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Psicologia Organizacional e do Trabalho

A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) é uma área de especialização da Psicologia que envolve técnicas e métodos aplicados ao trabalho, eficácia organizacional, desenvolvimento de pessoas, prevenção e promoção da saúde do trabalhador, gerenciamento de conflitos organizacionais, coordenação de movimentos de mudança organizacional e bem-estar e felicidade no trabalho. O especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho reúne uma série de competências que lhe permitem atuar em três áreas promissoras do mercado: Recursos Humanos, Psicologia Organizacional e Orientação de Carreira.

O MBA Psicologia Organizacional e do Trabalho do IPOG é fundamentado em 3 eixos: Perspectiva da Psicologia Organizacional, Perspectiva da Psicologia do Trabalho e Perspectiva da Gestão do Comportamento Organizacional, apresentando os fenômenos e processos organizacionais e do trabalho a partir dos aspectos sociais e psicológicos, na perspectiva dos indivíduos, dos grupos e das organizações, utilizando enfoques teóricos, conceituais e metodológicos.

 


Quero Saber Mais

Diferenciais

- Estrutura curricular inspirada em dois programas internacionais, referências em Psicologia Organizacional e do Trabalho: Harvard Business School e Columbia University;

- MBA que atende as definições da resolução nº 013/2007 do Conselho Federal de Psicologia para concessão do título de especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho;

- Estudo dos temas mais atuais e relevantes em Psicologia Organizacional e do Trabalho, e também das demandas e necessidades do mundo pós-moderno do trabalho, abordando teorias, métodos, instrumentos e práticas;

- Corpo docente formado por especialistas que são referências nacionais e internacionais nas práticas e pesquisas em Psicologia Organizacional e do Trabalho;

- Um dos poucos cursos no Brasil com foco central os temas centrais de Psicologia Organizacional e do Trabalho (muitos cursos oferecidos no Brasil possuem grades de Gestão de Pessoas, porém utilizam o nome POT). 

O que você irá aprender?

- O profissional estará capacitado a compreender e transformar relações humanas no trabalho, que fazem interface com os campos da gestão, da ergonomia, da saúde do trabalhador e da tecnologia;

- Proporcionar análises teórico-conceitual-metodológica, crítica e aplicada nos campos da Gestão das Relações Humanas e da Saúde Mental & Trabalho;

- Atuar como Consultores e Clínicos do Trabalho nos campos que demandam saberes ligados à relação trabalho-subjetividadegestão-saúde;

- Identificar problemas estruturais e comportamentais que possam prejudicar na gestão integrada da organização;

- Fazer diagnóstico organizacional e levantar dados estratégicos para procedimentos de mudança no ambiente organizacional;

- Criar projetos de intervenção em Gestão de Pessoas e/ou na Saúde Mental & Trabalho.

 

Para quem é esse curso?

Profissionais que lidam com gestão das relações humanas e intervenção nas organizações de trabalho, tais como: Psicólogos, Administradores, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Sindicalistas, Pedagogos, Líderes, Educadores, Ergonomistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Médicos do Trabalho, Assistentes Sociais, entre outros. 

Formação Curricular

- A Psicologia Organizacional e do Trabalho na pós modernidade: macro e nanodesafios, perspectivas e construtos;

- Liderança e Poder nas Organizações;

- Demografia nas Organizações e Tomada de Decisões;

- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

- Psicodinâmica do Trabalho: prazer-sofrimento e processo saúde-adoecimento;

- Indicadores, Intervenções e Promoção de Saúde Mental do Trabalhador;

- Redes de Equipes Colaborativas e Intervenções;

- Instrumentos e Avaliações em P.O.T.;

- Diagnóstico Organizacional: instrumentos e coleta de dados em organizações;

- Inovação em Ferramentas de Desenvolvimento: People Analytics e Gamificação;

- Intervenções Baseadas em Dados nas Organizações;

- Conversas Brain-based: Coaching com base em Neurociência;

- Aprendizagem no Trabalho e Cidadania Organizacional;

- Valores Humanos e Organizacionais e Transformação Cultural;

- Ergonomia da Atividade e Engenharia Psicológica no Trabalho;

- Planejamento Estratégico de Carreira, Orientação Profissional e Vocacional e Gestão da Sucessão;

- Consultoria Organizacional;

- Bem-estar Subjetivo no Trabalho.

Coordenação

TAÍS GUEDES DE MELO E ALVIM: Doutoranda e Mestre em Psicologia, Administradora, Professora e Palestrante. Diretora Executiva da LINT - Liderança Executiva para Gestão e Negócios. Líder Programa Cultura Plena - Caminhos Vida Integral. Especialista em Transformação Cultural em Organizações e Desenvolvimento de Pessoas em Processos de Grupo. Doutoranda em Psicologia pela PUC-GO (Bolsista Capes). Mestrado em Psicologia pela PUC-GO (Bolsista CNPQ). Pós Graduada em Liderança, Consultoria e Coaching pela Condor Blanco International (Chile). Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica. Leader Coach e Formação em Coaching pela Coaching Express Condor Blanco Internacional (Chile). Formação em Autoliderança e Consultoria de Projetos de Vida. Formação Análise Transacional 101 pela União Nacional de Analistas Transacionais (UNAT Brasil). Formação em Practitioner em PNL pelo Conselho Brasileiro de Coaching e PNL. Formação em Práticas Educativas pelo IPOG. Coaching com base em Neurociência - Conversas Brain-based pela Mindmax Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional / IPOG. Qualificação do Indicador de Preferências Psicológicas - Instrumento MBTI® Step I e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® pela Fellipelli. Formação em CTT Practitioner - Certificação internacional no Método Barrett de Gestão de Cultura Organizacional. Professora de MBA do IPOG: Essential Master Coaching, Gestão de Pessoas e Psicologia Positiva. Facilitadora do Programa de Desenvolvimento Integral do Potencial Humano em diversos MBAs do IPOG. Expertise nas áreas de Autoliderança, Liderança, Focos de Desenvolvimento, Coaching, Motivação, Cultura e Clima Organizacional e Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

MAKERLEY STEFANINE SILVA FERREIRA: Mestre em Psicologia e Análise Experimental do Comportamento Humano e Psicóloga pela PUC-GO. MBA em Liderança e Gestão Organizacional pela FranklinCovey e IPOG. Formação em Liderança Executiva pela FGV. Formação em Eneagrama e membro Professional do IEA International Enneagram Association. Qualificação na ferramenta Myers Briggs Type Indicator (MBTI®) pela Feliipelli (SP). Qualificação em Coaching pela Bloom Assessoria em Desenvolvimento e SENAI/FATESG. Atuou como Pesquisadora em Avaliação Psicológica pelo Instituto Desenvolvimento Humano da USP. Atuou em departamento de RH de multinacional, e como Consultora Corporativa em diversas empresas desenvolvendo projetos de T&D. Atua como Diretora Executiva no Instituto Treinare, e Trainner em Programas de Desenvolvimento de Lideranças e de Eneagrama em programas abertos e corporativos para alta gestão em indústrias e empresas. Professora de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV) na Pós-Adm com Gestão de Pessoas, e Professora do IPOG no MBA Coaching Essencial Aplicado, no MBA Gestão de Pessoas e no módulo de Desenvolvimento Integral do Potencial Humano em diversos MBAs do IPOG. 

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