquismo, os sintomas, o funcionamento do inconsciente, este é o caminho que a Psicanálise percorre para a compreensão do sujeito. Como fundamentação teórica, a Psicanálise está a serviço do homem em suas diversas práticas. Ela é, porém, um processo mais complexo que se dá a partir dos estudos teóricos, das supervisões e da análise pessoal. A proposta do curso é auxiliar a formação do Psicanalista e dos profissionais da Saúde e Educação, fornecendo uma abordagem que torne possível uma escuta clínica do sujeito, e também um dispositivo de entendimento e intervenção no âmbito da Saúde, das organizações e da Educação.


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Permite a compreensão do sujeito, essencial a todo profissional que trabalha com pessoas, tomando por base o referencial psicanalítico;

- Possibilita ao profissional da clínica uma compre- ensão dos manejos da técnica com crianças, adolescentes e adultos;

- Abre um campo de atuações aos profissionais que iniciam seu percurso, tendo o dispositivo psicanalítico como eixo norteador do entendimento e da prática em escolas, hospitais, organizações e outras instituições.

O que você irá aprender?

- Transmitir a Psicanálise, fornecendo embasamento para melhor conhecimento do sujeito e suas formas de subjetivação;

- Desenvolver a escuta psicanalítica apoiada na transferência;

- Propiciar um percurso psicanalítico com bases teóricas sólidas que deem suporte à prática clínica;

- Fornecer um referencial teórico e um dispositivo que sustente as diversas práticas da Saúde, educacionais e sociais;

- Promover um espaço de estudo, discussão e reflexão crítica acerca da abordagem psicanalítica, que permita uma interlocução com diversos saberes. 

Para quem é esse curso?

Profissionais da área de Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Gestão de Pessoas, ou qualquer profissional que atue em áreas ligadas à Saúde e/ou Educação

Formação Curricular

- História do Movimento Psicanalítico e a Atualidade da Psicanálise;

- O Inconsciente e suas Manifestações;

- Sexualidade;

- Narcisismo e Teoria das Pulsões;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

- A Constituição do Sujeito;

- Estruturas Clínicas 1;

- Estruturas Clínicas 2;

- Estruturas Clínicas 3;

- Estruturas Clínicas 4;

- Técnica e Clínica Psicanalítica;

- A Clínica Psicanalítica com Crianças;

- A Clínica Psicanalítica com Adolescentes;

- A Escuta do Sofrimento Psíquico em uma Perspectiva Ampliada;

- O Psicanalista e a Psicanálise no Hospital;

- Psicanálise e Educação;

- Desejo e Trabalho;

- O Sujeito Institucionalizado;

- Sujeito do Desejo e Sujeito do Direito;

- Metodologia do Trabalho Científico - EaD.

Carga horária total de 480 horas/aulas

Coordenação

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA: (CRP 09/2903) Especialista em Psicoterapia Psicanalítica. Especialista em Psicopatologia Clínica. Formação em Psicanálise - Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica do Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo (ICAD). Atuação clínica há 15 anos.

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES: (CRP 09/3178) Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora universitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.

Invista no seu futuro profissional!
Unidades com o curso
Altamira , Anápolis , Belém , Boa Vista , Campinas , Chapecó , Florianópolis , Goiânia , Imperatriz , Joinville , Macapá , Maceió , Manaus , Marabá , Montes Claros , Parauapebas , Ribeirão Preto , Rio de Janeiro , Santarém , São José do Rio Preto , São Luís , Teresina , Vitória